GERAL

Nos dias 24 e 25 de agosto, o Brasil participa da Samsung Skills, competição mundial da Samsung com desafios reais ligados à área de tecnologia, como forma de simulado e preparação internacional para a WorldSkills Competition (WS), maior competição de educação profissional do mundo que reúne, a cada dois anos, alunos de mais de 60 países e que, em 2022, será realizada na cidade de Shangai, na China.

Na Samsung Skills o Senai Paraná representa o Brasil na modalidade #53 - Computação em Nuvem, competindo com Japão, Rússia, Singapura, China Taipei e Coreia. Thiago Rocha de Araújo, atleta de WorldSkills pelo Senai Paraná em Londrina, foi classificado em 1º lugar para representar o Brasil nesta competição. O desafio é implantar um projeto de infraestrutura em nuvem, seguindo os padrões da qualidade da indústria, com objetivo de manter uma boa performance em casos de grandes cargas de acesso, além de manter o sistema resiliente em caso de erro.

“Estamos orgulhosos de termos o Thiago participando e representando o Brasil nesta etapa do desafio. Certamente o trabalho de toda a equipe, o processo de desenvolvimento das habilidades e todo o talento do Thiago são pontos chave nesse resultado, e esperamos avançar ainda mais”, destaca Jacielle Feltrin, Gerente de Educação e Negócio do Sistema Fiep.

A competição ocorre de maneira remota em ambiente monitorada com câmeras para visualização do competidor. Ao todo, serão 8 horas de prova, divididas entre os dias 24 e 25 de agosto, das 19h às 23h.

“Esta é a minha primeira competição internacional. Estou confiante e darei o meu melhor para fazer um bom trabalho. Para nós, atletas de WorldSkills, competições como estas são de grande importância, principalmente para testar as nossas habilidades e conhecimentos, além da experiência com uma prova diferente e com competidores de outros países”, comenta hiago que é campeão paranaense da WorldSkills na modalidade Computação em Nuvem.

Gabriel Galdino, Técnico do Senai Paraná na etapa nacional da WorldSkills, destaca a relevância deste tipo de competição como parâmetro para o desenvolvimento dos alunos da educação profissional no Estado. “Estar na Samsung Skills mostra a qualidade de ensino que temos, com profissionais qualificados e que estão preparados para servir da melhor maneira a nossa sociedade. Eventos deste porte são importantes não somente para a integração dos competidores, contato com diferentes culturas e novas tecnologias, mas para avaliarmos como o Brasil está em relação aos outros países, no ajudando a melhorar ainda mais o nosso nível de entrega de educação profissional para as indústrias”, diz.

A Samsung Skills é uma divisão da Samsung Electronics criada com objetivo de aprimorar as habilidades profissionais de jovens especialistas, com objetivo de torna-los competidores e campeões da WorldSkills que tem a Samsung como seu maior patrocinador e incentivador do movimento. O resultado da Samsung Skills será divulgado no dia 31 de agosto e a premiação ainda não foi informada.

Topo

Cadastre-se para receber nossas novidades

Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.