ETAPA SHANGHAI

Dezenove jovens em dezessete diferentes ocupações. Juntos, mas cada qual em suas respectivas modalidades e acompanhados de seus experts treinadores do Senai Paraná, colocaram o estado no topo do ranking nacional, mostrando para o Brasil a força e a competência técnica de quem se dedica e busca alcançar seus objetivos. Como resultado, nada menos do que quatro medalhas de ouro, seis de prata, oito de bronze e 18 troféus durante a etapa nacional da WorldSkills Shanghai 2022 que, em decorrência da pandemia de covid-19 foi cancelada pela primeira vez na história.

Em reconhecimento às habilidades individuais e coletivas para responder aos desafios de suas ocupações dentro de padrões internacionais de qualidade, o Senai Paraná realizou, nesta quinta-feira, 22 de setembro, no auditório da sua unidade na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), a cerimônia de encerramento da etapa nacional do maior torneio de formação técnica profissional do mundo, a WorldSkills International - edição Shanghai 2022.

“Marcamos esse momento em agradecimento. Vocês nos orgulham muito e seguimos preparando os novos alunos para a nova competição, mostrando toda a potência do nosso estado e do nosso país para o mundo, com um trabalho focado na indústria”, disse Fabiane Franciscone, superintendente Sesi, IEL e diretora regional do Senai Paraná na Fiep, aos medalhistas do Senai Paraná durante a cerimônia de encerramento da etapa nacional da competição no estado.

“Este resultado tão significativo é uma grande satisfação para todos nós. Meu reconhecimento a vocês, alunos competidores do Senai Paraná e também aos seus familiares que os incentivaram para esta participação. Podem ter certeza de que os filhos de vocês farão a diferença na indústria do Paraná, do Brasil e quiçá no mundo”, ressaltou Sidinei Rossi, gerente executivo de Educação do Sistema Fiep. “Sabemos que esses profissionais estão muito bem colocados no mercado de trabalho e fazem a diferença nas organizações em que estão inseridos. Competições como estas só fazem com que se desenvolvam cada vez mais”, acrescentou.

Realizada a cada dois anos, a WorldSkills International é a maior competição de educação profissional do mundo. Os melhores alunos das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul disputam medalhas em modalidades que correspondem às profissões técnicas da indústria e do setor de serviço.

Nas últimas edições desta importante Olimpíada do Conhecimento o Brasil tem se consagrado entre os grandes países vencedores, figurando no top five do ranking mundial da competição e o estado do Paraná, por meio do Senai, não fica de fora. Há algumas edições a instituição tem carimbado a sua participação no mundial, mostrando que o Senai Paraná está no caminho certo na formação de excelentes profissionais para o mercado e para a indústria.

 

O que dizem os campeões que participaram da WorldSkills

“O meu grande processo com o Senai foi durante a competição. Um processo de confiança mútua que me possibilitou conquistar todas estas medalhas”, disse Anne Louise Paiva Calamucci, medalhista de ouro da Seletiva WorldSkills na ocupação de Arte Digital para Games 3D e medalhista de ouro na World Skills Américas em Arte Digital para Games 3D. “A WorldSkills foi muito importante e foi o que mais me deu oportunidades de profissionalização. Durante todo o processo de treinamento eu acabei aprendendo e tendo muita experiência, fazendo muito networking e isso me abriu várias oportunidades, inclusive onde eu estou hoje, na Afterverse Games, trabalhando com o jogo PKXD, com 40 milhões de usuários mensais”, acrescentou.

E para o próximo competidor paranaense que vai disputar a vaga de melhor do Brasil e do mundo em Arte Digital 3D para games, Anne dá uma dica: “E usou uma pessoa muito sonhadora e sempre levo os meus sonhos como meus objetivos. Eu quero dizer que a próxima pessoa que vai estar no meu lugar não desista; seja resiliente e saiba que vale à pena; o grande prêmio não é a medalha; não é o fim. Mas é durante todo o processo”.

Opinião compartilhada também pela dupla de Robótica Móvel, Endyeumara dos Anjos e Felipe Ferreira, medalhistas de ouro nesta ocupação e considerados, pelo ranking da WorldSkills 2022, os melhores profissionais de nível técnico em Robótica Móvel no Brasil.

“Estar aqui dentro é um processo totalmente diferente e que muda a sua vida completamente. É uma experiência incrível. Você sai uma pessoa melhor tanto profissional quanto pessoal, pois desenvolve capacidades que você não encontraria em nenhum outro lugar”, diz Endyeumara. “O Senai proporciona uma vida melhor para você. Acredite no processo e não desista. Você sempre vai descobrir uma coisa nova que te faz continuar e que te motiva todos os dias”, acrescentou a medalhista de ouro que hoje faz parte do time de colaboradores da Renault do Brasil.

“A WorldSkills mudou a minha vida, não apenas do ponto de vista pessoal, mas também profissional. Eu saio dessa competição não apenas como um técnico profissional melhor, mais bem preparado e mais confiante, mas também como uma pessoa melhor, que tem um foco maior e que sabe trabalhar sob pressão”, disse Felipe, que também destacou em relação ao mercado de trabalho para quem participa da competição. “Muitas empresas visualizam e acreditam na WorldSkills e com certeza é um diferencial muito grande no mercado e isso com certeza tem muito a agregar no meu futuro profissional”.

E para os próximos que virão em Robótica Móvel, Felipe dá a dica: “A minha dica é não desistir. Tenham foco e tenham em mente o objetivo, sempre. Não deixem a peteca cair. É uma competição difícil. É um processo árduo, longo e cansativo, mas não desistam, porque independente do resultado, o desenvolvimento pessoal e profissional é muito grande”, revela Felipe, atualmente colaborador no time de Aprendizagem da Bosch, em Curitiba e que também é medalhista de prata na Worldskills Asia Competition 2022, em parceria com Nicolas Edouard Srour, bronze em Desenho mecânico em CAD para WorldSkills Shanghai.

Já para Thiago Rocha de Araújo, que além de ouro nacional nesta edição Shanghai 2022 da WorldSkills também é medalhista de ouro na Samsung Skills, a experiência de fazer parte de um projeto como a WorldSkills é algo inexplicável.

Finalizando a cerimônia, o delegado técnico do Senai Paraná para a WorldSkills, Marcos Pires, destacando a importância do foco, da coragem e da determinação em competições de alto desempenho como as etapas desta importante Olimpíada do Conhecimento que coloca o Senai Paraná em evidência nacional. “Uma medida a mais de acerto é capaz de colocar você no pódio e em posição de destaque. Muito obrigado pela dedicação que vocês mostraram durante toda a competição. A partir de agora, deem um grau a mais em tudo o que fizerem na vida. Continuem superando seus limites e dando cada dia mais e melhor. Coloquem o trem da vida de vocês nos trilhos e busquem o 100, porque vocês são muito bons no que fazem”.

Topo

Cadastre-se para receber nossas novidades

Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.