Tire suas dúvidas

1. O que é a WorldSkills?

A WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo, que acontece a cada dois anos, e possui quatro etapas: escolar, estadual, nacional e mundial.

2. Quando e onde serão realizadas as próximas competições mundiais?

A competição mundial de 2021 acontecerá na China, em Shanghai.

3. Como funciona?

Há mais de 65 anos, a WorldSkills reúne jovens qualificados de todo o mundo, selecionados em disputas de educação profissional. Apenas os melhores alunos das Américas, Europa, Ásia e África e Pacífico Sul disputam medalhas em modalidades que correspondem às profissões técnicas da indústria e do comércio.

4. Quem pode participar?

Cada país seleciona apenas um representante, seja uma pessoa ou uma equipe, para cada ocupação/ modalidade. Eles devem ter até 22 anos no ano da etapa mundial e integrar um dos países membros da WorldSkills International. As exceções a essa regra existem nas profissões de Redes de Cabeamento Estruturado, Mecatrônica, Desafio de Construção por Equipes e Manutenção de Aeronaves. Nesses casos, os concorrentes podem ter até 25 anos. O Senai e Senac são os responsáveis pelas seleções no Brasil.

5. Quais as ocupações da WorldSkills?

As modalidades são chamadas de ocupações e agrupadas em seis setores da indústria e do comércio, totalizando 56 profissões. Pedreiro Arquitetônico, Arte de Jogo 3D Digital, Floricultura, Mecatrônica e Padaria são algumas dessas ocupações. Acesse o site da WorldSkills e veja todas.

6. Como são as provas?

Cada ocupação tem provas específicas, que são distribuídas em quatro dias de competição. Os competidores precisam demonstrar habilidades individuais e coletivas para responder aos desafios de suas ocupações dentro de padrões internacionais de qualidade.

Na modalidade Jardinagem e Paisagismo, por exemplo, os competidores têm que criar todo um jardim em até 20 horas. O objetivo é mesclar a natureza com as criações do homem de forma harmoniosa. Os competidores escolhem as plantas que são usadas, constroem cenários com banco, deck de madeira e até um lago artificial.

7. É necessário ter realizado algum curso do Senai para participar da competição?

O estudante precisa ter cursado ou estar cursando algum curso do Senai em áreas correlatas da modalidade que pretende concorrer.

8. Quais são as unidades Senai no Paraná onde posso me inscrever em um curso?

Você pode verificar todas as unidades acessando o site https://www.senaipr.org.br/.

9. Quais cursos do Senai me possibilitam participar da WorldSkills?

Diversos cursos técnicos, de qualificação ou aprendizagem industrial são correlatos às ocupações técnicas da WorldSkills. Procure a unidade do Senai mais próxima de você e saiba qual é o curso ideal para você se destacar profissionalmente e ainda buscar uma medalha na WorldSkills.

10. Quanto tempo de dedicação é necessário durante a preparação para as seletivas?

É necessário muita garra e dedicação nos treinamentos que podem durar até dois anos, dedicando quatro horas por dia no primeiro ano e oito horas por dia no segundo ano, para uma preparação de alta performance.

11. Terei que parar os estudos para participar da WorldSkills?

Não é necessário. Incentivamos que o aluno continue normalmente sua rotina acadêmica.

12. Existe algum investimento para participar?

Não, a participação na WorldSkills é gratuita.

13. Já fui aluno do Senai, posso participar?

Sim, desde que não ultrapasse a idade máxima permitida para a modalidade técnica escolhida.

14. Existem modalidades específicas para homens e mulheres?

Não. Tanto homens como mulheres podem participar de qualquer modalidade.

15. Quem são os professores que acompanham os competidores?

São treinadores das Unidades do Senai especialistas em suas ocupações técnicas.

16. Vou precisar morar em outro local durante as seletivas de treinamento?

Se vencer a etapa nacional, uma preparação intensiva será necessária no Centro de Treinamento em Brasília por um período de aproximadamente 9 meses.

17. Para participar é necessário realizar alguma prova?

Sim. Após a inscrição passará por uma primeira seletiva escolar por meio de provas e testes específicos.

18. Existe algum apoio psicológico e financeiro durante a participação?

Sim. Após a etapa estadual os competidores contam, além do apoio técnico, com apoio psicológico, nutricional e físico. Uma bolsa auxílio também é oferecida aos campeões estaduais e nacionais durante o período de treinamento.

19. Como é o mercado de trabalho para quem participa da WorldSkills?

Quem participa da competição agrega diferentes experiências e conhecimentos sobre outras culturas, e, principalmente: atrai oportunidades. O mundo da WS abre muitas portas para os competidores, tornando-os visados no ramo e o perfil ideal para grandes empresas.

20. Como os competidores são avaliados?

Eles são avaliados de duas formas: pontos objetivos (sim ou não, fez ou não fez certo) e pontos subjetivos de julgamento (vai de 0 a 3, que define se está fora ou atende o padrão qualidade da indústria).

21. O Brasil terá representantes em quais ocupações?

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) estão preparando 64 jovens brasileiros para competir em 56 ocupações como: Polimecânica, Mecatrônica, Escultura em Pedra, Web Design, Movelaria, Confeitaria, Logística, Vitrinismo, entre outras. Clique aqui e confira os nomes que representarão o Brasil.

22. O Paraná terá representantes em quais ocupações?

O Senai no Paraná estará no evento mundial com representantes nas modalidades de Tecnologia Automotiva, Redes de Cabeamento Estruturado, Tecnologia de Moda, Water Technology, Cloud Computing e Jardinagem e Paisagismo.

23. Como é o histórico do Brasil no mundial?

A primeira medalha do Brasil, uma prata na ocupação de Tornearia, foi conquistada em 1989, na Inglaterra. A melhor participação brasileira na história do campeonato foi em São Paulo, em 2015, na qual foram conquistadas 27 medalhas, fazendo o país conquistar o 1º lugar geral em pontos na disputa. Em 2017, a delegação também mostrou sua garra e manteve o país no pódio, conquistando o segundo lugar geral com 15 medalhas, em Abu Dhabi. Atualmente, o Brasil está com 110 medalhas.

24. Como é o histórico do Paraná no mundial?

O Senai Paraná bateu um recorde histórico na última Etapa Nacional da WorldSkills de 2018, conquistando 19 medalhas e 3 certificados de excelência ficando em segundo lugar no ranking nacional. Com isso, conquistamos 6 lugares para a maior competição de profissões técnicas do mundo que acontecerá em Kazan, na Rússia.

25. Em quais ocupações o Brasil é referência mundial?

Os brasileiros têm se destacado, tradicionalmente, como os melhores do mundo em Soldagem, Tornearia CNC, Joalheria, Manufatura Integrada e Mecânica de Refrigeração.

26. Quais países usualmente se destacam?

Na disputa com o Brasil pelo pódio nos últimos anos, países como a Coreia do Sul, Suíça, China, Inglaterra, Canadá, Rússia e o Japão se destacam pela educação profissional de qualidade.

27. Por que o Brasil participa?

O projeto Brasil WorldSkills visa incentivar e desafiar os jovens, seus docentes, formadores e empresas, por meio da participação em uma competição internacional com a presença de diversos países do mundo, a fim de obter resultados que consolidem o Brasil como uma das referências mundiais na educação profissional. Além disso, a troca de expertises entre os competidores agrega conhecimentos que são trazidos e implantados no ensino e, consequentemente, na indústria brasileira, visando alavancar a produtividade.

28. Por que incentivar a educação profissional?

Por meio da educação profissional pessoas de todas as idades se capacitam para atuar nos ramos da indústria brasileira, que por sua vez, tem demonstrado a necessidade de investir cada vez mais na especialização dos trabalhadores para melhorar o desenvolvimento do país. Ou seja, a educação profissional gera emprego e renda, e uma indústria forte faz um Brasil melhor.

Topo

Cadastre-se para receber nossas novidades

Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.