ETAPA KAZAN

Voltemos no tempo há exatos 7 anos. 2012. Foi neste período que, contrariando as mais pessimistas previsões, a vida de Leandro Ribeiro Moreira começou a tomar um rumo diferente sem que ele nem imaginasse. Com 16 anos, estudava no curso Técnico em Informática do Senai no Paraná. No término da capacitação, estava pronto para o mercado, mas sabia que precisava ir mais longe.

"Terminei o curso técnico junto com o Ensino Médio em 2013 e no começo de 2014 fui chamado para trabalhar nos laboratórios de informática do Senai", conta Leandro. Assim que começou a trabalhar, arrumava os computadores do local e teve um contato maior com a instituição, se interessando na WorldSkills - maior competição de educação profissional do mundo. "Fiquei sabendo da iniciativa quando estava fazendo o curso técnico e o coordenador comentou em sala que iria acontecer a seletiva estadual preparatória para 2015, mas acabei me interessando mais ainda em participar quando comecei a trabalhar, pois estava em contato direto com os atuais competidores e via como o processo de preparação era enriquecedor. Vi ali uma oportunidade de me preparar melhor para o mercado de trabalho", lembra. 

Depois de acompanhar de perto, decidiu, no fim de 2015, começar a treinar para a WorldSkills de Abu Dhabi, que aconteceria em 2017, na modalidade de Administração de Sistemas e Redes. "Infelizmente fiquei em segundo colocado na etapa estadual e não prossegui para etapa nacional". O resultado fez com que o aluno não desistisse e tivesse ainda mais força de vontade para correr atrás de seus objetivos. "Depois dessa seletiva, comecei a ajudar no treinamento dos próximos competidores. Em julho de 2018, Victor André da Cunha, Coordenador de Educação da unidade de Londrina (PR), ficou sabendo de uma nova modalidade da WorldSkills: Cloud Computing (Computação em Nuvem), e fez a proposta para que eu participasse dela. Sem pensar duas vezes, aceitei", lembra. 

Nessa modalidade, o aluno é responsável por arquitetar e implementar a infraestrutura de Tecnologia da Informação em um ambiente de nuvem pública, migrando o armazenamento externo e propondo a elasticidade de recursos com soluções que melhor atendam às necessidades das organizações.

Após muita dedicação e estudos, o competidor alçou voos cada vez mais altos e hoje faz parte de um seleto grupo de estudantes que representará a delegação brasileira na WorldSkills Competition em agosto, na Rússia. "A competição de Kazan veio para mudar minha trajetória profissional e toda minha vida. A sensação de estar classificado para a etapa mundial é das melhores. Saber que você está entre os melhores do mundo em sua ocupação traz mais confiança para o mercado de trabalho e também mostra que temos capacidade de chegar onde quisermos", constata.

Quanto às expectativas, o aluno conta que espera ter um bom desempenho. "Conseguir a medalha de ouro é meu objetivo, mas além de uma boa colocação espero que a competição me prepare melhor não somente para o mercado de trabalho, mas para a vida. Acredito que é um momento único que me fará querer mais do que eu posso".

Crédito: Cleber Patricio, da Inove Fotografia

Como tudo começou

Nascido em Jundiaí (SP) em 1996, o competidor se mudou para Londrina (PR) quando tinha apenas 3 anos e ali permaneceu com sua mãe, pai e irmã. Ele revela que foi a experiência de seu pai que fez com que ele escolhesse uma instituição renomada como o Senai para iniciar seus estudos rumo ao mercado de trabalho. "Meu pai se qualificou no Senai e teve ótimas oportunidades de trabalho, por isso queria isso para mim também. Ele sempre falava que eu iria fazer um curso do Senai. Decidi fazer quando comecei a trabalhar como menor aprendiz e vi que precisava aprender muito para crescer profissionalmente, então nesse momento decidi fazer o curso técnico em informática".

Com 23 anos, o aluno conta que o Senai fez muita diferença em sua vida. "Me proporcionou uma qualificação, uma profissão, várias oportunidades e continua e proporcionando tudo isso. O nome e a qualidade do Senai já me abriram muitas portas". Quando perguntado sobre o futuro, Leandro conta que seu sonho é poder viver bem com sua família e ter condições de viajar para todos os lugares do mundo. "Quando tenho oportunidade gosto de viajar e conhecer novos lugares".

Que a Rússia seja só o primeiro voo de muitos! Boa viagem, Leandro.

Topo

Cadastre-se para receber nossas novidades

Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.