ETAPA LYON

O Senai Paraná vem com tudo para a próxima edição da WorldSkills International (WSI), programada para acontecer em 2024 na cidade de Lyon, na França. A peneirada regional que definiu os melhores do estado pelas vagas de melhores do mundo já aconteceu e seguimos na disputa com 30 profissionais de nível técnico em suas respectivas ocupações.

“A Seletiva Estadual WorldSkills aconteceu de 11 a 25 de julho nas unidades do Senai Paraná nas cidades de Curitiba, Londrina, Ponta Grossa e Maringá. Seguimos rigorosamente os padrões internacionais exigidos pela competição e conseguimos filtrar os melhores. Já temos o quadro de ocupações e competidores definido para o estado e seguimos com os nossos próximos passos”, diz Marcos Pires, Delegado Técnico do Senai Paraná para a competição. “Além de muito treino, com desafios reais inspirados nas melhores práticas ao redor do mundo, também contemplamos uma grande preparação psicológica para todo nosso time de competidores. O nosso foco está em Lyon 2024 e vamos com tudo colocar os nossos alunos no topo, entre os melhores do Brasil e do mundo em suas ocupações profissionais. Vamos mostrar a força do Senai e da indústria do Paraná para todo o Brasil”, acrescenta.

Para algumas competições, o Senai Paraná ainda vai realizar uma segunda rodada final de desempate, para definir o aluno de nível técnico que representará o estado para a vaga na Etapa Nacional e que, se vencer, será o representante brasileiro no mundial em 2024, na sua respectiva área de atuação.

Confira a seguir o quadro de competidores selecionados para representar o Paraná na próxima seletiva para o mundial de Lyon, na França

Ocupação #

Unidade

Medalha de Ouro Estadual

2º colocado que participará da final em dezembro/22

#01 – Mecânica industrial

Ponta Grossa

Allana Paulovski da Silva

 

#04 - Mecatrônica

CIC

Bruno Wolf Machado e João Henrique Silva de Oliveira

 

#05 - Desenho mecânico em CAD

CIC

Tiago Hamester Santos

Mauricio Donato Martins (Senai União da Vitória)

#06 - Tornearia CNC

CIC

Vinicius Ordonhes Gomes

 

#07 - Fresagem CNC

CIC

João Antonio Souza do Nascimento

 

#08 - Desenvolvimento de Aplicativos Móveis

Londrina

João Augusto Fiorillo Banci

Daniel Gier Arndt (Senai Londrina)

#09 - TI Soluções de Software

Dr. Celso Charuri

Bruno Viotto dos Santos

Melissa Moll (Senai Dr. Celso Charuri)

#12 - Aplicação de revestimentos cerâmicos

Campus - Parolin

Thyago Marcel Amaral de Souza

 

#16 - Eletrônica

Dr. Celso Charuri

Gabriel Silvério Bernardelli

Fernanda Gabrielle da Silveira (Senai Dr. Celso Charuri)

#17- Web Design

Londrina

João Victor Gasparini da Cunha

Nicolas Marques dos Santos (Senai Campus da Indústria)

#23 - Robótica móvel

CIC

Lucas de Souza Pereira e Felipe Roberto Lavino Campos

 

#31 - Tecnologia da moda

Londrina

Maria Eduarda Durães de Lima

Bianca de Fatima Moreira (Senai Londrina)

#33 - Tecnologia automotiva

Ponta Grossa

Vitor Emanuel Pinto

Joel Calixto Pereira Junior (Senai Boqueirão)

#39 - Gestão de sistemas de redes TI

Londrina

Gabriel Phelipe Bernardo Coronado

 

#53 - Computação em nuvem

Londrina

Renato de Castro

 

#54 - Segurança Cibernética

Londrina

Carlos Eduardo dos Santos Vieira e Gustavo Domingos Rodrigues

 

#57 - Manufatura aditiva

CIC

Patrick de Lima Gomes

 

#58 - Construção Digital (BIM)

Campus - Parolin

Bruno Bueno Dias dos Santos

Vinícius Arduino Rosa (Senai Campus da Indústria)

#62 - Energias renováveis

Maringá

Murilo Falaschi de Souza Gama

 

Balanço WS 2021/2022 – Shanghai

Paraná conquistou o 3º lugar nacional no ranking total de pontos e o 3º lugar no total de pontos por medalhas 

“A Seletiva WorldSkills é um dos mecanismos de aprimoramento da prática pedagógica do Senai e na edição 2021/2022, a delegação paranaense, composta por 26 alunos competidores, 18 técnicos treinadores, dois chefes de oficina e um delegado técnico, colocou o Senai Paraná como terceiro lugar nacional no ranking total de pontos e em terceiro lugar no total de pontos por medalhas”, conta Pires. “Esse resultado expressivo, mesmo diante de um cenário austero e de período pandêmico com tantos desafios, prova que estamos no caminho certo da educação profissional. Foram quatro medalhas de ouro, seis de prata, oito de bronze e 18 troféus”, acrescenta. 

Além destes resultados, o Senai Paraná conquistou outros resultados expressivos em eventos internacionais, como a medalha de ouro no WorldSkills Américas, na modalidade Arte Digital 3D para games e a medalha de ouro na Sansumg Skills em Computação em Nuvem, competindo com profissionais de nível técnico de Singapura, Taiwan, Rússia, Japão e Coreia. 

Para completar, nessa edição, o Senai Paraná foi escolhido para ser sede de competições nacionais de três importantes modalidades, pelo reconhecimento de possuir infraestrutura adequada e equipamentos com alta tecnologia. As instalações da unidade CIC do Senai Paraná foram palco das modalidades Tecnologia da Água; Tecnologia em Laboratório Químico; e Manufatura Integrada que, de todas as 56 ocupações da WorldSkills, é a que mais exige máquinas, equipamentos e laboratórios para a competição.

“Participar da Seletiva WorldSkills proporciona visibilidade para a instituição, melhora o processo de ensino-aprendizagem, alavanca o desenvolvimento tecnológico e a produtividade das indústrias, promove a troca de expertises entre os participantes e, o mais importante, transforma a vida de jovens que descobrem o seu talento e fazem a diferença na comunidade”, destaca Pires. “Afinal, a educação profissional gera emprego e renda, e uma indústria forte faz um Brasil melhor”, acrescenta o delegado técnico do Senai Paraná para a competição. 

Agora, o próximo desafio está em 2023. De julho a agosto acontecem as seletivas que irão definir os representantes do Brasil para o mundial de 2024, na cidade de Lyon, na França. A 47ª Competição WorldSkills já tem data para acontecer: está prevista para o período de 10 a 15 de setembro e receberá cerca de 1.500 competidores de mais de 60 países e regiões, competindo entre si pelo título de melhores jovens profissionais de nível técnico do mundo. “Estamos preparados e confiantes de que os paranaenses também estarão entre os melhores do mundo”, completa Pires.

Sobre a WorldSkills International (WSI)

A WorldSkills International (WSI) é a maior competição de educação profissional do mundo, reunindo os melhores jovens profissionais técnicos de 85 países. Com desafios em 63 modalidades diferentes organizadas em seis grandes eixos de atuação, o evento, que acontece a cada dois anos, tem como objetivo promover o desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes de ensino técnico, aprimorando habilidades e competência, além de auxiliar na conquista das melhores colocações no mercado da indústria brasileira e internacional.

“Essa olimpíada do conhecimento acompanha de perto as necessidades da indústria bem como as tendências globais e de meio ambiente. Por isso, o Senai Paraná qualifica seus profissionais de nível técnico seguindo padrões de excelência em suas áreas de atuação”, diz o delegado técnico do Senai Paraná. “O nosso objetivo é formar os melhores para que sigam prósperos em suas carreiras, tendo a certeza de que foram preparados com o que há de mais completo em tecnologia, máquinas, equipamentos e inteligência, respondendo com rapidez e dinamismo às necessidades do mercado”, finaliza Pires.

Topo

Cadastre-se para receber nossas novidades

Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.