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ESTRATÉGIA15/08/2017

Entenda de que forma o Big Data pode ajudar a estratégia sua empresa

Mapeamento de oportunidades, compreensão de estratégias análises históricas estão entre os objetivos da análise de dados


São inúmeros os dados, chamados de Big Data, que influenciam diretamente o dia a dia de uma empresa. Muitas vezes, o que difere uma companhia da outra é o que cada uma consegue fazer com esses dados para elaborar estratégias e atingir resultados.

No Big Data estão reunidas múltiplas fontes de dados (de mercado de trabalho, educação, comércio internacional etc.) integradas em um único ambiente computacional, o que permite que sejam acessadas em tempo real conforme as perguntas de interesse de empresas e instituições de qualquer setor econômico brasileiro.

Além disso, é possível desenvolver modelos analíticos (utilizando ferramentas de Inteligência Artificial) para predizer comportamentos de mercado ou outras perguntas que sejam de interesse dos diferentes setores econômicos. Como o ambiente virtual está hospedado nas nuvens, pode ser acessado de qualquer localidade via Internet.

O Big Data pode ajudar na tomada de decisão estratégica das empresas de diferentes formas, mas, neste momento de crise, pode-se destacar três:

  1. Mapeamento de oportunidades na exploração de novos mercados nacionais e internacionais.
  2. Compreensão das estratégias que empresas de seus setores estão adotando neste momento de crise.
  3. Análises históricas e preditivas do mercado em que as empresas atuam.



Por isso, para beneficiar as indústrias, os Observatórios do Sistema Fiep lançaram um projeto de big data chamado Sala Prospectiva.
                     
O cenário econômico brasileiro, a maior competitividade no mercado internacional e a restrição de recursos do estado nos induzem a dar passos cada vez mais assertivos em termos de tecnologia, pesquisa e desenvolvimento de capacidades analíticas, em consonância com as principais tendências tecnológicas mundiais

Kleber Canuto, cientista de dados e coordenador dos projetos de Tecnologia da Informação dos Observatórios do Sistema Fiep.
 
A afirmação explica o lançamento deste projeto de Big Data pelos Observatórios. Desde o lançamento, em abril de 2016, inúmeras empresas nacionais e multinacionais, entidades setoriais de vários estados da federação e secretarias de estado já foram recebidas na Sala Prospectiva para apresentação do ambiente e discussão sobre cenários econômicos e de seus mercados. Kleber explica que a Sala Prospectiva é um ambiente físico projetado para realização de reuniões interativas de planejamento, com a flexibilidade de se plotar múltiplas informações simultâneas no VideoWall.
 
Conforme novas demandas por análises de dados surgem, robôs de captura e tratamento dos dados são desenvolvidos. “Como exemplo, pode-se citar a construção do painel de crise do setor automotivo no qual importamos toda a massa de dados referente a licenciamento mensal de veículos e da frota veicular brasileira, o que viabilizou uma série de novas possibilidades analíticas neste setor.”
 
Por cada demanda ser muito específica, fases e prazos são muito relativos. “Por vezes, em apenas poucos minutos já conseguimos subsidiar executivos com muitas informações para uma melhor tomada de decisão, mas em situações que o cliente necessita acompanhar informações permanentemente, e algoritmos de análise dos dados necessitam ser implementados, o tempo médio é de um a dois meses de trabalho".

Quer saber mais? 
 
Com projetos realizados sob medida para cada indústria, os Observatórios do Sistema Fiep oferecem alternativas para a orientação estratégica e a exploração de potencialidades de futuro. Além da sala prospectiva, as indústrias podem contar com estudos, monitoramento e vigilância tecnológica, entre outros serviços, para atingir melhores resultados a partir de dados e informações. Saiba mais sobre os Observatórios do Sistema Fiep.

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