ETAPA SHANGHAI

Na semana do Dia Mundial da Água, o Senai Paraná sedia, de 21 a 25 de março, a eliminatória nacional da maior competição profissional de nível técnico do mundo, a WorldSkills International, na ocupação de Tecnologia da Água. 

Competindo com os estados da Bahia e de Pernambuco, o Paraná, com o Técnico em Biotecnologia Victor Lucas Mamede, disputa a vaga para representar o Brasil no mundial de profissões programado para acontecer em outubro, no Centro Nacional de Exposições e Convenções em Shanghai, na China, que vai reunir os melhores jovens profissionais técnicos de 85 países, com desafios em 63 diferentes profissões; entre elas, a Tecnologia da Água. 

“A operação de Tecnologia da Água retrata a vida de um operador em uma estação de tratamento de água e efluentes. Precisamos estar aptos para resolver problemas químicos, analisar se a água está muito poluída, medir a quantidade de microrganismos no tanque, realizar o tratamento para que fique potável, além de resolver problemas de automação em sensores, evitando transbordamentos, e nas bombas que levam a água para a casa das pessoas”, explica Victor Lucas, já considerado pela WorldSkills um dos melhores profissionais de nível técnico na área da Tecnologia da Água no Estado do Paraná. 

Victor revela que, durante a crise hídrica enfrentada pelo estado, o Paraná usou uma tecnologia para ‘fazer chover’. “Eles usaram uma tecnologia para conseguir aumentar a quantidade de chuva e aumentar a quantidade de água nos reservatórios. O Técnico da Água se encaixa nessa área: pensar em uma solução; pensar nas reações químicas, pensar em como a chuva é formada, em como a precipitação vai levar essa água e no tratamento disso também”, explica. 

Segundo dados do Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2021, o mundo provavelmente vai enfrentar um déficit hídrico global de 40% até 2030, em um cenário “sem alterações”. Victor Lucas explica que a Tecnologia da Água pode ser a grande aliada para lidar com os problemas hídricos que estão acontecendo e que ainda virão. 

“O conhecimento que eu tenho adquirido aqui me ajuda a ter uma visão do que pode acontecer e, se acontecer, como vamos lidar com o que está por vir. Porque é um fato que a água um dia vai acabar e que ela não vai estar totalmente potável e acessível. Nesse sentido, aqui, nós conseguimos enxergar as tecnologias que estão sendo utilizadas hoje já pensando no aprimoramento e em situações que podem vir a acontecer”, diz Victor que após sua participação no mundial de profissões tem planos para trabalhar com inovações científicas para tecnologia e tratamento de água. “A gente sabe que a água é um recurso que um dia pode acabar. E quando acabar, a gente vai precisar de cientistas capacitados para transformar uma água não potável em água acessível e potável, passando por cima de uma nova crise hídrica que possivelmente virá”, diz o competidor que revela as expectativas para o mundial em Shanghai. 

“A WorldSkills é uma organização cheia de filiadas e cheia de empresas interessadas em investir em jovens que, assim como eu, pensam em um futuro tecnológico e inovador. Eu penso muito em criar relações para fazer a diferença no mundo”, completa. 

“A Worldskills acompanha de perto as necessidades da indústria bem como as tendências globais e do meio ambiente. Por isso, o Senai Paraná qualifica os profissionais nessa área para que dominem tecnicamente as mais diversas tecnologias de tratamento físico-químicas e microbiológicas da água”, diz Marcos Pires, delegado técnico do Senai Paraná para a WorldSkills. “Além disso, de olho na necessidade do mercado de pessoas capazes de realizar manutenções mecânicas em tubulações, flanges, válvulas e bombas, preparamos esse profissional com o que há de mais moderno na indústria, que inclui plantas de automação e controle de processos”, completa Pires. 

 

Paraná é Tricampeão Nacional em Tecnologia da Água 

O Estado do Paraná, por meio do Senai Paraná, é tricampeão nacional em Tecnologia da água, representando o Brasil nas três últimas edições da WorldSkills International nesta modalidade. “Antes, essa ocupação era conhecida como Aquatrônica e teve seu conceito ampliado a partir de 2015, passando a ser chamada de Tecnologia da Água. Desde então, temos representado o Brasil nas competições internacionais já sediadas no Brasil (2015), nos Emirados Árabes (2017) e na Rússia (2019). Estamos na torcida de que mais uma vez confirmemos nossa cadeira no mundial de profissões na China em 2022. Nosso competidor paranaense foi completamente preparado para atingir essa meta, tanto na questão técnica quanto nas habilidades de soft skills e hard skills, exigidas na competição”, afirma o delegado técnico. 

 

Confira a programação: 

21/03 | 13h30 | abertura oficial do evento para as delegações  

22/03 a 24/03 | provas práticas e apresentação dos projetos  

25/03 | avaliações finais  

25/03 | 16h30 | cerimônia de encerramento e premiação (Ouro, Prata e Bronze)  

26/03 | retorno das delegações 

Topo

Cadastre-se para receber nossas novidades

Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.