ETAPA SHANGHAI

O Senai Paraná levou bronze e ficou entre os três melhores do Brasil na área da Tecnologia em Laboratórios Químicos, atrás apenas de Pernambuco, com a prata e Bahia com o ouro. O resultado foi revelado nesta sexta-feira, 18 de março, durante cerimônia de encerramento da eliminatória nacional que definiu o representante brasileiro para a 46ª WorldSkills International, programado para acontecer de 12 a 17 de outubro no Centro Nacional de Exposições e Convenções em Shanghai, na China. 

Representado o Estado do Paraná, Daniel Haidamacha Fagundes disputou a vaga com os estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Tocantins, Bahia e Pernambuco. 

"Tenho a sensação de dever cumprido. Foi gratificante representar o Paraná nessa competição e agora me sinto pronto e preparado para seguir a minha carreira na área da química, sempre de portas abertas para o Senai e para a WorldSkills”, disse Daniel Fagundes, após classificar o Paraná entre os três melhores do Brasil na sua modalidade. 

“Foi uma semana intensa e de muito trabalho. Os competidores estavam muito bem-preparados e com nível técnico altíssimo. A definição foi no detalhe e com intercâmbio tecnológico muito rico”, diz Marcos Pires, delegado técnico do Senai Paraná para a WorldSkills. “Os competidores deram show e levam na bagagem todas as inovações tecnológicas que conseguiram compartilhar uns com os outros. Recepcionamos todas as delegações com excelência e nossa posição no pódio mostra que o Paraná está muito bem-preparado para desenvolver a área da química, que envolve muitos detalhes”, completou Pires. 

“Essa ocupação é muito importante para o Brasil e o Paraná está de parabéns. Nota-se pela escola e pela infraestrutura que o Estado é referência para o País. A equipe foi brilhante na competição”, diz Anderson Scarlassara, especialista de desenvolvimento industrial do Senai Nacional. “Todos as equipes foram muito profissionais e nós conseguimos escolher o nosso representante para Shanghai. A diferença de nota foi mínima e isso mostra que o Brasil está muito bem nessa modalidade profissional”, acrescenta. 

 

WorldSkills eleva o nível técnico e tecnológico do País 

“Participar da WorldSkills é uma maneira de trazer ao país background de melhores práticas e tecnologias aplicadas, além de verificar as nossas oportunidades de melhorias constatando, também, que estamos acompanhando a média mundial”, diz Scarlassara. “Sabemos que existe uma demanda grande do mercado na área de química e isso está alinhado totalmente com a indústria, com as nossas necessidades e demandas dentro do País”, finaliza. 

O Técnico em Química pode atuar em diferentes áreas da indústria, incluindo atividades de controle de processos industriais, laboratoriais e de qualidade de matérias-primas, insumos e produtos. “O mercado de tecnologia, de modo geral, está em franca expansão, não apenas no Brasil, mas a nível mundial. No Paraná temos algumas indústrias na área de química, indústrias importantes na área de cosméticos, na área petroquímica e na área de plásticos, todas apresentando demandas por profissionais qualificados na área de química”, explica Rodolfo Andrade, avaliador e treinador da WorldSkills para a modalidade. 

 

Senai é escola de oportunidades e Mundial de Profissões prepara para o mundo do trabalho 

Mundiais de profissões técnicas como a WorldSkills, são uma ótima oportunidade para o Paraná e o Brasil mostrarem ao mundo o valor dos seus profissionais e o peso da sua inteligência técnica em diferentes áreas do conhecimento. 

“O Senai é uma instituição com plenas condições de mostrar que os brasileiros também podem fazer bonito lá fora. Para a WorldSkills, nós trabalhamos com alunos de alto gabarito e de alto rendimento, com muita desenvoltura e expertise. Não é à toa que o Brasil é representado quase que totalmente pelo Senai neste tipo de mundial de profissões técnicas e estamos sempre ranqueados em altas posições, sempre entre os cinco melhores do mundo em termos de classificação geral”, explica Rodolfo Andrade. 

"O nome WorldSkills tem um peso muito grande e, no currículo, isso é fenomenal. Em comparação aos demais trabalhadores do mercado, a experiência que você adquire neste nível de competição promove um diferencial no sentido de habilidades práticas, conhecimentos, agilidade, vivências e experiências, que abrem muitas portas e o Senai te qualifica muito bem para isso”, afirma Daniel, que descreve a instituição como uma escola de experiências e oportunidades. “Eu acho que o Senai é aquilo: só quem viveu sabe. Ele tem o diferencial da vivência prática de muitas situações que você pode acabar encontrando durante a sua jornada como trabalhador da área. Ele dá uma base muito grande que, mesmo na graduação você não tem”, completa. 

“Mais do que uma oportunidade para vencer uma competição mundial ou ter uma medalha em casa, a WorldSkills habilita o ser humano para lidar com muitas coisas na vida. Os alunos que passam por esse processo saem com as hard skills no nível máximo de aperfeiçoamento e com as soft skills todas muito bem trabalhadas, porque não é fácil lidar com a pressão de uma competição, trabalhar com pessoas, entender divergências, resolver problemas e criar soluções para problemas complexos”, diz Andrade. “O Daniel, formado pelo Senai Paraná no Curso de Técnico em Química e hoje estudando em uma universidade pública e participando da WorldSkills, concluir esse processo com chances claras de excelente colocação profissional”, finaliza o treinador. 

Sobre a Tecnologia em Laboratório Químico 

A tecnologia em laboratório químico é composta por seis módulos da química, que podem resumir em três partes: analítica, síntese e extração. Na parte analítica o competidor deve fazer a determinação de um analito (substância ou componente químico) em uma amostra; na etapa da síntese, o competidor deve sintetizar algo e, na extração, deve extrair algum composto de interesse de uma matriz. 

A primeira edição de WorldSkills com a modalidade Tecnologia em Laboratórios aconteceu em 2019, em Kazan, na Rússia. Na ocasião, o Brasil conquistou a terceira posição no pódio, trazendo o Bronze para o país com uma competidora do estado da Bahia que segue novamente na representação nacional na edição de 2022 na China. 

“Foram dois anos intensos e de muito treinamento. Essa medalha representa muita coisa e o sentimento é de gratidão e de dever cumprido”, diz Fernanda do Amor Divino Cerqueira, competidora do Estado da Bahia que levou o ouro e a vaga para representar o Brasil em Shanghai. “O Paraná foi muito acolhedor e com uma rede de apoio que tornou a competição muito mais leve. Agora, o foco está em fazer o melhor e trazer o ouro para o Brasil”, finalizou.

Para saber mais sobre as habilidades e competências do Técnico em Química, o Senai Paraná oferece o Curso Técnico em Química nas modalidades presencial e semipresencial. Todas as informações estão disponíveis no site: senaidofuturo.com.br/cursos-tecnicos/

Clique aqui e confira a galeria de fotos da entrega da premiação. 

Topo

Cadastre-se para receber nossas novidades

Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.