ETAPA SHANGHAI

Foram dias de intensa dedicação, desafios técnicos e superação de limites. As provas da quarta e última fase da etapa nacional da WorldSkills terminaram neste sábado (28), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília – DF.

Marcando o encerramento de uma jornada que colocou o talento e a formação profissional do Paraná entre os melhores do país, nossa delegação competiu de igual para igual com outros 19 estados brasileiros, participando em 14 diferentes profissões técnicas, todas alinhadas às demandas da indústria moderna.

Cada desafio exigiu a aplicação de todo o conhecimento teórico e prático adquirido durante o tempo de formação profissional e meses de treinamento. Mais do que habilidades técnicas, os competidores mostraram resiliência e muita determinação.

Encerramos uma semana intensa de competições na WorldSkills Brasil, marcada por muito preparo, dedicação e resiliência. O Senai Paraná esteve presente em 14 das 16 ocupações e, em todas elas, nossos alunos demonstraram coragem, disciplina e a garra que representa o nosso estado. Foram dias de pressão, desafios técnicos e superação, mas também de cooperação e espírito de equipe. Sinto um orgulho imenso da evolução dos competidores e do comprometimento dos treinadores. A WorldSkills vai muito além de uma competição, é um movimento que transforma vidas, e o Senai Paraná mostrou mais uma vez que é protagonista nessa transformação”, disse Marcos Pires, delegado técnico do Senai Paraná para a WorldSkills.

Desafios que transformam

Para os competidores, a experiência vai muito além do pódio. É uma oportunidade de autoconhecimento, amadurecimento e crescimento pessoal e profissional.

Foto Wallace Martins / SENAI DN

Todos os dias foram muito desafiadores. A cada dia você precisa se provar um pouquinho mais em tudo o que faz. Mas, ao mesmo tempo, foi uma experiência de muito aprendizado. Durante as provas, bate aquele sentimento de querer desistir, mas aí você olha para a sua avaliadora e pensa: ‘cara, eu não estou aqui só por mim, estou aqui por um estado inteiro, estou lutando por ele, e consegui chegar até aqui.’ Então, apesar de ser muito desafiador, é uma experiência incrível”, revela Rayane Milena Pereira Oldoni, competidora da #23 Robótica Móvel Autônoma.

A história de Thyago Marcel Amaral de Souza mostra bem como a WorldSkills é um marco na vida dos alunos. Ele já havia participado da edição anterior da etapa nacional e conquistado a prata na Construção em Alvenaria. Para este ano, com toda a bagagem adquirida, ele competiu na #58 – Construção Digital – BIM.

Foto Wallace Martins / SENAI DN

Participar da WorldSkills pela segunda vez foi algo muito especial. Mesmo sendo uma ocupação totalmente diferente da primeira, consegui me adaptar, encontrar o meu ritmo e me desenvolver. A WorldSkills é um divisor de águas na minha vida; não consigo nem descrever direito o quanto é importante. Graças ao Senai eu conheci tudo isso e me sinto muito orgulhoso de estar aqui representando o Paraná entre os melhores do Brasil. Sempre busquei dar o meu melhor, me apresentar bem, com excelência e respeito, porque a primeira impressão é a que fica. Essa experiência me fez crescer muito e me impulsiona a continuar nesse caminho, aplicando tudo que aprendi no BIM no meu estágio e no mercado de trabalho, e buscando evoluir sempre, cada vez mais”, diz Thyago.

Um ciclo que fortalece o futuro

A etapa nacional da WorldSkills Brasil foi dividida em quatro fases. A primeira começou no final de agosto com as ocupações #05 Desenho Mecânico em CAD, #17 Tecnologias Web e #53 Computação em Nuvem. A segunda fase aconteceu no interior de São Paulo, e a terceira em cidades de Minas Gerais. A quarta e última fase se encerra agora, em Brasília, coroando um ciclo de esforço coletivo e de oportunidades que transformam vidas.

O resultado dos competidores, tanto desta última etapa quanto das anteriores, será revelado neste domingo (28), durante a cerimônia oficial de encerramento da WorldSkills Brasil. Os campeões nacionais garantirão sua vaga para representar o Brasil no mundial de profissões técnicas, que acontece em 2026, em Shanghai, na China.

Para o Senai Paraná, cada etapa da WorldSkills é mais que uma disputa: é um movimento que transforma a educação profissional, impulsionar carreiras e revelar talentos que vão moldar o futuro da indústria.

 

Assunto relacionado – leia também:

Topo

Cadastre-se para receber nossas novidades

Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.