Senai e Governo do Estado vão apoiar dez empresas paranaenses que têm soluções para combater a COVID-19

Notícias12/05/2020 - Atualizado em 15/05/2020
Conheça os projetos selecionados pela chamada Saúde Tech PR que serão desenvolvidos com suporte dos Institutos Senai de Tecnologia e Inovação
Imagem sobre Senai e Governo do Estado vão apoiar dez empresas paranaenses que têm soluções para combater a COVID-19

Uso de Inteligência Artificial para triagem e monitoramento de pessoas contaminadas, desenvolvimento de unidades portáteis para desinfecção de ambientes, roupas com verificação de temperatura e tintas para hospitais com propriedades antivirais. Esses são alguns dos projetos selecionados pela chamada Saúde Tech PR, iniciativa do Senai no Paraná, do Governo do Estado e da Fundação Araucária para o enfrentamento da pandemia de COVID-19 no estado. “O momento que estamos vivendo reforça a importância da pesquisa e inovação, que estão entre os pilares da atuação do Sistema Fiep”, afirma o presidente da entidade, Carlos Valter Martins Pedro. “Com os Institutos Senai de Tecnologia e Inovação, possuímos estrutura adequada, especialistas e conhecimentos técnicos para colocar à disposição da sociedade, apoiando as empresas na busca por soluções para esta crise sanitária”, completa.

A chamada investiu R$1,4 milhão e selecionou dez empresas paranaenses com projetos que irão ajudar no monitoramento, controle e tratamento da COVID-19. As empresas terão até 4 meses para executar os projetos. Para isso, receberão o suporte de estrutura e de equipe do Senai, com acesso a laboratórios e pesquisadores. "Buscamos soluções inovadoras em parceria com o setor empresarial. O Paraná tem uma indústria forte e especialistas capacitados para desenvolver novas soluções para melhorar a saúde pública. Tecnologia é fundamental para vencer a pandemia", afirma Carlos Massa Ratinho Junior.

Para entregar resultados a curto prazo para a sociedade, o investimento procurou apoiar empresas que já possuíam projetos bem desenvolvidos de combate ao novo coronavírus. "Uma das principais metas do Governo é transformar o Estado no mais inovador e moderno do país. Pois é por meio da inovação e da pesquisa aplicada que conseguimos avanços sociais, econômicos e humanos”, informou o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig. 

Confira as empresas e seus respectivos projetos:

  • Benazzi Engenharia: uso de BIM para otimização de layout de hospitais já construídos.
  • ConsultaME: plataforma de atendimento médico-paciente.
  • DOD - Inteligência Artificial: totem de triagem hospitalar de auto-verificação de saúde com câmera térmica.
  • Eureka Software: monitoramento de circulação das pessoas nas cidades.
  • IOTO: substituição de importação de insumo para fabricação de álcool em gel.
  • Lince IT Solutions

  • Mão Colorida: unidade portátil para desinfecção (UPD) de ambientes.
  • Perfil térmico: wearable para monitoramento da temperatura das pessoas.
  • Renner Hermann: tinta de parede com propriedade antiviral para hospitais.
  • True Work: aplicativo e pulseira de monitoramento de infectados.