ETAPA SHANGHAI

Abril é o mês derradeiro para o Paraná nas eliminatórias da etapa nacional da 46ª WorldSkills International, maior olimpíada do conhecimento envolvendo jovens profissionais de nível técnico de 85 países. Depois de figurar entre os melhores do Brasil em 19 diferentes ocupações, o Estado segue agora para a sua última disputa, com o Técnico em Edificações formado pelo Senai Paraná, Vinícius Arduíno Rosa, na modalidade #20 - Construção em Alvenaria. 

A competição acontece na semana de 4 a 8 de abril, na cidade de Belo Horizonte (MG). Além do Paraná, disputam o título de melhor do Brasil na área da Construção em Alvenaria os estados do Alagoas, Rio de Janeiro, São Paulo, Maranhão e Ceará. 

“Será um desafio competir com estados referência nesta ocupação, mas estou preparado para dar meu melhor e disputar de igual para igual com todos os participantes”, diz Rosa, que já é considerado o melhor profissional de nível técnico do Paraná nessa ocupação. “O competidor de alvenaria deve ser capaz de interpretar um projeto e confeccionar paredes de tijolo a vista com desenhos personalizados em qualidade de alto padrão dentro do tempo estipulado”, acrescenta. 

“A competição entre os jovens em Construção em Alvenaria sempre traz altas emoções. Os projetos que eles constroem em três dias são de encher os olhos.  Sabemos que todos os alunos, quando chegam nessa fase, estão muito bem-preparados, mas nosso competidor não deixa nada a desejar; pelo contrário, é considerado um dos favoritos ao título nacional”, afirma Marcos Pires, delegado técnico do Senai Paraná para a WorldSkills. “Conseguimos realizar no Senai uma preparação completa, tanto a nível técnico quanto psicológico. Além disso, o Vinícius tem um talento nato, que traz de berço. Estamos torcendo muito para que nosso representante feche essa edição de competições com chave de ouro”, acrescenta. 

 

Técnico em Edificações é profissional multidisciplinar na Construção Civil 

O Técnico em Edificações é um profissional multidisciplinar, habilitado para coordenar tecnicamente a execução de obras de construção civil, além de desenvolver projetos de edificações em diferentes segmentos. É um profissional coringa, que pode atuar desde um profissional autônomo como colaborador em empresas de construção civil; escritórios de projetos e de construção civil; canteiros de obras; além de laboratórios de pesquisa e desenvolvimentos relacionados ao setor. 

“No Brasil, muitos ainda se enganam ao enxergar esse profissional de maneira discriminada, remetendo a falta de estudo, desordem, sujeira e baixa qualidade de trabalho. Os alunos preparados pelo Senai recebem formação baseada em padrões internacionais de qualidade, trabalhando também habilidades técnicas e comportamentais que abrem muitas portas", conta Vinícius. 

  

Olimpíadas do Conhecimento X formação técnica profissional 

Assim como outros egressos do Senai Paraná consagrados em olimpíadas do conhecimento de nível técnico, Vinícius Arduíno Rosa, já considerado pela WorldSkills o melhor do Paraná na área da Construção em Alvenaria, destaca a valorização do mercado para quem busca formação de qualidade. “O mercado de trabalho valorize muito esse tipo de profissional, que pode atuar em reformas, obras especiais de alto padrão e até mediando cursos e treinamentos”, diz ele. “Acredito que cresci muito como pessoa durante toda a minha trajetória nas etapas da WorldSkills. Aprendi a lidar com desafios, frustrações e expectativas. Contei com profissionais excelentes na minha preparação, que acreditaram em mim e me deram todo o apoio para este momento”, finaliza Vinícius, que já planeja cursar Engenharia Civil e trabalhar na preparação de futuros competidores para as próximas edições de olimpíadas do conhecimento de nível técnico envolvendo o estado do Paraná. 

 

A WorldSkills e a relação com o mercado de trabalho  

A WorldSkills International (WSI) é a maior competição de educação profissional do mundo, reunindo os melhores jovens profissionais técnicos de 85 países. Com desafios em 63 modalidades diferentes organizadas em seis grandes eixos de atuação, o evento, que acontece a cada dois anos, tem como objetivo promover o desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes de ensino técnico, aprimorando habilidades e competência, além de auxiliar na conquista das melhores colocações no mercado da indústria brasileira e internacional.      

“Essa olimpíada do conhecimento acompanha de perto as necessidades da indústria bem como as tendências globais e de meio ambiente. Por isso, o Senai Paraná qualifica seus profissionais de nível técnico seguindo padrões de excelência em suas áreas de atuação”, diz o delegado técnico do Senai Paraná. “O nosso objetivo é formar os melhores para que sigam prósperos em suas carreiras, tendo a certeza de que foram preparados com o que há de mais completo em tecnologia, máquinas, equipamentos e inteligência, respondendo com rapidez e dinamismo às necessidades do mercado”, completa Pires.   

 

Profissionais com Ensino Técnico têm alta empregabilidade    

Para os jovens profissionais que desejam fazer a diferença no mercado, conquistando reconhecimentos chancelados pela WorldSkills e construindo carreiras sólidas e de sucesso, o Senai Paraná oferece diversas opções de Cursos Técnicos com muita prática profissional. Com duração de dois anos e aulas no formato presencial ou semipresencial, o profissional termina o curso completamente preparado e alinhado às necessidades das indústrias e do mercado em que busca estar inserido.  

Uma pesquisa encomendada pelo Sistema Fiep à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e executada pela Paraná Pesquisas, demonstrou que os egressos do Senai no Paraná têm alta empregabilidade. O levantamento, realizado em 2019, mostrou que 62% dos egressos que responderam à pesquisa demoraram menos de seis meses para conseguir um emprego, após a conclusão do curso.      

“O reaquecimento da economia faz crescer a demanda do mercado por profissionais capacitados. Com um portfólio estratégico de cursos técnicos, o Senai oferece ensino de qualidade alinhado com as necessidades das indústrias e da sociedade, promovendo a rápida inserção ou recolocação no mercado de trabalho”, destaca Jorge Luiz Jacon, gerente de Educação Profissional e Negócios do Sistema Fiep.   

Todas as opções de Cursos Técnicos do Senai Paraná podem ser encontradas no site: senaidofuturo.com.br. Para dúvidas e matrículas, os interessados também podem entrar em contato com a secretaria da unidade Senai mais próxima ou por meio do Alô Indústria 0800 648 0088, disponível para esclarecer dúvidas tanto de indústrias quanto de pessoas interessadas. 

Topo

Cadastre-se para receber nossas novidades

Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.