ETAPA SHANGHAI

Patrick de Lima Gomes, considerado o melhor profissional de nível técnico do estado na área da Engenharia de Moldes para Polímeros, conquistou nesta sexta-feira, 11 de março, na cidade de Joinville (SC), a segunda melhor posição nacional, colocando o Paraná como referência entre os três melhores do Brasil neste importante segmento industrial, atrás apenas de São Paulo e à frente de Santa Catarina. 

A conquista faz parte da eliminatória final que definiu o representante brasileiro na ocupação #43 – Engenharia de Moldes para Polímeros para a 46ª WorldSkills International, programada para acontecer de 12 a 17 de outubro no Centro Nacional de Exposições e Convenções em Shanghai, na China. 

“A semana de competições entre os melhores do Brasil foi muito acirrada e, mesmo assim, conquistamos a inédita medalha de prata, confirmando nossa excelência nos cursos voltados para a área de ferramentaria e marcando mais uma vez a presença do Senai Paraná no pódio”, comemora o delegado técnico do Senai Paraná para a WorldSkills, Marcos Pires. 

“Sem dúvidas ter participado da WorldSkills foi algo que mudou a minha vida. Sou grato ao Senai e ao professor Adriano Marlon por esta oportunidade. O conhecimento adquirido é único”, diz Patrick. “A semana da competição foi emocionante. Procurei planejar a minha estratégia calculando também a minha margem de erro, pois dependendo do local do molde, a tolerância na medida é mínima, de apenas 0.01mm. Foi algo muito exaustivo, mas que valeu cada segundo", finaliza o Técnicos em Mecânica formado pelo Senai Paraná. 

A seletiva nacional para esta modalidade aconteceu na semana de 7 a 11 de março, na cidade de Joinville (SC), entre os Estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina. 

Saiba como funciona a Engenharia de Moldes para Polímeros 

Engenheiros de fabricação em plástico produzem matrizes para a produção de partes plásticas em massa ou por amostragem, a partir de desenhos técnicos ou suas especificações. Esta é uma área complexa e que exige muita precisão, uma vez que os componentes de plástico produzidos são utilizados em diferentes tipos de indústrias, como telecomunicações, médica, aeroespacial e de automóveis, eletrodomésticos, automação em escritórios, entretenimento e eletrônica. 

O design e o processamento do molde são realizados com a ajuda de sistemas de software como CAD/CAM e a maioria do processo de usinagem é feito com CNC (Comando Numérico Computadorizado). Os moldes completos são instalados em uma máquina de moldagem por injeção, que fabricará os produtos de plástico. 

Os diferentes requisitos para cada aplicação geram desafios para o profissional, incluindo a modelagem do produto, o design do molde para o polímero, a fabricação, a inspeção e a solução de problemas antes da produção em escala. 

Para os profissionais que desejam ingressar neste mercado, o Senai Paraná está com inscrições abertas para os Cursos Técnicos em Mecânica, Mecatrônica e Eletromecânica, abrindo oportunidades de conhecimento e interação em diferentes áreas dentro das indústrias instaladas no estado. Para saber mais, acesse o site: senaidofuturo.com.br. 

Topo

Cadastre-se para receber nossas novidades

Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.