ETAPA SHANGHAI

A semana de 07 a 17 de março começou agitada para o Paraná. A dupla do Senai Londrina, Carlos Eduardo dos Santos Vieira e Gustavo Domingos Rodrigues vem com tudo na eliminatória final dessa semana, na cidade de Maceió (AL), disputando vaga para representar o Brasil na ocupação #54 – Cyber Security, no maior evento de profissões técnicas do mundo, a WorldSkills International, programado para acontecer de 12 a 17 de outubro em Shanghai. 

“Essa é uma grande responsabilidade e estou muito contente de ter chegado nessa etapa da minha vida. Para mim, isso é uma grande realização. O Senai me deu muita força para estar aqui e eu vou dar o meu máximo para trazer essa medalha para o Paraná”, diz Carlos Eduardo, que tem a opinião compartilhada pelo colega de dupla, Gustavo Domingos. “Representar o Paraná e o Brasil é uma responsabilidade muito grande. Fico muito feliz em poder falar que eu estou participando disso e que eu vou trazer o ouro para casa. Estou empolgado e quero falar com orgulho que nós somos campeões”, acrescenta. 

“Na WorldSkills, nossos alunos competidores recebem treinamento para proteger redes de sistemas de computadores e impedir que, por meio de ciberataques, hackers acessem informações ou dados sigilosos como informações bancárias, financeiras, agências governamentais, empresas de saúde, entre outras”, explica Marcos Pires, delegado técnico do Senai Paraná para a WorldSkills. 

Além de Paraná e Distrito Federal, estão na disputa os estados do Alagoas, Minas Gerais, Pará, Santa Catarina e São Paulo. 

Nesta mesma semana, na cidade de Joinville, em Santa Catarina, Patrick de Lima Gomes disputa vaga com os estados de São Paulo e Santa Catarina para representar o Brasil na modalidade #43 – Engenharia de Moldes para Polímeros. 

Mercado busca por profissionais técnicos na área de TI – Paraná é o 5º no ranking de contratações  

De acordo com a Brasscom – Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, o Brasil forma, em média, 53 mil pessoas por ano com perfil tecnológico e, até 2025 o setor vai demandar 797 mil novos talentos.    

“A área de Segurança Cibernética está crescendo exponencialmente em todo o mundo. O trabalho envolve a instalação de firewalls e softwares de criptografia de dados para proteção de informações que podem ajudar a projetar e executar o plano de recuperação de desastres de uma organização, como restaurar sistemas de TI após uma invasão”, explica Pires. “Os profissionais precisam acompanhar os métodos mais recentes dos ‘invasores’ que desejam se infiltrar nos sistemas de computador e, por esse motivo, profissionais dessa área estão em grande demanda e muito disputados pelas organizações”, acrescenta. 

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o Paraná é o quinto no ranking na contratação de profissionais do setor de TIC, com 6.646 novas vagas geradas em 2021, atrás dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em relação ao gênero, o setor de TIC ainda empregou mais homens (3.499) do que mulheres (3.147).  

Curitiba é a primeira cidade que gerou mais vagas no estado na área de TIC, seguida por Maringá e Londrina. No Paraná, as novas contratações são predominantemente jovens profissionais na faixa de 18 a 24 anos (3.214), seguidos por profissionais de 25 a 29 anos (1.500) e de 30 a 39 anos (1.192).  

A maioria dos profissionais contratados ainda tem grau de formação superior incompleto. “Chama atenção os dados de escolaridade. O setor contrata mais mão de obra com ensino superior incompleto. Geralmente na economia aparece na liderança a contratação com ensino médio completo. Essa diferença pode indicar o problema da falta de mão de obra qualificada; as empresas estão contratando trabalhadores antes mesmo deles se formarem ou terem maior experiência no mercado de trabalho”, analisa o economista do Sistema Fiep, Thiago Quadros.  

Ao todo, o setor empregou 43.129 trabalhadores em 2021 no estado. 

 

Londrina é polo em Segurança Cibernética 

“Londrina integra um dos cinco polos da Academia de Segurança Cibernética do Senai Paraná e, dentro dele, temos vários cursos voltados para a área da segurança, tanto para blue team quanto para red team”, diz Gabriel de Oliveira Galdino, professor do Senai Paraná e expert treinador do Gustavo e do Carlos Eduardo para a WorldSkills. 

Galdino explica que o Senai Londrina está preparando uma trilha formativa para quem deseja se tornar analista de segurança cibernética. “Hoje, um profissional que deseja se tornar analista de segurança cibernética precisa realizar diversos cursos de formações profissionais e, para atender a essa demanda do mercado, o Senai Londrina está preparando uma trilha formativa, que vai da iniciação básica à cyber segurança, formando profissionais tanto em cursos técnicos quanto de aperfeiçoamento e qualificação", explica Galdino. 

Para fazer parte deste mercado, os profissionais podem iniciar a sua formação a partir de Cursos Técnicos nas áreas de Desenvolvimento de Sistemas 4.0, Redes de Computadores, além dos coringas Técnico em Informática e Técnico em Informática para Internet. A lista completa de cursos ofertados pelo Senai Paraná para a área de TI e segurança cibernética está disponível no site: senaidofuturo.com.br. 

Topo

Cadastre-se para receber nossas novidades

Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.