ETAPA SHANGHAI
Aproximadamente 80 estudantes competindo simultaneamente em diversas unidades do Senai de Curitiba e Região Metropolitana em busca de um lugar na fase nacional da maior competição de educação profissional do mundo. Parece loucura, não? Mas é exatamente assim que é realizada a Seletiva Estadual da WorldSkills no Paraná, que acontecerá neste ano de 15 a 19 de julho. Os alunos disputam em 29 ocupações profissionais, sendo elas das mais diversas áreas.

Cada modalidade tem provas específicas, que são distribuídas em quatro dias de competição. Os estudantes precisam demonstrar habilidades individuais e coletivas para responder aos desafios de suas ocupações dentro de padrões internacionais de qualidade. Os vencedores serão premiados no dia 19 de julho sendo que, após esta etapa, os competidores que vencerem terão, além do apoio técnico, apoio psicológico, nutricional e físico. Uma bolsa auxílio também é oferecida aos campeões estaduais e nacionais durante o período de treinamento.

No estado, as seletivas acontecerão das 08 às 17h nas unidades do Senai São José dos Pinhais - Costeira e Afonso Pena, Boqueirão, Campus da Indústria, Celso Charuri, CIC e Parolin.

Modalidades participantes

As modalidades, chamadas também de ocupações, são voltadas para áreas específicas dentro dos cursos que os estudantes fazem no Senai. No Paraná, nossos alunos participaram nas categorias de Redes de Cabeamento Estruturado; Manufatura Integrada; Mecatrônica; Desenho mecânico em CAD; Tornearia CNC; Fresagem CNC; TI Soluções de Software; Soldagem; Aplicação de revestimentos cerâmicos; Eletrônica; Web Design; Eletricidade predial; Controle industrial; Construção em alvenaria; Sistema Drywall e Estucagem; Robótica móvel; Marcenaria de estruturas; Carpintaria de telhados; Tecnologia da moda; Tecnologia automotiva; Tecnologia em Laboratório Químico; Gestão de sistemas de redes TI; Engenharia de moldes para polímeros; Modelagem de protótipos; Manutenção industrial; Arte digital 3D para games; Computação em nuvem; Tecnologia da água.

Próximas etapas

Após a fase estadual, os vencedores começam a treinar para a etapa nacional, que está prevista para junho/agosto de 2020. Para a competição mundial, Shanghai, na China, será o destino dos participantes. A competição, que será realizada de 22 a 27 de setembro de 2021, acontece pela segunda vez no país. Veja mais informações aqui.

Sobre a competição

Realizada a cada dois anos, a WorldSkills Competition, reúne, há 65 anos, jovens de mais de 60 países das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul. Famosa por reunir vencedores de olimpíadas educacionais nacionais, a disputa simula desafios para 56 profissões, que devem ser cumpridos dentro de padrões internacionais de qualidade.

Quem participa da competição agrega diferentes experiências e conhecimentos sobre outras culturas, e, principalmente: atrai oportunidades. O mundo da WorldSkills abre muitas portas para os competidores, tornando-os visados no ramo e o perfil ideal para multinacionais.

Topo

Cadastre-se para receber nossas novidades

Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.