ETAPA SHANGHAI

A contagem regressiva começa. O coração dispara. Cada movimento faz a diferença.

Para muitos, essa cena lembra um campeonato esportivo; e de fato é. Mas também pode ser o clima de uma competição técnica. Para Rafael Ferreira, 19 anos, competidor da ocupação #59 – Design Industrial, as duas experiências se misturam. Faixa preta de judô e com mais de 40 medalhas em diferentes modalidades esportivas, Rafael agora leva toda a disciplina do esporte para a etapa nacional da WorldSkills, que acontece de 22 a 29 de setembro, em Brasília.

De Curitiba para o Brasil

Formado no curso Técnico em Mecatrônica no Senai Dr. Celso Charuri, em Curitiba, Rafael conta que foi descoberto quase que por acaso.

x

“Meu professor, na aula de eletrônica, me viu desenhando e achou que eu desenhava bem. Ele me indicou para participar da competição. Passei na fase estadual e agora estamos prontos para a fase do nacional.”

x

A descoberta virou caminho. Hoje, Rafael é um dos representantes do Paraná em uma das modalidades mais criativas da WorldSkills.

x

x

O desafio da criação

Na #59 - Design Industrial, Rafael explica que os competidores precisam transformar um produto existente em algo totalmente novo. É técnica, mas também é imaginação.

x

“A prova pode pedir qualquer coisa: uma tesoura tecnológica, um celular, um micro-ondas… Eu tenho que criar um design novo, modelar em 3D, fazer acabamento, criar um vídeo promocional e vender a ideia. É muito de criatividade, mas também de disciplina para seguir todos os passos com excelência.”

 x

O lado atleta

Desde pequeno, Rafael sempre foi competidor: já praticou judô, muay thai, capoeira, jiu-jitsu, futebol e vôlei. No currículo, são 48 medalhas conquistadas, sendo 35 só no judô.

Essa vivência moldou a forma como ele encara desafios.

x

“Todo aquele sentimento de competição, de ficar nervoso no começo, de achar que alguma coisa vai dar errado… Eu já passei várias vezes no judô e em outros campeonatos. Então hoje eu entro mais preparado. É um nervosismo bom, com gostinho de alegria de estar competindo.”

x

x

Orgulho de ser Senai

Para Rafael, o Senai não só abriu portas, mas também revelou uma vocação.

x

“No ensino médio eu desenhava por desenhar, nem imaginava que ia gostar tanto. No Senai percebi que era algo que me fazia bem, que eu queria aprender mais. Foi aqui que descobri que esse poderia ser meu caminho de carreira.”

x

Olhando para o futuro

Depois de quase dois anos de dedicação aos treinamentos da WorldSkills, Rafael sonha em trilhar carreira na indústria, continuar estudando e transformar a paixão em profissão.

x

“O que eu mais espero é que tudo dê certo e que depois da competição eu consiga trilhar minha carreira.”

x

x

Mais que medalhas

Do tatame para o laboratório, da luta para o design, Rafael mostra que ser competidor é muito mais do que buscar pódios: é transformar disciplina em oportunidade, e sonhos em futuro.

Na WorldSkills, ele carrega não apenas o orgulho do Paraná, mas a certeza de que cada projeto, assim como cada luta, é uma conquista em si.

E deixa um conselho para outros jovens que ainda estão em dúvida sobre o futuro:

x

“Fazer um curso técnico me ajudou a decidir se era isso mesmo que eu queria. Você experimenta várias áreas, descobre o que gosta de verdade e já se prepara para o futuro. É um tempo que vale a pena, porque te dá clareza antes de escolher uma carreira.”

x

x

Em Brasília, Senai Paraná participa em 14 ocupações técnicas, reafirmando sua excelência na formação de jovens talentos e consolidando o estado como um dos grandes protagonistas da educação profissional no país.

Confira as ocupações com a presença do Senai Paraná na disputa pela vaga no mundial em Shanghai:

 

🗓️ 24 a 28 de setembro - 📍 Centro de Convenções Ulysses Guimarães | Brasília – DF

#08 Desenvolvimento de Aplicativos Móveis

#12 Revestimentos Cerâmicos

#16 Eletrônica

#19 Controle Industrial

#23 Robótica Móvel Autônoma

#31 Tecnologia da Moda

#50 Arte Digital 3D para Jogos

#54 Segurança Cibernética

#55 Tecnologia da Água

#57 Manufatura Aditiva

#58 Construção Digital - BIM

#59 Tecnologia em Design Industrial

#60 Tecnologia Optoeletrônica

#63 Integração de Sistemas Robóticos

x

Assuntos relacionados:

x

Você também pode gostar de:

Topo

Cadastre-se para receber nossas novidades

Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.