ETAPA SHANGHAI

Agora é pra valer! Depois de muita preparação, chegou a hora do Senai Paraná mostrar a sua força e referência na formação de nível técnico profissional e começar a carimbar os passaportes rumo à Shanghai. 

Nesta semana, de 06 a 11 de dezembro, a dupla Guilherme Nenevê Sanches e Ricardo da Hora Batista participam em São Paulo (SP) da eliminatória final em Mecatrônica. Já Matheus de Oliveira Souza está em Porto Alegre (RS) disputando a vaga na ocupação #26 – Carpintaria de Telhados e Daniel Nogueira Lundgren disputa, em Cuiabá (MT), a vaga para representar o Brasil na ocupação de Eletrônica. Se conquistarem o Ouro, os atletas profissionais de nível técnico, que já são medalhas de Ouro na Etapa Estadual WorldSkills Paraná, garantem a vaga para representar o Brasil na 46ª WorldSkills Competition de 2022, na cidade de Shanghai, na China. 

"No primeiro dia, os competidores participam da ambientação, organização da área de trabalho e familiarização com o espaço. A competição começa para valer a partir do segundo dia e nossos alunos estão preparados. Agora é focar na execução de tudo aquilo que foi trabalhado em todos os aspectos, não apenas técnicos, mas psicológicos, com objetivo de trazer mais esses ouros para o nosso estado e garantindo a vaga para representar o Brasil no mundial de 2022”, diz Marcos Pires, delegado técnico do Senai Paraná para a WorldSkills. 

Daniel Nogueira Lundgren comenta sobre a expectativa para a semana de provas decisivas. “Estou preparado para aplicar todo o conhecimento adquirido durante os treinos. Agora é focar e trazer o ouro para o Paraná", diz o competidor de Eletrônica, que tem a opinião compartilhada por Matheus de Oliveira Souza, da Carpintaria de Telhados. “Depois de muito treino, estamos na reta final. Vou fazer o meu melhor e dar o meu máximo para ganhar essa medalha e representar o Brasil na minha modalidade durante o mundial de 2022”, finaliza. 

Em Eletrônica, além de Paraná e Distrito Federal, disputam o ouro e a vaga para representar o Brasil na 46ª WS os estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e São Paulo. A disputa em Mecatrônica está entre Paraná, Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul e São Paulo. Para fechar a semana de eliminatórias, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul competem com o Paraná em Carpintaria de Telhados. O resultado com o nome dos campeões para representar o nosso País na maior competição de nível técnico do mundo está prevista para sexta-feira, 10 de dezembro. 

 

Senai Paraná tem 25 medalhistas de Ouro na disputa para o mundial em Shanghai 

Referência no segmento de formação técnica para as indústrias instaladas no estado, o Senai Paraná tem 25 medalhistas de Ouro integrantes do seleto grupo de brasileiros listados entre os melhores profissionais do estado em áreas como Mecatrônica, Arte Digital 3D para Game, Robótica Móvel, Computação em Nuvem, Gestão de Sistemas de Redes TI, TI Solução de Software, Eletrônica, Web Design, Aplicativos para Celular, Tecnologia da Moda, Tecnologia em Laboratório Químico, Tecnologia da Água, Cyber Security, entre outras.  

“Estamos em preparação intensa para representar o Brasil em 22 ocupações técnicas no mundial de profissões de 2022, em Shanghai. Estamos muito confiantes de que vamos representando o nosso País com vários campeões”, comenta Pires, que também destaca a transformação positiva na vida dos atletas profissionais a partir da WorldSkills. “Esse projeto tem transformado a vida de muitos jovens e suas famílias; transferimos muita competência técnica e inteligência emocional com nossa equipe de preparadores da WorldSkills”, finaliza.  

Durante a WorldSkills os competidores realizam atividades do dia a dia das profissões dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade da indústria. Para isso, os estudantes precisam aliar dedicação, prática e determinação para vencerem e passarem pelas etapas estaduais e nacionais de educação profissional de seus países e competirem na fase mundial.

 

Sobre a WorldSkills International (WSI)  

A WorldSkills International (WSI) é a maior competição de educação profissional do mundo, também conhecida como Olimpíadas do Conhecimento, reunindo os melhores alunos profissionais técnicos de mais de 60 países. Com desafios em 52 modalidades diferentes, o evento, que acontece a cada dois anos, tem como objetivo promover o desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes de ensino técnico, aprimorando habilidades e competência, além de auxiliar na conquista das melhores colocações no mercado da indústria brasileira e internacional. Em 2022, a WorldSkills International (WSI) vai acontecer na cidade de Xangai, na China. 

Todas as informações sobre a participação do Senai Paraná na WorldSkills International estão aqui no nosso site para a WS: https://www.senaipr.org.br/worldskills/ 

Topo

Cadastre-se para receber nossas novidades

Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.