ETAPA SHANGHAI

Dois mil e vinte e dois poderá ser considerado o ano da vitória para 20 profissionais formados e treinados pelo Senai Paraná. Eles vão disputar, entre os meses de janeiro, fevereiro e março, uma vaga para representar o Brasil na maior competição profissional de nível técnico do mundo, a WorldSkills International (WSI), que vai acontecer em outubro, na cidade de Shanghai, na China. 

Todos já são medalhistas de Ouro na etapa estadual da competição e já integram o seleto grupo de brasileiros listados entre os melhores profissionais do estado em áreas como Arte Digital 3D para games, Robótica Móvel, Computação em Nuvem, Gestão de Sistemas de Redes TI, Cyber Security, TI Solução de Software, Web Design, Aplicativos para Celular, Tecnologia da Moda, Tecnologia em Laboratório Químico, Tecnologia da Água, Fresagem CNC, entre outras. 

“A delegação do Paraná é grande e com certeza vamos colher muitos frutos e continuaremos colecionando muitas medalhas. Certamente teremos o Paraná representando o Brasil no mundial do próximo ano”, explica Marcos Pires, delegado técnico do Senai Paraná para a competição. 

Em janeiro, a disputa começa forte com sete ocupações para o Paraná. Entre elas, a #53 - Computação em Nuvem e # 23 - Robótica Móvel. Para a modalidade 53, a aposta do Senai Paraná está em Thiago Rocha de Araújo, de Londrina. Ele é campeão paranaense da WorldSkills e também campeão da Samsung Skills, competição mundial que apresenta desafios reais ligados à tecnologia e serve com uma etapa preparatório para o mundial de 2022. 

Já para a ocupação #23, as fichas estão com a dupla Felipe dos Santos Ferreira e Endyeumara dos Anjos Raimundo, de Curitiba. Desde 2019, quando conquistaram o Ouro na seletiva estadual da WorldSkills para a Ocupação de Robótica Móvel, Felipe e Endyeumara, egressos do curso Técnico em Mecatrônica e Aprendizagem Industrial em Mecânica, por meio da Unidade CIC, já são considerados os melhores profissionais de nível técnico do estado para esta profissão. Em 2021, conquistaram o ouro na semifinal disputada na cidade de Lauro de Freitas (BA) e entraram para o seleto grupo de brasileiros listados entre os melhores profissionais técnicos do País em Robótica Móvel. 

Pires explica que para a final, em fevereiro de 2022, a preparação da dupla de competidores foi intensificada. “Eles precisaram se adaptar às novas regras e ao novo descritivo técnico internacional da ocupação, que passou por atualizações e ficou ainda mais tecnológico e automatizado. Já reunimos os nossos especialistas e definimos o nosso plano de trabalho e estratégias de competição para garantirmos essa vaga na copa do mundo de profissões da China”, diz.  

Para disputar a final e conquistar a vaga para Shanghai, o robô utilizado pela dupla foi reconstruído e atualizado, conforme os padrões do novo descritivo técnico do mundial, incluindo o sistema de programação que foi modernizado pela organização do evento internacional. 

Outras grandes apostas do Senai Paraná são João Alexandre Caroleski Fogaça, ouro na etapa estadual para a ocupação #45 - Modelagem de Protótipos e, Anne Louise Paiva Calamucci, ambos de Curitiba. Ane compete na modalidade # 50 - Arte Digital 3D para games e já é medalhista de ouro na WorldSkills Américas de 2021 e medalhista de ouro nas etapas estadual e nacional da WSI. 

“Tecnicamente, Anne já é a número 1 do Brasil para a WSI de 2022 na China. No entanto, em decorrência da pandemia, o calendário do evento sofreu diversas alterações fazendo com que Anne tenha que disputar, em fevereiro do próximo ano, uma nova eliminatória final com a competidora do Rio de Janeiro, medalhista de prata da etapa nacional”, diz Pires. “Essa nova eliminatória faz com que os competidores se mantenham em constante treinamento e atualização; além disso, possibilita ao Brasil enviar para o mundial o profissional que permanece mais bem preparado e qualificado para representar o país na sua ocupação profissional”, explica o delegado técnico. 

“Me sinto preparada e confiante para representar pela primeira vez o nosso país internacionalmente na ocupação de Arte 3D para jogos. Estou em treinamento e competindo desde 2019, quando ganhei a estadual paranaense e posteriormente em 2020 a competição brasileira. Chegou o momento de mostrar para o mundo que estamos trabalhando duro e a nossa vontade de superar os desafios é grande”, diz Anne. 

O calendário de competições segue até o final do mês de março, quando o Senai Paraná terá a lista completa de quantos profissionais de nível técnico irá levar para representar o Brasil no mundial de profissões durante o mês de outubro, em Shanghai. 

 

Unidade do Senai em Curitiba irá sediar duas eliminatórias finais da competição, em março de 2022 

A unidade CIC do Senai Paraná, que já é considera pela organização da WorldSkills um espaço de referência para o segmento técnico na área de Manufatura Integrada, por possuir instalações, máquinas e equipamentos de ponta, além de equipe técnica profissional altamente qualificada para o setor, vai sediar, em março de 2022, duas eliminatórias da etapa nacional da competição. 

De 14 a 19 de março acontece a disputa que vai definir o represente do Brasil para a ocupação #52 – Tecnologia em Laboratório Químico e o Senai Paraná concorre com o profissional Daniel Haidamacha Fagundes. Na semana seguinte, de 21 a 26 de março, será a vez da eliminatória na ocupação #55 – Tecnologia da Água, com Victor Lucas Mamede. Ambos já são medalhistas de ouro na etapa estadual da competição e se venceram nesta eliminatória conquistam a classificação para o mundial em Shanghai.

 

Há dez anos, Senai Paraná revelou o melhor do mundo em Eletrônica   

Em 2011, Londres foi sede da WorldSkills International (WSI) e, entre tantos competidores, Gabriel D’Espindula representou o Brasil na modalidade de Eletrônica. Com muito foco e determinação, ele conquistou o Ouro e tornou-se o melhor do mundo nesta modalidade técnica profissional. Dez anos depois, Gabriel, mora em Gotemburgo, na Suécia, e trabalha com software embarcado em equipamentos médicos. “Enquanto vocês dormem alguém no Japão está treinando. Para o dia da competição, eu diria para não subestimar as tarefas que parecem fáceis, porque são nessas que todo mundo vacila”, alerta o campeão mundial revelado pelo Senai Paraná. 

Sobre a WorldSkills International: 

 A WorldSkills International (WSI) é a maior competição de educação profissional do mundo, reunindo os melhores alunos de mais de 60 países. Com desafios em 52 modalidades diferentes, o evento, que acontece a cada dois anos, tem como objetivo promover o desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes de ensino técnico, aprimorando habilidades e competência, além de auxiliar na conquista das melhores colocações no mercado da indústria brasileira e internacional. 

Topo

Cadastre-se para receber nossas novidades

Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.