ETAPA KAZAN
O Senai Paraná acaba de conquistar as duas últimas vagas que irão compor a delegação brasileira participante do mundial de profissões técnicas WorldSkills Kazan 2019. Os alunos Thiago Salkovski, ouro na modalidade Water Technology, e Leandro Moreira, primeiro lugar na categoria Cloud Computing, se juntarão aos também vencedores do Senai Paraná Eduardo Felipe Benvegnir (Tecnologia Automotiva), Lucas Constancio Lenzi (Redes de Cabeamento Estruturado) e Isabele de Lara da Silva (Tecnologia da Moda) na viagem em agosto à Rússia.
Thiago Salkovski e Leandro Moreira, competidores do Senai CIC e Londrina, respectivamente, terão como foco a partir de agora se preparar para Kazan. Os participantes, assim como os outros três do Paraná, receberam acompanhamento, físico, psicológico e nutricional, além de treinamentos intensivos, monitorados por professores e especialistas em todo esse processo. O maior prêmio para esses jovens é uma carreira de sucesso garantida. Alcançar uma medalha no maior torneio de profissões técnicas do mundo faz a diferença no mercado de trabalho, comenta Marcos Pires, Delegado Técnico da equipe paranaense pela WorldSkills no Paraná. É a primeira vez que conseguimos emplacar 5 estudantes no mundial. Nossa melhor marca até agora havia sido 1, esclarece.
O momento, para Thiago, foi de provar a dedicação de meses de trabalho. O frio na barriga é indescritível!, relata. Já para Lucas, participar da seletiva foi uma oportunidade única. Todo o treinamento é desenvolvido em cima de cenários reais de grandes empresas, com isso me prepara melhor para a competição e também para o mercado de trabalho, lembra.
Entendendo as profissões
Computação em nuvem (Cloud Computing): responsável por arquitetar e implementar a infraestrutura de TI em um ambiente de nuvem pública, migrando o armazenamento externo e propondo a elasticidade de recursos com soluções que melhor atendam às necessidades das organizações.
Tecnologia da água (Water Technology): profissional que trabalha com o fornecimento de água e no tratamento de águas residuais, desempenhando uma série de funções técnicas e de gerenciamento envolvendo a mecânica, química e automação.
Redes de Cabeamento Estruturado: profissional que projeta e constrói uma rede física para comunicação de dados, por meio de cabos, permitindo a passagens de sinais elétricos e óticos.
Tecnologia da Moda: responsável por criar peças de roupas. As habilidades técnicas envolvidas incluem o design, modelagem, corte, e manufatura e finalização das peças de roupa.
Tecnologia Automotiva: este profissional sabe diagnosticar e reparar uma variedade de marcas de veículos envolvendo: motores, caixas de câmbios, eletroeletrônica embarcada, suspensão e freios.
Histórico
O Senai Paraná bateu um recorde histórico na etapa nacional (Olimpíada do Conhecimento) em 2018, conquistando 17 medalhas e 3 certificados de excelência na última edição nacional e ficando em segundo no ranking nacional.
Sobre a competição
Realizada a cada dois anos, a WorldSkills Competition, reúne, há 65 anos, jovens de mais de 60 países das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul. Famosa por reunir vencedores de olimpíadas educacionais nacionais, a disputa simula desafios para 56 profissões, que devem ser cumpridos dentro de padrões internacionais de qualidade.
Topo

Cadastre-se para receber nossas novidades

Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.