ETAPA KAZAN

Ser campeão mundial na WorldSkills, maior competição de educação profissional do mundo, e ter sucesso na carreira profissional. Este é o sonho de Thiago Felipe Salkovski, representante brasileiro no evento mundial que acontecerá em Kazan, na Rússia, de 22 a 27 de agosto. O competidor da unidade do CIC, que participará na modalidade Tecnologia da Água (Water Tecnology), conta que descobriu a WorldSkills ao entrar no Senai. “Eu fiquei sabendo da competição por divulgações dentro da minha unidade e decidi participar porque enxerguei uma oportunidade única de aprendizado e crescimento profissional”, esclarece.

Na modalidade Tecnologia da Água, o estudante trabalha com o fornecimento de água e no tratamento de águas residuais, desempenhando uma série de funções técnicas e de gerenciamento envolvendo a mecânica, química e automação. “Participar e ganhar na competição nacional é uma sensação incrível, percebo que todo o esforço e dedicação no treinamento valeram a pena. Agora é treinar e me dedicar cada vez mais para poder trazer uma medalha da etapa mundial”, torce.

Aprendizado além da sala de aula

O aluno, nascido em Curitiba e residente da área rural de Araucária (PR), enfatiza que o conhecimento do Senai veio do seu pai. “Descobri a instituição pelo meu pai, que antigamente fez um curso. Decidi fazer o técnico em Química pois gostaria de estar mais qualificado na minha área e estar mais preparado para o mercado de trabalho”, lembra. Antes de entrar na instituição, o estudante já trabalhava no setor laboratorial da empresa Furukawa Eletric Latam, localizada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

Com o Senai, Thiago conta que obteve um grande aprendizado técnico e pessoal. “O Senai me fez acreditar cada vez mais no meu potencial, me transformando numa pessoa mais focada e competitiva, me ajudou a buscar o melhor e a fazer o meu melhor. Isso me proporcionou grande aprendizado pessoal e resultados positivos na minha carreira profissional, sendo uma, a oportunidade de participar da WorldSkills”, enfatiza.

Sobre as pessoas que ajudaram nesta caminhada, o estudante conta que é difícil escolher uma única pessoa. “Eu considero um trabalho em conjunto da minha família. Meu pai sempre acreditou em mim e no meu potencial para a realização de mais uma conquista”, revela.  Além disso, o aluno conta com o apoio dos amigos e professores, que estão sempre o incentivando e aconselhando. “Espero fazer um bom trabalho, aplicando todos os meus conhecimentos e técnicas adquiridos durante o treinamento para poder sair de lá com a medalha de ouro. Será uma experiência enorme conhecer pessoas de culturas diferentes”.

Topo

Cadastre-se para receber nossas novidades

Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.