GERAL

A dupla do Senai Paraná em Robótica Móvel, formada por Felipe dos Santos Ferreira, considerado o melhor profissional de nível técnico do Brasil na área da Robótica Móvel pelo ranking da WS, e Nicolas Edouard Srour, medalhista de bronze em CAD na Seletiva WorldSkills 2021, conquistaram a Prata na Worldskills Asia 2022 Online Competition, realizada de maneira remota durante o mês de agosto, por meio de câmeras instadas em diversos pontos da sala de provas dentro da unidade CIC do Senai Paraná, em Curitiba. 

A dupla do Senai Paraná representou o Brasil na disputa pelo Ouro com outros 12 países, ficando atrás apenas da Coréia no resultado final, e a frente de todos os outros países inscritos na competição: Azerbaijão; Hong Kong; Índia; Indonésia; Cazaquistão; Malásia; Marrocos; Cingapura; Taipei Chinês; Emirados Árabes Unidos; e Uzbequistão. 

O evento, promovido e organizado pela Studica e WorldSkills Asia, foi baseado nos moldes da WorldSkills International e seguiu os mesmos padrões internacionais de tecnologia do mundial. A iniciativa teve como objetivo valoriza os resultados obtidos durante as seletivas para a edição 2021/2022 da WorldSkills, diante do cancelamento da 46ª edição do mundial. 

Tanto Felipe quanto Nicolas são Técnicos em Mecatrônica formados pelo Senai Paraná e, atualmente, estudantes de Engenharia Elétrica (UFPR) e Engenharia Mecatrônica (UTFPR), respectivamente, são funcionários na categoria Jovem Aprendiz, dentro da fábrica da multinacional Bosch, em Curitiba, parceira do Senai Paraná no projeto WorldSkills. 

"É um sonho consegui representar de forma tão exemplar o Brasil em uma competição internacional. Isso mostra todo o nosso esforço e dedicação. Estou muito feliz em ser reconhecido não só no meu país, mas também de forma internacional pelo meu trabalho e pelo meu esforço”, diz Felipe dos Santos Ferreira. “Com certeza essa realização e essa conquista têm muito a agregar no meu futuro. Eu tenho que agradecer a Bosch por essa oportunidade, por ter financiado e incentivado toda essa trajetória e agradecer especialmente ao Senai; se não fosse por ele, eu não teria sido inserido nesse ambiente, não teria adquirido competência técnica e conhecimento para a participação e para ser capaz de representar o Brasil a nível internacional”, acrescenta o Jovem Aprendiz da Bosch e futuro Engenheiro Elétrico. 

Opinião compartilhada pelo colega de dupla e de aprendizagem na Bosch, Nicolas Edouard Srour. “A participação e ótimo desempenho do Brasil na AsiaSkills na modalidade de robótica móvel, foi possível devido ao enorme esforço, dedicação, resiliência e foco que eu e meu parceiro de equipe, Felipe Ferreira, tivemos durante a etapa de preparação. Além disso, foram indispensáveis os auxílios fornecidos pelo Senai em parceria com a Bosch, tanto na questão de infraestrutura quanto de treinamento”, destaca Nicolas. “A nossa medalha de prata, em meio a tantos países referência em conhecimento técnico e tecnológico, demonstrou que o Brasil possui um nível técnico excelente com relação ao resto do mundo. Portanto, essa conquista irá agregar muito na nossa visibilidade profissional e irá ampliar o nosso horizonte de oportunidades no mercado de trabalho; temos uma certificação internacional de comprovação de nível técnico e tecnológico de excelência”, acrescenta.

Dupla é reconhecida pela indústria e pelo mercado

“É imensurável o sentimento de felicidade e orgulho frente a esta conquista tão importante de nossos aprendizes. Tive o privilégio de acompanhar a dedicação, o comprometimento e competência desta dupla de campeões na preparação de nosso robô como também durante as provas”, diz Fábio Silveira, chefe da Escola Técnica de Engenharia na Bosch, em Curitiba. “Em apenas 30 dias a equipe brasileira realizou todas as adaptações necessárias, incluindo a própria pista para poder participar desta competição, mostrando a criatividade e a capacidade de adaptação e qualidade do brasileiro. Importante ressaltar que o trabalho de equipe e a parceria Bosch e Senai foram imprescindíveis para atingimento deste nível de desempenho”, acrescenta Silveira. 

Para Marcos Pires, delegado técnico do Senai Paraná para a WorldSkills, resultados como estes mostram a qualidade do Senai Paraná na oferta de educação profissional no país e também em uma modalidade que está ligada diretamente com as ocupações do futuro. “Ver nossos alunos representando o país, sendo referência nacional e sagrando-se entre os melhores do mundo é motivo de grande orgulho. Essa medalha de Prata vem para coroar todo o esforço e dedicação desses jovens talentosos e da equipe que os apoiou”, destaca Pires. “Além disso, poder contar com a parceria de empresas, como a Bosch, e conquistar resultados expressivos mundialmente, mostra que o trabalho que estamos fazendo na educação profissional está no caminho certo e que estamos contribuindo para alavancar o desenvolvimento tecnológico industrial, fortalecendo a indústria e formando profissionais de excelência”, acrescenta.

Formação profissional para a área da Robótica Móvel

A Robótica Móvel é uma modalidade de grande relevância para as indústrias, com aplicação em diversos setores, incluindo medicina, indústria aeroespacial, mineração, manufatura e agricultura. “Nessa ocupação profissional os robôs podem ser criados para explorar áreas que são inacessíveis ou perigosas para os seres humanos. O robô é programado e testado para garantir um alto e consistente desempenho”, explica Felipe. 

Para quem tem interesse em trabalhar na área da Robótica Móvel, a porta de entrada está no Curso Técnico de Mecatrônica, como feito pela dupla Felipe e Nicolas. Uma área que combina conhecimentos de elétrica, mecânica e informática para criar máquinas inteligentes, controladas por computadores.  

Os profissionais técnicos formados em Mecatrônica projetam, instalam e operam equipamentos automatizados e robotizados, além de realizar integração de equipamentos mecânicos e eletrônicos, e executar procedimentos de controle de qualidade e gestão, entre outras atividades.  

Além do Curso Técnico em Mecatrônica, os Cursos Técnicos em Eletromecânica, Automação, Mecânica, e Eletrônica também são excelentes opções para quem pensa em construir carreira com a Robótica.  No site senaidofuturo.com.br, o Senai Paraná disponibiliza a lista completa de Cursos Técnicos focados em profissionais interessados em fazer parte do time de colaboradores de indústrias cada vez mais tecnológicas, robotizadas e conectadas. 

Topo

Cadastre-se para receber nossas novidades

Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.