ETAPA SHANGHAI

São duas horas de estrada, ida e volta, todos os dias. De Quitandinha, município da região metropolitana de Curitiba, até o Senai Dr. Celso Charuri, em Curitiba, são cerca de 140 km percorridos diariamente. Esse é o caminho de Silvio Emanoel Expedito Lechinovski, competidor da ocupação #16 – Eletrônica, para transformar seu sonho em realidade.

Aos 19 anos, Silvio representa muito mais do que talento técnico: ele é símbolo da dedicação, da persistência e do amor pelo que faz.

Uma oportunidade que mudou tudo

Silvio entrou no curso Técnico em Mecatrônica em 2022, pelo programa de gratuidade do Senai Paraná. Logo chamou a atenção dos professores e recebeu o convite para participar da WorldSkills.

x

“O professor me convidou para participar da seletiva estadual na Eletrônica e para mim foi uma baita oportunidade. Aceitei na hora, sem pensar duas vezes. É uma área que eu gosto bastante. Passei pela fase estadual, comecei a treinar mais ainda e foi assim que cheguei até Brasília.”

x

Hoje, além da preparação para a competição, Silvio já está contratado por uma multinacional, um passo importante em sua trajetória profissional.

x

x

Quitandinha no coração: Silvio Lechinovski está escrevendo a própria história

Por trás do competidor disciplinado, existe um jovem de raízes fortes. Quem é o Silvio?

x

“É um menino sonhador, que sempre corre atrás do que quer. Lá na minha cidade, sou simples: gosto de pescar, de ficar com a família… esse sou eu”, responde com um sorriso discreto.

x

Essa simplicidade contrasta com a rotina puxada. Até quatro horas por dia dentro do transporte metropolitano para estudar e treinar. Mas, para ele, tudo isso é passageiro.

x

“De começo é puxado, mas o resultado vem rápido. Logo você consegue mudar seu estilo de vida, encontrar condições melhores. Por isso digo: corram atrás dos seus sonhos. Entendam que é só uma fase da vida. Nada disso é obstáculo.”

X

Seguindo um legado de ouro

Silvio compete na mesma ocupação em que Gabriel D’Espíndula, egresso do Senai Paraná que conquistou a medalha de ouro no mundial de 2011 em Londres e se tornou o melhor do mundo em Eletrônica, segundo o ranking da WorldSkills daquele ano. Para Silvio, essa referência é inspiração.

x

“Vi muito a história do Gabriel. Quando achei a placa de eletrônica dele no Senai, escrito o nome dele, já mandei foto pro meu professor e corri atrás de saber tudo da carreira dele. É uma história muito inspiradora.”

x

Agora, Silvio sonha em seguir esse caminho e conquistar a medalha de ouro no nacional, para depois buscar o mundial de 2026 em Shanghai.

x

x

Olhando para frente

Além do sonho de medalhas, Silvio já projeta o futuro.

x

“O que eu busco é engenharia. Acho muito bacana a questão de projeto, de criação. Também me vejo na área de ensino, passando adiante o que aprendi. É assim que me vejo daqui alguns anos.”

x

x

Uma história que inspira

Do interior do Paraná para o cenário nacional, Silvio mostra que esforço, dedicação e paixão pelo que se faz podem transformar realidades.

Na WorldSkills, ele não leva apenas sua bagagem de conhecimento técnico, mas também o orgulho da sua cidade, da sua família e do Senai Paraná. Um exemplo de que sonhos são possíveis quando se tem coragem de percorrer a estrada, todos os dias.

 

Assuntos relacionados:

x

Você também pode gostar de:

x

Confira as ocupações com a presença do Senai Paraná em Brasília na disputa pela vaga no mundial em Shanghai:

Em Brasília, Senai Paraná participa em 14 ocupações técnicas, reafirmando sua excelência na formação de jovens talentos e consolidando o estado como um dos grandes protagonistas da educação profissional no país.

🗓️ 24 a 28 de setembro

📍 Centro de Convenções Ulysses Guimarães | Brasília – DF

#08 Desenvolvimento de Aplicativos Móveis

#12 Revestimentos Cerâmicos

#16 Eletrônica

#19 Controle Industrial

#23 Robótica Móvel Autônoma

#31 Tecnologia da Moda

#50 Arte Digital 3D para Jogos

#54 Segurança Cibernética

#55 Tecnologia da Água

#57 Manufatura Aditiva

#58 Construção Digital - BIM

#59 Tecnologia em Design Industrial

#60 Tecnologia Optoeletrônica

#63 Integração de Sistemas Robóticos

Topo

Cadastre-se para receber nossas novidades

Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.