ETAPA SHANGHAI

Eleito como instituição referência para o segmento técnico na área de Manufatura Integrada, por possuir instalações, máquinas e equipamentos de ponta, além de equipe técnica profissional altamente qualificada para o setor, o Senai Paraná foi escolhido como sede nacional para a semifinal da WorldSkills International (WSI) na ocupação de Manufatura Integrada, que acontece de 27/09 a 02/10 em Curitiba. 

A unidade CIC do Senai Paraná já foi sede nacional de várias ocupações desta importante Olimpíada do Conhecimento em anos anteriores e, de todas as 56 ocupações da WorldSkills, essa é a que mais exige máquinas, equipamentos e laboratórios para a competição. “Fomos escolhidos para sediar esta semifinal justamente por atendermos todos os requisitos exigidos para a modalidade como, máquinas para programação de controle numérico por computador (CNC), máquinas convencionais como torno e fresadora, laboratório de solda, dobradeira, guilhotina, impressora 3D, entre outras”, explica Marcos Pires, delegado técnico do Senai Paraná para a WorldSkills e que irá atuar como júri presidente nesta competição. 

O evento contará com um total de aproximadamente 25 pessoas envolvidas entre competidores, avaliadores e equipe técnica, com delegações dos estados do Mato Grosso, Rio Grande do Sul e São Paulo. As avaliações seguem as regras do regulamento da competição e do descritivo técnico, com critérios previamente definidos e acordados em fórum de discussão que é esmiuçado dias e meses antes das competições. 

Para a semifinal em Manufatura Integrada, as equipes, compostas por três competidores cada, irão desenvolver um protótipo de um projeto, previamente determinado, comandado por controle remoto para executar desafios de carga em pista com obstáculos e rampas. O projeto vencedor será levado ao mundial de 2022, na China. 

Baseada em sistemas de robôs, uso de esteiras transportadoras automáticas e controles numéricos por máquinas, a Manufatura Integrada é a união de várias tecnologias que tem por objetivo automatizar e facilitar a administração dos setores produtivos com total eficiência, pensando no melhor aproveitamento dos recursos disponibilizados, baixo custo de fabricação e em menor tempo de execução das atividades, evidenciando a realidade da indústria. 

O responsável pela gestão da competição será o técnico de ensino do Senai Paraná, Laércio Bergamin, eleito Avaliador Líder da ocupação pelo Departamento Nacional do Senai Nacional, em Brasília. “Avaliadores Líderes desempenham papel de gestores no planejamento, liderança, organização e gerenciamento do trabalho dos Avaliadores na preparação, realização da competição e avaliação, assegurando o cumprimento de todas as regras pertinentes, procedimentos e critérios de avaliação”, explica Bergamin. 

A semifinal da Seletiva WorldSkills International para Manufatura Integrada vai selecionar as duas melhores equipes profissionais que irão disputar, em março de 2022, também no Senai CIC, em Curitiba, a vaga para representar o Brasil nesta ocupação durante a WorldSkills International (WSI), prevista para acontecer em outubro de 2022 em Shangai, na China. 

Além de Bergamin e Pires, fazem parte do júri outros três avaliadores dos estados participantes da competição e um representante do Senai Nacional que fará a coordenação geral das avaliações e validará o resultado para a escolha das duas equipes finalistas para 2022. 

 

Confira a programação: 

Semifinal da Seletiva WorldSkills International para Manufatura Integrada 

27/09 | 13h30 | abertura oficial do evento para as delegações 

28/09 a 30/09 | provas práticas e apresentação dos projetos 

01/10 | avaliações finais 

01/10 | 16h | cerimônia de encerramento e premiação (Ouro, Prata e Bronze) 

02/10 | retorno das delegações 

Topo

Cadastre-se para receber nossas novidades

Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.