ETAPA KAZAN

Realizar atividades do dia a dia das profissões dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade da Indústria. Este é o desafio de jovens de mais de 80 nações das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul que batalham para participar a cada dois anos da WorldSkills Competition (WS), evento conhecido mundialmente por reunir os melhores profissionais técnicos de 56 modalidades.

Quem participa do desafio agrega diferentes experiências, conhecimentos e expectativas.  Além disso, tem seu trabalho sendo moldado pela excelência, inovação, parceria, justiça, integridade, diversidade e transparência. Mas, chegar lá não é fácil: os alunos precisam de anos de estudo e prática para vencerem e passarem pelas etapas estaduais e nacionais das olimpíadas de educação profissional de seus países e então competir na fase mundial. Assim, podem buscar medalhas nas modalidades que correspondem às profissões técnicas da indústria e do setor de serviços. 

Mais que uma competição, a WorldSkills tem como objetivo capacitar comunidades e ajudar a abastecer economias. "Habilidades podem mudar sua vida. Siga sua paixão, melhore suas perspectivas econômicas, faça a sociedade melhor", sugere o site do projeto. 

Quem pode participar?

O estudante precisa estar fazendo algum curso do Senai em áreas correlatas da modalidade que pretende concorrer. Além disso, a idade máxima permitida no ano da Etapa Estadual da WorldSkills Paraná é 20 anos (com exceção as modalidades Information Network Cabling, Mechatronics, Manufacturing Team Challenge, Aircraft Maintenance, Cyber Security, Cloud Computing e Water Technology, sendo permitido até 23 anos). 

Mas, você sabe como surgiu a WorldSkills?

Organizada pela Internacional Vocation Training Organization (IVTO), a WorldSkills International teve início em 1950, nas ruínas da Segunda Guerra Mundial. Na época, as economias de países europeus estavam devastadas, propiciando uma grande escassez de mão de obra hábil e a possibilidade de uma nova depressão econômica. Para oportunizar aos jovens a introdução no mundo das habilidades vocacionais, Francisco Albert Vidal decidiu criar um concurso de habilidades para a juventude da Espanha e Portugal. O evento foi modesto para os padrões atuais, mas fez nascer um movimento internacional sobre o assunto. 

Com o passar dos anos, a competição foi crescendo e em 1953 dois competidores da Alemanha, Grã-Bretanha, França, Marrocos e Suíça participaram do evento, aparecendo sem aviso prévio e pagando suas próprias despesas. Em 1958 a WorldSkills aconteceu fora da Espanha pela primeira vez: em Bruxelas, na Bélgica. A data marcou o início da expansão da WorldSkills pelo mundo. 

Brasil na WorldSkills

O Senai é a única instituição certificada no país para atuar na capacitação desse profissional. Com isso, o Brasil agrega atualmente 18 participações em WorldSkills e já conquistou 136 medalhas. Estudantes do Senai integram, desde 1983, a delegação brasileira que participa da competição. Segundo dados do Portal da Indústria, a primeira medalha conquistada por brasileiros na WorldSkills foi de prata na modalidade de Tornearia em 1989, na Inglaterra.

A melhor participação do Brasil na competição de São Paulo, em 2015, chegando a marca de 27 medalhas e da primeira colocação no ranking de países. Já em 2017, em Abu Dhabi, a delegação brasileira obteve o segundo lugar geral.

Paraná

O Senai Paraná bateu um recorde histórico na última Etapa Nacional da WorldSkills de 2018, conquistando 17 medalhas e 3 certificados de excelência ficando em segundo lugar no ranking nacional. Com isso, conquistamos 6 lugares para maior competição de profissões técnicas do mundo que acontecerá em Kazan, na Rússia. 

Pensando nisso, iniciar um curso Senai pode ser o primeiro passo para sua carreira de sucesso. Conheça nossas opções e faça o curso certo para você. Acesse www.cursocertosenai.com.br . 

* Informações retiradas do site oficial da WorldSkills e do Portal da Indústria.

Topo

Cadastre-se para receber nossas novidades

Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.