ETAPA SHANGHAI

Fechando a semana de eliminatórias para representação nacional no mundial de profissões técnicas WorldSkills International, programado para o mês de outubro, em Shanghai, o Senai Paraná garantiu dois bronzes e uma prata com as modalidades #08 – Desenvolvimento de aplicativos para celular; #09 – TI Soluções de Software; e #57 – Manufatura aditiva (engenharia reversa). 

No quadro geral de medalhas da semana, o estreante londrinense Gabriel Henrique Tsubamoto dos Santos, primeiro colocado na etapa estadual da competição e considerado o melhor profissional de nível técnico do Paraná na ocupação #08 – Desenvolvimento de Aplicativos para Celular, levou prata e sagrou-se o segundo melhor do Brasil em uma modalidade técnica profissional que está em grande crescimento no país, dentro do setor de TIC. 

“Essa semana foi desafiadora. Gostei muito de ter participado e tenho o sentimento de missão cumprida”, comemora Gabriel. 

Caio Hideki Hoshiba Klug Pimentel e Leonardo Trevisan Silio, na #57 – Manufatura aditiva (engenharia reversa) e #09 – TI Soluções de Software, respectivamente, emplacaram o Bronze mantendo o Paraná entre os três melhores do País em duas áreas consideradas estratégicas para as indústrias. Ambos também já eram considerados os melhores do Estado em suas áreas de atuação. 

“Eu estou muito feliz com esta conquista. Sou grato pela oportunidade e por trazer mais essa medalha para o Paraná. Gratidão é o que resume esse momento da minha vida”, comemora emocionado o paranaense Leonardo Trevisan Silio, melhor do paraná e terceiro melhor do Brasil na ocupação #09 – TI Soluções de Software. 

“Foram dias intensos. Me sinto honrado de ter feito parte desta história e sei que também fiz história participando desta competição”, diz Caio, melhor do paraná e terceiro melhor do Brasil na área da Manufatura aditiva (engenharia reversa). 

Marcos Pires, delegado técnico do Senai Paraná para a WorldSkills, analisa com satisfação os resultados da semana nas eliminatórias para Shanghai. “Eu estou muito satisfeito com os resultados dos nossos alunos, ainda mais em se tratando de áreas estratégicas para as indústrias. Eles estão entre os três melhores do país e eu tenho orgulho de dizer que são formados pelo Senai do Paraná. Foram jovens guerreiros, que nos representaram muito bem”, diz Pires. “Além destas três modalidades, nesta semana também competimos com Arte Digital 3D para games e, em todas, nós subimos no pódio, reafirmando a excelência da nossa preparação para o trabalho e para a indústria”, acrescenta. 

Na modalidade #50 – Arte Digital 3D para games, o Senai Paraná foi representado pela artista digital Anne Louise Paiva Calamucci, considerada a melhor artista digital das Américas no segmento da Arte 3D para games. 

 

Manufatura Aditiva – Engenharia Reversa é área estratégica para as indústrias 

“No ramo industrial, a manufatura aditiva é uma área com enorme potencial de expansão, devido a versatilidade de desenvolvimento de produtos com menor consumo energético e potencial de produção em grandes escalas, com tempos reduzidos e aplicações especializadas, como a área de medicina (próteses ortopédicas e odontológicas) e fabricação de produtos altamente detalhados como o setor de joalheria”, explica Caio, que faz parte do time de colaboradores da Bosch, em Curitiba. 

“A manufatura aditiva é uma modalidade nova que exige muita tecnologia pensando em futuro. A preparação do Caio foi muito boa e estamos orgulhosos com o resultado; a nossa participação, nessa modalidade, ocorre de maneira estratégica, visando a aquisição de competências com olhar de futuro”, explica Fábio Silveira, chefe de treinamento técnico da Bosch, sobre a participação do profissional técnico neste mundial. 

 

Mercado busca por profissionais técnicos na área de TI – Paraná é o 5º no ranking de contratações 

“A área de TIC é uma boa área para seguir carreira profissional. É um dos setores que mais tende a crescer e precisar de gente, mas também é um dos setores que mais tende a evoluir, exigindo muito preparo e estudo”, diz Leonardo Silio, representante do Paraná na ocupação #09 – TI Soluções de Software. 

Segundo dados da Brasscom – Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, o Brasil forma, em média, 53 mil pessoas por ano com perfil tecnológico e, até 2025 o setor vai demandar 797 mil novos talentos.   

De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o Paraná é o quinto no ranking na contratação de profissionais do setor de TIC, com 6.646 novas vagas geradas em 2021, atrás dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em relação ao gênero, o setor de TIC ainda empregou mais homens (3.499) do que mulheres (3.147). 

Curitiba é a primeira cidade que gerou mais vagas no estado na área de TIC, seguida por Maringá e Londrina. No Paraná, as novas contratações são predominantemente jovens profissionais na faixa de 18 a 24 anos (3.214), seguidos por profissionais de 25 a 29 anos (1.500) e de 30 a 39 anos (1.192). 

A maioria dos profissionais contratados ainda tem grau de formação superior incompleto. “Chama atenção os dados de escolaridade. O setor contrata mais mão de obra com ensino superior incompleto. Geralmente na economia aparece na liderança a contratação com ensino médio completo. Essa diferença pode indicar o problema da falta de mão de obra qualificada; as empresas estão contratando trabalhadores antes mesmo deles se formarem ou terem maior experiência no mercado de trabalho”, analisa o economista do Sistema Fiep, Thiago Quadros. 

Ao todo, o setor empregou 43.129 trabalhadores em 2021 no estado. 

“A área de TI está inserida em todas as áreas da indústria. Tanto a área de TI Soluções de Software quanto a área de desenvolvimento de aplicativos para celular, estão cada vez mais inseridas no dia a dia das indústrias e do trabalhador brasileiro”, diz Pires. 

Para fazer parte deste mercado, os profissionais podem iniciar a sua formação a partir de Cursos Técnicos com entradas flexíveis nas áreas de Desenvolvimento de Sistemas, Manutenção e Suporte em Informática, Redes de Computadores, além dos coringas Técnico em Informática e Técnico em Informática para Internet. Todas as informações sobre os cursos estão no site senaidofuturo.com.br. 

 

Senai Paraná segue na disputa para representar o Brasil em Shanghai 

Fechando a rodada eliminatória nos meses de março e abril, o Paraná ainda entra em cena com outras nove ocupações, duas delas, #52 - Tecnologia em Laboratório Químico e # 55 - Tecnologia da Água, realizadas em casa, na unidade da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), na capital paranaense, eleita como instituição referência para o segmento técnico na área de Manufatura Integrada. Por possuir instalações, máquinas e equipamentos de ponta, além de equipe técnica profissional altamente qualificada para o setor, o Senai CIC também foi escolhido para sediar a final de Manufatura Integrada entre São Paulo e Mato Grosso, na semana de 14 de março. 

 

Sobre a WorldSkills International: 

A WorldSkills International (WSI) é a maior competição de educação profissional do mundo, reunindo os melhores jovens profissionais técnicos de 85 países ao redor do mundo. Com desafios em 63 modalidades diferentes, organizadas em seis grandes eixos de atuação (Tecnologia de Manufatura e Engenharia; Tecnologia da informação e Comunicação; Construção e Tecnologia de Construção; Transporte e Logística; Artes criativas e moda; e Serviços Sociais e Pessoais), o evento, que acontece a cada dois anos, tem como objetivo promover o desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes de ensino técnico, aprimorando habilidades e competência, além de auxiliar na conquista das melhores colocações no mercado da indústria brasileira e internacional.  

Para saber mais sobre o mundial de 2022 na China, acesse: worldskills2022.com 

Para saber mais sobre a WSI, acesse: worldskills.org 

 

Topo

Cadastre-se para receber nossas novidades

Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.