Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




06/12/2017

BIM

Com o objetivo de oferecer para as incorporadoras e construtoras uma primeira experiência com o processo , o programa foi desenvolvido para desenvolver o modelo 3D completo e capacitar a equipe a operá-lo e analisa-lo.

O BIM tem por objetivo oferecer para as incorporadoras e construtoras uma primeira experiência com o processo BIM.

O programa foi desenvolvido para, por meio de um projeto piloto da própria empresa participante, desenvolver o modelo 3D completo e capacitar a equipe a operá-lo e analisa-lo.

Com o programa, a equipe de coordenação e os projetistas irão vivenciar um processo BIM e experimentarão os primeiros ganhos de sua adoção de forma rápida e assessorada por uma equipe especializada.

Building Information Modelling - BIM

O que é

BIM, sigla de Building Information Modelling ou Modelagem da informação da Construção, é um processo que engloba todo ciclo de vida de um edificação. Nesse processo, é criado um modelo computacional com informações geométricas e não geométricas para todas as etapas do projeto. No processo BIM, as decisões são tomadas na fase de projeto (design) onde o custo para alterações ainda é baixo e as possibilidades de impacto visando a melhoria do produto, grandes.

Historicamente a implantação tem ocorrido na fase de projeto, por escritórios de arquitetura, construtoras e incorporadoras que desejam uma melhor compatibilização, quantitativos precisos, maior produtividade na geração de documentos, auxílio na tomada de decisões e visualização 3D.

Para que serve

BIM é um processo integrado para o desenvolvimento de empreendimentos. É a aproximação da construção com as outras indústrias.

O processo serve para otimizar tarefas, armazenar dados históricos e facilitar sua análise para implantação de melhoria contínua.

Quais as vantagens

O processo BIM e o uso de ferramentas BIM trazem redução de erros, redução de retrabalho, organização e gestão da informação, compatibilização mais eficiente, extração de quantitativos de forma precisa, orçamento e planejamento assertivos, controle da produção, apoio visual à execução, integração entre equipes, entre outras vantagens.

Porém, o principal benefício do processo é a possibilidade de uso do modelo para auxílio a decisões na fase de projeto que impactarão na qualidade do produto, execução e custo de operação e manutenção.

No modelo é possível testar possibilidades e medir seus impactos para escolher as mais adequadas.

Quem pode contratar

Qualquer empresa ou profissional da construção civil pode e deve trabalhar no processo BIM. Os custos para implantação, os usos e os benefícios variam muito, porém, como o processo é completamente integrado, toda a cadeia produtiva vai, no futuro, utilizar as ferramentas e participar do processo.

Para mais informações

Entre em contato

Selecione seu setor industrial

  • 05/12/2016Fale conosco

Senai   Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Paraná)   Direitos Reservados
Av. Cândido de Abreu, 200   Centro Cívico   80530-902   Curitiba   PR