ETAPA SHANGHAI

O Brasil ganhou mais dois representantes paranaenses para a maior competição de educação profissional do mundo, a 46ª WorldSkills International (WSI), programada para acontecer em outubro, na cidade de Shanghai, na China, reunindo os melhores jovens profissionais técnicos de 85 países ao redor do mundo. 

Felipe dos Santos Ferreira e Endyeumara dos Anjos Raimundo, na ocupação #23 - Robótica Móvel, foram até o último segundo de prova, vencendo São Paulo no ponto a ponto, em competição acirrada durante a semana de 14 a 18 de fevereiro, na cidade de Lauro de Freitas (BA). 

Os profissionais, que já eram considerados os melhores do Paraná e do Brasil nesta modalidade, apenas confirmaram seu profissionalismo e a excelência técnica do Senai Paraná, carimbando os passaportes para representar o País neste importante mundial de profissões, com desafios em 63 diferentes profissões, organizadas em seis grandes eixos de atuação. 

“Felipe e Endyeumara foram precisos. Já eram os melhores do Paraná e este resultado só confirma a competência técnica e profissional da dupla que agora segue para o continente asiático, em representação nacional, mostrando para o mundo que o Paraná e o Brasil são excelentes formadores de mão de obra para esta área que vem com tudo na linha das profissões do futuro”, diz Marcos Pires, delegado técnico do Senai Paraná para a WS. 

Com esta conquista, o Paraná tem, até o momento, duas cadeiras na representação nacional para o mundial no continente asiático. “Já havíamos conquistado uma representação nacional para este importante mundial de profissões com o Thiago Rocha de Araújo, na Computação em Nuvem. Com este novo resultado, temos agora duas cadeiras paranaenses representando o Brasil no evento e isso é só o começo”, diz Pires. “O calendário de eliminatórias segue até o mês de abril e ainda temos muitas chances de colocar o Paraná como representante brasileiro em Shanghai”, afirma. 

”É o começo de um novo ciclo. Concluímos o ciclo nacional e agora é foco total no mundial. Estamos 100% preparados e vamos dar o nosso máximo para trazer esse ouro para o Brasil”, diz Felipe que tem a opinião compartilhada pela colega de dupla Endyeumara. “Encerramos o ciclo do nacional e sabemos que somos os melhores do Brasil e vamos disputar com os melhores do mundo”, finaliza ela. 

A Robótica Móvel é uma modalidade de grande relevância para as indústrias, com aplicação em diversos setores, incluindo medicina, indústria aeroespacial, mineração, manufatura e agricultura. “Na Robótica móvel, os robôs podem ser criados para explorar áreas que são inacessíveis ou perigosas para os seres humanos. O robô é programado e testado para garantir um alto e consistente desempenho”, explica Felipe. 

 

Indústrias buscam por profissionais bem colocados em mundial de profissões 

Em relação ao mercado de trabalho, o delgado técnico do Senai Paraná para a WS conta que as indústrias buscam, cada vez mais, por profissionais bem colocados em mundiais de profissões técnicas como a WorldSkills International. 

“O Senai Paraná possui infraestrutura e profissionais voltados para a realidade das indústrias. Nossos robôs, máquinas CNC e softwares são de tamanho real e uso prático, refletindo a realidade das indústrias dentro de nossos laboratórios”, afirma. “Com a preparação intensiva para eventos especiais como a WorldSkills, os alunos participantes se tornam muito valorizados e são disputados no mercado de trabalho e também muito visados internacionalmente, como no caso de alguns egressos que seguiram carreia nos Emirados Árabes, Irlanda e Suécia”, diz Pires. “Enche os olhos ver que estamos fazendo a diferença na qualidade de vida dessas famílias e no desenvolvimento tecnológico do nosso país, por meio da educação”, acrescenta.   

Uma pesquisa encomendada em 2019 pelo Sistema Fiep à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e executada pela Paraná Pesquisas, demonstrou que os egressos do Senai no Paraná têm alta empregabilidade. O levantamento mostra, por exemplo, que 62% dos egressos que responderam à pesquisa demoraram menos de seis meses para conseguir um emprego, após a conclusão do curso.    

“O reaquecimento da economia faz crescer a demanda do mercado por profissionais capacitados. Com um portfólio estratégico de cursos técnicos, o Senai oferece ensino de qualidade alinhado com as necessidades das indústrias e da sociedade, promovendo a rápida inserção ou recolocação no mercado de trabalho”, destaca Jorge Luiz Jacon, gerente de Educação Profissional e Negócios do Sistema Fiep. 

 

Formação profissional para a área da Robótica Móvel 

Para quem tem interesse em trabalhar na área da Robótica Móvel, a porta de entrada está no Curso Técnico de Mecatrônica, como feito pela dupla Felipe e Endyeumara. Uma área que combina conhecimentos de elétrica, mecânica e informática para criar máquinas inteligentes, controladas por computadores. 

Os profissionais técnicos formados em Mecatrônica projetam, instalam e operam equipamentos automatizados e robotizados, além de realizar integração de equipamentos mecânicos e eletrônicos, e executar procedimentos de controle de qualidade e gestão, entre outras atividades. 

Além do Curso Técnico em Mecatrônica, os Cursos Técnicos em Eletromecânica, Automação, Mecânica, e Eletrônica também são excelentes opções para quem pensa em construir carreira com a Robótica. 

No site senaidofuturo.com.br, o Senai Paraná disponibiliza a lista completa de Cursos Técnicos focados em profissionais interessados em fazer parte do time de colaboradores de indústrias cada vez mais tecnológicas e robotizadas. 

 

Paraná segue na disputa para representar o Brasil em Shanghai 

Ainda em fevereiro, na semana de 21 a 25, o Senai Paraná segue na disputa com outras quatro ocupações: TI Soluções de Software; Arte Digital 3D para games; Desenvolvimento de Aplicativos para Celular; e Manufatura Aditiva (Engenharia Reversa). 

“A nossa delegação é grande e com certeza vamos colher muitos frutos. Continuaremos colecionando muitas medalhas e certamente o Paraná ainda vai carimbar outros passaportes para Shanghai”, afirma Marcos Pires. 

Fechando a rodada eliminatória nos meses de março e abril, o Paraná ainda entra em cena com outras nove ocupações, duas delas, #52 - Tecnologia em Laboratório Químico e # 55 - Tecnologia da Água, realizadas em casa, na unidade da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), na capital paranaense, eleita como instituição referência para o segmento técnico na área de Manufatura Integrada. Por possuir instalações, máquinas e equipamentos de ponta, além de equipe técnica profissional altamente qualificada para o setor, o Senai CIC também foi escolhido para sediar a final de Manufatura Integrada entre São Paulo e Mato Grosso, na semana de 14 de março. 

 

Sobre a WorldSkills International: 

A WorldSkills International (WSI) é a maior competição de educação profissional do mundo, reunindo os melhores jovens profissionais técnicos de 85 países ao redor do mundo. Com desafios em 63 modalidades diferentes, organizadas em seis grandes eixos de atuação (Tecnologia de Manufatura e Engenharia; Tecnologia da informação e Comunicação; Construção e Tecnologia de Construção; Transporte e Logística; Artes criativas e moda; e Serviços Sociais e Pessoais), o evento, que acontece a cada dois anos, tem como objetivo promover o desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes de ensino técnico, aprimorando habilidades e competência, além de auxiliar na conquista das melhores colocações no mercado da indústria brasileira e internacional.  

Para saber mais sobre o mundial de 2022 na China, acesse: worldskills2022.com 

Para saber mais sobre a WSI, acesse: worldskills.org 

Topo

Cadastre-se para receber nossas novidades

Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.