Senai Paraná apresenta case em importante congresso sobre BIM

CASES17/12/2021 - Atualizado em 20/12/2021
Implantação da tecnologia na CISCEA foi destaque na programação do 3º Congresso BIM CREA-SC
Imagem sobre Senai Paraná apresenta case em importante congresso sobre BIM

Especialistas do Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil marcaram presença na terceira edição do Congresso BIM CREA-SC, que teve como temática “BIM de Norte a Sul”. No evento, os representantes do Senai Paraná juntamente com o Capitão Abreu, chefe de Tecnologia da Construção da Divisão de Infraestrutura da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) trouxeram embasamento técnico sobre a estratégia de implantação da metodologia BIM na CISCEA, da fase de projetos até a gestão de ativos.  O projeto, que começou em 2018, foi uma transferência de conhecimento do Instituto para implantação da tecnologia BIM. 

Julia Maia, especialista em BIM do IST de Construção Civil do Senai conta que o resultado com a CISCEA foi muito positivo. “A equipe inicial que acompanhou a consultoria, hoje faz parte de um setor de inovação que foi criado dentro da CISCEA. A equipe ganhou muita maturidade e hoje é responsável por passar para as outras pessoas (o restante da CISCEA) e dos regionais CINDACTAs de todo o Brasil”, conta. Segundo a especialista, o documento do BIM MANDATE criado pelo IST de Construção Civil junto ao CISCEA foi divulgado no Diário Oficial como documento base para ser criado o BIM MANDATE de toda a força aérea. “A prova de conceito de gestão de ativos foi algo bem inovador, até mesmo para o setor privado que ainda não explorou esse uso do BIM”.

 Para Leticia Da Costa Gonçalves, coordenadora do Instituto, eventos como esse são relevantes para que o setor tenha conhecimento e entendimento do nível de maturidade dos seus pares em relação a tecnologias específicas, assim como cases práticos, que revelam dificuldades, benefícios e descobertas, que antes eram encontrados apenas em referências bibliográficas. “Agora já conseguimos compartilhar de forma vivenciada. Essa troca é muito relevante para que outros possam trilhar essa trajetória de forma mais confiável e assertiva em direção ao futuro próximo da construção civil”, diz Leticia.

O evento aconteceu de 10 e 11 de novembro, no Oceania Convention Center, em Florianópolis. Saiba mais sobre o evento aqui. Para ler mais sobre o case apresentado, clique aqui.

Crédito foto: divulgação.