
A emoção tomou conta do 2º encontro da delegação paranaense da WorldSkills, que aconteceu de 1º a 3 de julho, no Senai Dr. Celso Charuri, em Curitiba. Para colocar esse time de peso já no clima da maior e mais importante competição de profissões técnicas do mundo, teve grito de garra, assinatura da bandeira do Paraná, treinamentos estratégicos e, claro, muita, muita integração.
Entre os pontos altos do encontro, o vídeo surpresa enviado pelos pais dos competidores chegou para dar aquele sacode na galera e lembrar que estamos falando dos melhores alunos de curso técnico e de aprendizagem do Senai Paraná.
Nada mais, nada menos, que os melhores!
Estamos falando de 32 ocupações técnicas, 37 competidores e 29 treinadores, envolvendo 12 unidades do Senai pelo estado.
Só medalha de ouro nessa delegação do Senai Paraná e todos, absolutamente todos prontos para a etapa nacional da WorldSkills, que já começa em agosto.
Iniciamos com a # 05 – Desenho Mecânico em CAD e seguimos com a # 09 – TI Soluções de Software, # 17 – Tecnologias Web e # 53 – Computação em Nuvem.
Aquele que conquistar o 1º lugar no pódio entra com tudo para representar o Brasil 48ª edição da WorldSkills International, programada para acontecer em Shanghai, China, de 22 a 27 de setembro de 2026.
O resultado só será revelado no dia 28 de setembro, durante o encerramento oficial da etapa nacional da WorldSkills, que acontece em Brasília – DF.
E o objetivo desse time? O mundial, claro!
x
x
E pra deixar a galera no clima, rolou ainda uma conversa muito especial com a Ana D'Espindula – a mãe do Gabriel D'Espindula, egresso do Senai Paraná que conquistou o Ouro na WorldSkills International de 2011, em Londres, e tornou-se o melhor do mundo em Eletrônica, segundo o ranking da WS daquele ano. Só podia ser aluno do Senai Paraná! 😊
x
“Eu me sinto muito próxima de vocês e me sinto muito feliz em participar desse momento. Eu me sinto muito honrada em fazer parte dessa equipe e que essa energia caminhe junto com vocês. Vocês hoje fazem parte de uma equipe grandiosa e que está trabalhando para que a competição aconteça e o resultado venha junto com vocês. Parabéns por estarem aí. Com certeza vamos nos ver em breve”, disse Ana aos competidores.
x
x
Com histórico de bons resultados, Senai Londrina vem com tudo para a # 53 – Computação em Nuvem
“Estou cercado das melhores pessoas que eu poderia ter ao meu lado. O Thiago Rocha de Araújo e o Leandro Ribeiro Moreira estão comigo o tempo todo, me orientando, me apoiando — especialmente agora, nessa reta final com foco total no nacional. É hora de concentrar tudo, dar o máximo, porque estou ao lado dos melhores e sei que preciso estar entre os melhores também. A medalha de ouro é o meu objetivo e com essa equipe ao meu lado, eu acredito mais do que nunca que isso é possível”, diz Gabriel Henrique Gobato de Oliveira, aluno do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas no Senai em Londrina, e competidor da # 53 – Computação em Nuvem.
x
x
Gabriel segue os passos do seu antecessor, Thiago Rocha de Araújo, que representou o Brasil no último mundial em Lyon, e do antecessor de Thiago, Leandro Ribeiro Moreira, vice-campeão mundial na mesma modalidade durante a edição de 2019 da WorldSkills, realizada na Rússia.
Tecnologia de Energia Verde e Construção em Alvenaria também estão de olho no pódio
Quem também segue em ritmo acelerado é Leandro Lavezo Junior, do Senai Maringá que compete na # 62 – Tecnologia de Energia Verde. “Estou muito confiante nessa reta final. Já conheci os outros competidores e, a partir daqui, é o momento de me dedicar ainda mais. Meu foco agora é garantir segurança na execução das provas, chegar preparado e conquistar o ouro”, diz Leandro, que tem a opinião compartilhada por Davi da Silva Aleixo Ignácio, do curso Técnico em Edificações, do Senai Campus da Indústria e competidor da # 20 - Construção em Alvenaria.
“O curso técnico tem uma ligação direta com a competição, principalmente pelo uso de ferramentas e conteúdos que são aplicados no dia a dia da modalidade. Minha meta é o ouro. Esse sonho vive em mim há muito tempo. Sei que a caminhada não é fácil e vai ser uma disputa intensa, mas eu acredito em tudo que treinei, no apoio que recebi, no quanto evoluí e estou pronto para dar o meu melhor e trazer esse ouro pra casa, porque quando a gente acredita, luta e sente de verdade, a chance vira conquista. E eu estou indo para conquistar”, afirma Davi.
x
x
Os competidores retornam agora para as suas cidades e seguem firmes na reta final de treinamentos intensivos ao lado dos seus técnicos treinadores, prontos para as provas da etapa nacional da WorldSkills.
Leia aqui: Descubra como foi o primeiro dia do 2º encontro da delegação paranaense da WorldSkills
x
Confira o calendário da etapa nacional da WorldSkills:
AGOSTO: 25 a 29
#05 Desenho Mecânico em CAD | online
#17 Tecnologias WEB | online
#53 Computação em Nuvem | online
- SETEMBRO: 01 a 05
#04 Mecatrônica | São Paulo – SP
#06 Tornearia CNC | Santa Bárbara D'Oeste – SP
#07 Fresagem CNC | Santa Bárbara D'Oeste – SP
#09 TI Soluções de Software | São Caetano do Sul - SP
#20 Construção em Alvenaria | Jandira - SP
#32 Confeitaria | São Paulo - SP
#33 Tecnologia Automotiva | São Paulo - SP
#01 Mecânica industrial | Osasco - SP
#10 Soldagem | Osasco - SP
#18 Instalações elétricas | Osasco - SP
#21 Sistemas Drywall | Osasco - SP
#52 Tecnologia Laboratorial Química | Osasco - SP
#62 Tecnologias de Energia Verde | Osasco - SP
- SETEMBRO: 08 a 12
#21 Sistemas Drywall | Betim - MG
#48 Indústria 4.0 | Contagem - MG
- SETEMBRO: 23 a 28 | Centro Convenções Ulysses Guimarães | Brasília - DF
#08 Desenvolvimento de Aplicativos Móveis
#12 - Revestimentos Cerâmicos
#16 - Eletrônica
#19 - Controle Industrial
#23 - Robótica Móvel Autônoma
#31 - Tecnologia da Moda
#50 - Arte Digital 3D para Jogos
#54 - Segurança Cibernética
#55 - Tecnologia da Água
#57 - Manufatura Aditiva
#58 - Construção Digital - BIM
#59 - Tecnologia em Design Industrial
#60 - Tecnologia Optoeletrônica
#63 - Integração de Sistemas Robóticos
Sobre a WorldSkills
A WorldSkills, maior competição mundial de profissões técnicas, testa habilidades individuais e coletivas de jovens de até 25 anos recém-formados ou que estão cursando a educação profissional. Durante as provas, eles realizam uma série de tarefas de alto nível técnico e dentro de padrões internacionais de qualidade.
O torneio, criado em 1950, é uma oportunidade para os países prepararem as instituições de ensino e a força de trabalho para as novas tecnologias do mundo do trabalho, já que as ocupações e as provas da competição são regularmente atualizadas.
O Brasil teve sua primeira participação em 1983 e é uma das referências no torneio. A seletiva nacional define os competidores que representarão o país no torneio global.
A 47ª edição ocorreu em Lyon, França, de 10 a 15 de setembro de 2024, com a participação de 1.400 competidores de 69 países. A competição abrangeu 62 modalidades, cobrindo uma ampla gama de indústrias e áreas de formação profissional.
A 48ª edição da WorldSkills está programada para ocorrer em Shanghai, China, de 22 a 27 de setembro de 2026. Espera-se a participação de aproximadamente 1.300 competidores de mais de 60 países e regiões. Embora o número exato de modalidades ainda não tenha sido divulgado, tradicionalmente a competição abrange mais de 60 ocupações técnicas. Detalhes adicionais serão anunciados conforme o evento se aproxima.
Leia também:
Jovem competidora se destaca na robótica e incentiva mulheres na tecnologia
Isabella Kozak: a jovem competidora que representa o futuro da Tecnologia da Água
Já estamos de olho em Shanghai, 2026
Delegação Paranaense realiza o 1° encontro preparatório da WorldSkills 2025




_269123_img.png)