Institutos Senai: o impulso da indústria paranaense rumo à competitividade

Notícias
Setor têm a disposição nove institutos e um hub para auxiliar na melhoria produtos e processos e inovação. Agora é possível conhecê-los fazendo tour virtual
Imagem sobre Institutos Senai: o impulso da indústria paranaense rumo à competitividade

O Senai tem a missão de servir e fortalecer a indústria para melhorar a vida das pessoas, sendo referência em soluções para o desenvolvimento sustentável da indústria, por meio da implantação estratégica de Institutos Senai de Inovação (ISIs) e Institutos Senai de Tecnologia (ISTs) por todo o estado do Paraná.

Ambientes de contínua interação entre a indústria, empreendedores, universidades, institutos de pesquisas e fontes de capital, em suas diversas formas, os institutos objetivam atuar na transferência de tecnologia e inovação para o setor industrial, para aumentar sua competitividade. São centros de excelência, com o propósito de apresentar soluções inovadoras para a indústria, por meio da aceleração do fluxo de conhecimento tecnológico.

Institutos Senai de Tecnologia: os ISTs

O Senai no Paraná conta com sete Institutos de Tecnologia com atuação setorial e abrangência estadual: Construção Civil, Celulose e Papel, Madeira e Mobiliário, Alimentos, Metalmecânica, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Meio Ambiente e Química. Há ainda o Hub de Inteligência Artificial, que promove a aplicação da I.A. nos processos produtivos.

Os ISTs, como são chamados, possuem laboratórios para realização de ensaios em produtos e processos com inúmeros escopos acreditados junto ao INMETRO e com consultores especializados em processo produtivo. Toda a infraestrutura objetiva auxiliar as indústrias de pequeno e grande porte nos processos de garantia da qualidade e na aplicação de ferramentas e metodologias para aumento da produtividade.

Institutos Senai de Inovação: os ISIs

Atuando em rede com outros Institutos Senai de Inovação do Brasil, os ISIs de Eletroquímica (Curitiba) e de Engenharia de Estruturas (Maringá) têm como missão propor soluções inovadoras para o desenvolvimento industrial. O primeiro nas áreas de nanotecnologia, corrosão, baterias, sensores e revestimentos industriais, por meio da elaboração de projetos de alto impacto industrial, tecnológico e econômico.

Já o ISI em Engenharia de Estruturas oferece soluções tecnológicas transversais como projetos de avaliação estrutural de novos materiais, estruturas leves e inteligentes, simulação computacional estrutural e caracterização mecânica e estrutural. Essas soluções podem ser aplicadas nas áreas de edificações, infraestrutura, máquinas e equipamentos, automóveis, aviões, navios, plataformas de petróleo, torres de transmissão e muito mais.

Somente em 2019, juntos, os institutos Senai somaram 154 mil horas técnicas de consultorias em tecnologia e inovação.

Onde eles estão

Com estruturas físicas instaladas em cidades-polo, os institutos Senai de Tecnologia e Inovação atuam em rede e atendem empresas de todo o estado. Clique nos links e faça um tour virtual pelos institutos!

Institutos Senai de Tecnologia

Institutos Senai de Inovação