CISCEA inova e implanta BIM com auxílio do Senai no Paraná

CASES28/10/2021 - Atualizado em 29/10/2021
Programa teve início em 2018 e chega na terceira etapa
Imagem sobre CISCEA inova e implanta BIM com auxílio do Senai no Paraná

O Senai no Paraná atua na disseminação da tecnologia BIM por todo o Paraná através do Programa de Residência BIM e das consultorias tecnológicas, serviços metrológicos e projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação para as indústrias. Um case de destaque na implantação da ferramenta começou em 2018, com a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA). O Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil fez, com a instituição, uma transferência de conhecimento para implantação de BIM.

“Nós fizemos um diagnóstico inicial para medir a maturidade BIM deles e mapear os processos atuais. Depois disso fizemos as documentações, que determinaram como deveriam ser os novos processos para adoção da metodologia. E então nós fizemos duas provas de conceito, a primeira de projeto, com acompanhamento do processo de projeto de uma torre de controle, a segunda de conceito de gestão de ativos, quando foi levantado com a ajuda de laser scanner o modelo as built de uma edição existente, o DTCEA CT do Aeroporto Afonso Pena”, esclarece Julia Maia, especialista em BIM do IST de Construção Civil do Senai no Paraná. A segunda prova teve como finalidade realizar a manutenção e operação preventiva da edificação e determinar um processo base para ser utilizado nas outras edificações da força aérea. Também será realizada uma terceira prova de conceito, de obra, com acompanhamento no canteiro a execução de um projeto utilizando o BIM como base.

Julia conta que o resultado com a instituição foi muito positivo. “A equipe inicial que acompanhou a consultoria, hoje faz parte de um setor de inovação que foi criado dentro da CISCEA. A equipe ganhou muita maturidade e hoje é responsável por passar para as outras pessoas (o restante da CISCEA) e dos regionais CINDACTAs de todo o Brasil”, conta. Segundo a especialista, o documento do BIM MANDATE criado pelo IST de Construção Civil junto ao CISCEA foi divulgado no Diário Oficial como documento base para ser criado o BIM MANDATE de toda a força aérea. “A prova de conceito de gestão de ativos foi algo bem inovador, até mesmo para o setor privado que ainda não explorou esse uso do BIM”.

A importância da ferramenta

Um levantamento realizado pelo BIM Brasil Maturidade em 2020 aponta que 70% das empresas que atuam no ramo da construção civil no Brasil ainda não utilizam essa tecnologia em seus projetos, mas têm a intenção de adotá-la nos próximos anos. No mercado, também é consenso de que, mesmo aquelas que já apresentam conhecimento sobre essa tecnologia buscam alcançar níveis de utilização mais avançados, com parcerias que potencializem conhecimento e experiência.

Esse contexto reforça a importância do programa, que visa realizar o processo de implantação e desenvolvimento do BIM nas empresas patrocinadoras do programa, além de capacitar profissionais das áreas de AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção) de forma prática, atendendo assim essa demanda das indústrias que atuam na construção civil no Estado do Paraná.

Gostaria de implantar o BIM na sua empresa? Veja mais informações aqui.