ETAPA SHANGHAI

Na semana de 13 a 17 de setembro acontece na cidade de Lauro de Freitas, na Bahia, a Seletiva Nacional da Ocupação Robótica Móvel do Senai para a WorldSkills, também conhecida como Olimpíadas do Conhecimento e maior competição profissional técnica do mundo.

Ao lado de competidores da Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul, Felipe dos Santos Ferreira e Endyeumara dos Anjos Raimundo, do Senai Paraná, em Curitiba, estão na disputa pelo Ouro e pela vaga no mundial de profissões técnicas previsto para acontecer em 2022 na China.

“O primeiro dia foi de testes básicos e nós fomos muito bem. Gabaritamos todos os requisitos e todas as avaliações. Estamos tranquilos, bem concentrados e esperamos conquistar esse Ouro”, comenta Felipe que tem a opinião compartilhada pela colega Endyeumara, única representante feminina na competição. “Para o primeiro dia de provas, não tivemos muitas surpresas. Estamos bem preparados e colocando em prática tudo aquilo que desenvolvemos nos treinamentos. Estamos focados em fazer uma boa prova, sempre com calma, para conquistarmos o melhor resultado”, finaliza.

As provas são inéditas, executadas em quatro dias, divididas em módulos, e os competidores são avaliados de acordo com padrões internacionais de qualidade. Ao todo, são 12 atletas do conhecimento e equipe técnica disputando uma vaga na maior competição de educação profissional do mundo, a WorldSkills International (WSI).

 “Estamos em uma competição bem acirrada. O tempo de preparação foi extenso e o nível dos atletas profissionais é altíssimo. A prova consiste em montar e programar um robô de médio porte para que execute tarefas que não poderiam ser realizadas por seres humanos devido ao alto risco de periculosidade como, por exemplo, desarmamento de bombas e resgates de vítimas. Os competidores são avaliados o tempo todo. As provas são diárias e os desafios são propostos na hora. As duplas que ficarem com as medalhas de ouro e prata vão para a fase final, em janeiro de 2022, para definir quem será o representante brasileiro no Mundial da China”, explica Marcos Pires, delegado técnico do Senai Paraná para a WorldSkills.

Na sexta-feira, 17/09, último dia de competições, será divulgado o resultado com os medalhistas de Ouro, Prata e Bronze desta Seletiva. O Senai Paraná é representado pelos alunos do curso Técnico em Mecatrônica e Aprendizagem Industrial em Mecânica, Felipe dos Santos Ferreira e Endyeumara dos Anjos Raimundo. “Ambos são medalha de Ouro no Paraná na ocupação de Robótica Móvel; isso quer dizer que eles já são os melhores profissionais de nível técnico nesta área aqui no Estado e, por isso, estão representando o Paraná nesta competição nacional, disputando a vaga para o mundial que vai consagrar o melhor profissional técnico do mundo para esta e para outras 55 modalidades profissionais que integram a competição”, finaliza Pires.

Topo

Cadastre-se para receber nossas novidades

Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.