HUB de Inteligência Artificial

Nossa estrutura:

Novas possibilidades de experimentar a aplicação da inteligência artificial nos processos produtivos

A missão do Hub de Inteligência Artificial é promover a adoção das tecnologias de inteligência artificial pelo setor industrial paranaense e brasileiro, com o objetivo de aumentar a competitividade da sua empresa. Dentre os pilares para implantação do HUB, destacam-se:

O Hub de Inteligência Artificial catalisa a conexão de Corporações com Startups para que as tecnologias de IA sejam testadas e validadas. O ecossistema do Hub une startups que queiram provar o conceito de suas soluções e empresas que desejam identificar soluções prontas para adoção.

Uma das premissas do programa é desenvolver negócios globais e, para que isso seja conquistado, o Hub conta com uma rede de parceiros internacionais. Conheça o programa.

A formação de capital humano apto a desenvolver e aplicar as tecnologias de IA na indústria é um dos pilares estratégicos do Hub, que está intimamente ligado ao papel do Senai em formar a mão de obra para o futuro da indústria.

Cientes dos desafios das grandes economias em ter em quantidade suficiente de profissionais, o Hub promove:

  • Residência em IA;
  • Treinamentos de curta e média duração;
  • Possibilidade de aplicação das novas tecnologias nos processos da empresa.
  • CONFIRA O E-BOOK DAS TURMAS 2 E 3

Você gosta de inteligência artificial? Estamos em busca de profissionais ou pesquisadores para trabalhar como bolsista em nosso programa de residência no Hub de IA do Senai PR.

O objetivo principal do projeto é capacitar profissionais graduados no uso da tecnologia de inteligência artificial e técnicas de machine learning para resolver problemas industriais.

O candidato selecionado fará parte de um curso com atividades teóricas e práticas, bem como atividades de mentoria em programas conjuntos com parceiros industriais.

◾ Confira os detalhes da vaga: Programa de Residência em Inteligência Artificial

Formação de capital humano, com o intuito de encontrar novas soluções para a gestão urbana.  

O programa seleciona pesquisadores altamente capacitados, aptos a desenvolverem tecnologias para a resolução de problemas de negócios nas cidades. As entregas compreendem:

  • Projetos práticos em ciência de dados para cidades inteligentes​
    • Profissionais altamente capacitados no mercado.
       Assistente Industrial
    O Assistente Industrial oferecido pelo HUB de IA tem o objetivo de promover a digitalização dos processos de manufatura para a captura de dados e desenvolvimento de uma Inteligência Artificial para auxílio no planejamento de produção, manutenção preditiva e melhoria de performance das indústrias. 

    Objetivos
    • Ampliar o acesso às novas tecnologias baseadas em big data, machine learning e cloud computing;
    • Buscar soluções que permitam alcançar uma aplicação maior no uso da IA para os mais variados segmentos;
    • Acelerar o uso das tecnologias de IA com uma orientação voltada para o aumento da produtividade da indústria.

    Localização

    A unidade localizada em Londrina prospecta, aglutina, distribui e gerencia demandas de Inteligência Artificial (IA) vindas da indústria, por meio de uma rede de parceiros nacionais e internacionais.

    Entenda como esse espaço funciona e quais são as vantagens de fazer parte:

       Networking

    O conceito de hub está associado ao desenvolvimento de uma rede de contatos. Por isso, o Hub de Inteligência Artificial alimenta um ecossistema exclusivamente voltado ao campo da IA aplicável ao setor industrial, ao reunir:

    • Rede de institutos Senai de Tecnologia e Inovação;
    • Grandes empresas de tecnologia;
    • Indústrias instaladas no Brasil que buscam adotar as tecnologias de IA;
    • Entidades de apoio ao desenvolvimento de empresas (Sistema S);
    • Universidades nacionais com centros de estudos em IA e institutos de pesquisa no Brasil;
    • Parceiros internacionais;
    • Investidores anjo e demais agentes da indústria de venture capital (capital de risco);

       Benefícios da Inteligência Artificial (IA) para as indústrias:

    • Agilidade nos processos: conferindo aos computadores e máquinas, habilidades humanas, como a audição, visão, capacidade de raciocínio e aprendizagem.
    • Segurança no ambiente de trabalho: automatização de máquinas e equipamentos, manutenção programada e realização de relatórios de desempenho em tempo real, indicando as melhores medidas a serem tomadas.
    • Redução de custos: utilização da menor quantidade de recursos, buscando a mitigação dos erros e evitando desperdícios na operação.
    • Aumento da qualidade e produtividade: aproveitamento dos dados da operação para analisar o desempenho dos produtos e serviços para então, aplicar as melhorias necessárias.
    • Aperfeiçoamento de produtos e serviços: avaliação dos designs propostos, identificação das variáveis de material, os pontos fracos para serem melhorados.
    • Mais eficiência: utilizar o Big Data para otimizar as funções, aumentar a capacidade dos maquinários sem interferir na vida útil destas.

    Agora que você já conhece o valor da Inteligência Artificial e como ela pode beneficiar sua empresa, entre em contato conosco. Nossa equipe está pronta para esclarecer suas dúvidas e oferecer opções que certamente irão se adequar ás necessidades do seu negócio.

    Aproveite para conhecer o HUB de Inovação do Senai que visa promover a transformação digital e empreendedorismo de alto impacto para aumentar a competitividade do setor industrial brasileiro.