ETAPA SHANGHAI

Chegou ao fim hoje, 1º de outubro, a etapa semifinal da WorldSkills International (WSI) na ocupação de Manufatura Integrada, sediada na unidade CIC do Senai Paraná. A delegação de São Paulo foi a grande vencedora, garantindo vaga na eliminatória que vai decidir o representante do Brasil no mundial de 2022 na cidade de Shangai, na China. 

Vinicius Correa Ribeiro, Ouro nesta semifinal, destaca a infraestrutura do Senai Paraná para sediar o evento. “Trabalhar na indústria e no Senai é lago que nenhum lugar explica. A infraestrutura do Senai Paraná é perfeita. Não tivemos nenhum problema e conseguimos fazer a modalidade acontecer e atender a todas as nossas necessidades. Agora, é ganhar a eliminatória e representar muito bem o Brasil no mundial”. 

A unidade CIC do Senai Paraná já foi sede nacional de várias ocupações desta importante Olimpíada do Conhecimento em anos anteriores e, de todas as 56 ocupações da WorldSkills, a Manufatura Integrada é a que mais exige máquinas, equipamentos e laboratórios para a competição. “Fomos escolhidos para sediar esta semifinal justamente por atendermos todos os requisitos exigidos para a modalidade como, máquinas para programação de controle numérico por computador (CNC), máquinas convencionais como torno e fresadora, laboratório de solda, dobradeira, guilhotina, impressora 3D, entre outras”, explica Marcos Pires, delegado técnico do Senai Paraná para a WorldSkills e que atuou como júri presidente nesta competição. 

Para esta modalidade, competiram as delegações dos estados de São Paulo, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. As equipes, compostas por três competidores cada, desenvolveram o protótipo de um projeto previamente determinado e comandado por controle remoto para executar desafios de carga em pista com obstáculos e rampas. 

“Essa competição mostra a capacidade do Senai em preparar profissionais de excelência para a indústria”, destacou o Gerente Executivo de Educação Profissional e Tecnológica do Senai Departamento Nacional, Felipe Esteves Morgado, durante a cerimônia de encerramento. 

Baseada em sistemas de robôs, uso de esteiras transportadoras automáticas e controles numéricos por máquinas, a Manufatura Integrada é a união de várias tecnologias que tem por objetivo automatizar e facilitar a administração dos setores produtivos com total eficiência, pensando no melhor aproveitamento dos recursos disponibilizados, baixo custo de fabricação e em menor tempo de execução das atividades, evidenciando a realidade da indústria.  

A eliminatória final, prevista para acontecer em março de 2022, também no Senai CIC, em Curitiba, será realizada entre São Paulo (Ouro) e Mato Grosso (Prata), nesta semifinal. O projeto vencedor será levado para o mundial em Shangai, na China. 

Diego Henrique de Andrade Santos Siqueri, avaliador da ocupação para o Estado do Mato Grosso comenta sobre a participação da equipe na competição. “É sempre gratificante representar o nosso estado e acompanhar os nossos alunos nesta competição. Eu estive aqui no Senai Paraná em 2016, quando fomos campeões nacionais nessa mesma etapa, e fomos campeões mundiais em 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Áreas, nesta mesma ocupação. Aquele seletiva foi aqui no Senai Paraná e, por isso, eu tenho um carinho muito grande por esta unidade. Nunca vou esquecer esta casa e a oportunidade de estar aqui novamente trazendo mais resultado e buscando o ouro para representar o Brasil em 2022”. 

“Competições como essa trazem muitos benefícios para o Brasil, no sentido de novos processos técnicos e tecnologias quer podem ser internalizados dentro dos nossos cursos. Verificamos o que é realmente aderente à cultura brasileira e nossos professores estão sempre atualizados em relação à demanda e ao mercado”, comenta Anderson Garcia Scalassara, especialista em desenvolvimento industrial do Senai Nacional, que também destaca a atuação do Senai Paraná na WorldSkills. “No último evento mundial o Senai Paraná apresentou uma evolução muito grande em relação à participação dos projetos e competições. Até o momento, 100% dos participantes do Paraná trouxeram medalhas e isso é excelente. Isso mostra a competência do corpo técnico, das unidades, da gestão e de toda equipe no desenvolvimento desse projeto”, finaliza. 

Todas as fotos da competição e evento de encerramento estão disponíveis neste link.

 

Topo

Cadastre-se para receber nossas novidades

Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.