ETAPA KAZAN

Projetar, instalar e manter jardins e áreas jardinadas dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade da indústria. Esta é a missão de Bruno de Souza Magalhães durante a competição mundial WorldSkills Kazan, de 22 a 27 de agosto. O estudante, que representará o Brasil na modalidade de Jardinagem e Paisagismo, terá que criar todo um jardim em até 20 horas, mesclando a natureza com as criações do homem de forma harmoniosa. Na disputa, o aluno escolhe desde as plantas serão usadas até que cenário produzirá – seja ele com bancos, deck de madeira ou lago artificial. 

O gosto por construir, projetar e prototipar, segundo Bruno, vem de criança. “O Senai sempre foi minha segunda casa. Estou há 6 anos na instituição e já fiz vários cursos, entre eles o Técnico em Mecânica, Operador de Inspeção de Qualidade, Soldagem e Marcenaria de Móveis. Durante o curso de Marcenaria, me identifiquei muito e até hoje faço disso minha profissão e meu hobby. Fui competidor na categoria de Marcenaria de Estruturas nas Olímpiadas do Conhecimento e atingi o terceiro lugar na fase nacional. Depois disso, me convidaram para representar o Brasil na modalidade que estou hoje”, lembra. 

Nascido no bairro Costeira, em São José dos Pinhais, o estudante entrou no curso técnico do Senai quando cursava o Ensino Médio no Sesi, com 15 anos. “Comecei a trabalhar logo após finalizar o Ensino Médio e dois anos depois de entrar na instituição fiquei sabendo da WorldSkills”, conta. Com garra e determinação, Bruno conquistou os primeiros lugares na fase estadual e nacional e embarca no próximo dia 22 para Kazan, na Rússia. 

“O Senai fez e faz muita diferença na minha vida, abrindo diversas oportunidades. Com o Senai aprendi e aperfeiçoei técnicas e habilidades, me tornando um profissional em várias áreas”, diz.  Entre suas realizações, está o trabalho na Boulle Móveis de Fundamento. “Lá, trabalho fazendo o que eu gosto. É muito bom poder representar a empresa, o Senai e o Brasil nessa etapa mundial. É uma experiência única e uma honra representar o país”, esclarece. Além da empresa, suas motivações são sua família e sua namorada, que dão força e apoio para conquistar uma boa colocação na competição. 

Quanto à Kazan, Bruno ressalta que vai em busco do ouro. “É muito gratificante saber que você é o melhor no que faz e que tem a chance de mostrar isso ao mundo. Espero dar o meu melhor para conseguir a medalha de ouro”, torce.

Topo

Cadastre-se para receber nossas novidades

Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.