A WorldSkills International é organizada pela Internacional Vocation Training Organization (IVTO) e teve início em 1950, nas ruínas da Segunda Guerra Mundial. Na época, as economias de países europeus estavam devastadas, propiciando uma grande escassez de mão de obra hábil e a possibilidade de uma nova depressão econômica. Para oportunizar aos jovens a introdução no mundo das habilidades vocacionais, Francisco Albert Vidal decidiu criar um concurso de habilidades para a juventude da Espanha e Portugal. O campeonato foi modesto para os padrões atuais, mas fez nascer um movimento internacional sobre o assunto.
Com o passar dos anos, a competição foi expandindo e em 1953 dois competidores da Alemanha, Grã-Bretanha, França, Marrocos e Suíça participaram do evento, aparecendo sem aviso prévio e pagando suas próprias despesas. Em 1958 a WorldSkills aconteceu fora da Espanha pela primeira vez: em Bruxelas, na Bélgica. A data marcou o início da expansão pelo mundo, sendo que no fim da década de 60 as competições chegaram a ser realizadas na Alemanha, Grã-Bretanha, Irlanda, Holanda e Suíça.
Em 1970, quem sediou a WS foi Tóquio e no fim da década de 80, o evento chegou aos EUA, Austrália, Coréia e Taiwan, se concretizando como o maior de habilidades profissionais do mundo. Em 2009, o Canadá realizou o que foi a maior competição até hoje, reunindo 850 jovens de 47 países. Em 2017, a WorldSkills chegou ao Oriente Médio pela primeira vez e neste ano, 2019, o campeonato será em Kazan, na Rússia. O próximo destino dos competidores que pretendem concorrer em 2021, será Shanghai, na China.
