ETAPA SHANGHAI

A etapa nacional da WorldSkills Brasil 2025 começou! E o Senai Paraná já está em campo nesta primeira semana de competições, que ocorre de 25 a 29 de agosto com provas online.

Estamos dando o primeiro passo rumo à conquista da vaga para representar o Brasil na WorldSkills International 2026, em Shanghai, China.

📌 Confira os competidores do Paraná em ação nesta semana:

#05 Desenho Mecânico em CAD

👨‍🎓 Mauricio Donato Martins

Curso Técnico em Eletromecânica — Senai União da Vitória

Compete com 11 estados + DF: BA, CE, ES, GO, MG, MT, PB, PE, RS, SC, SP

x

x

 #17 Tecnologias WEB

👨‍🎓 Miguel Eleotério Vieira

Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas — Senai Londrina

Compete com 10 estados: AL, BA, CE, MA, MG, RJ, RN, SC, SE, SP

x

x

 #53 Computação em Nuvem

👨‍🎓 Gabriel Henrique Gobato de Oliveira

Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas — Senai Londrina

Compete com 7 estados + Instituto Federal: MG, PE, RJ, RS, SC, SP

x

x

💡 Gabriel segue uma trajetória inspiradora! Ele trilha o mesmo caminho de Thiago Rocha de Araújo, que representou o Brasil no último mundial, em Lyon. Antes dele, Leandro Ribeiro Moreira, também do Senai Paraná, foi vice-campeão mundial em 2019, na Rússia, na mesma modalidade. Tradição de excelência!

X

🏁 Sexta-feira é dia de definição

No dia 29 de agosto, saberemos se nossos alunos conquistaram vagas no pódio. Caso obtenham ouro, prata ou bronze, serão convocados para a cerimônia oficial de encerramento da WorldSkills, marcada para acontecer no dia 28 de setembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília – DF.

É nesse momento que será revelada a cor da medalha e se o Paraná garantiu um lugar entre os representantes brasileiros no mundial da China.

X

📆 As próximas etapas: vem muito mais por aí!

As competições nacionais seguem durante todo o mês de setembro, com provas presenciais em diferentes estados. Confira o cronograma com a presença do Senai Paraná na disputa pelo ouro e para representar o Brasil na 48ª edição da WorldSkills.

X

🗓️ 01 a 05 de setembro

  • #04 Mecatrônica | São Paulo – SP
  • #06 Tornearia CNC | Santa Bárbara D'Oeste – SP
  • #07 Fresagem CNC | Santa Bárbara D'Oeste – SP
  • #09 TI Soluções de Software | São Caetano do Sul – SP
  • #20 Construção em Alvenaria | Jandira – SP
  • #32 Confeitaria | São Paulo – SP
  • #33 Tecnologia Automotiva | São Paulo – SP
  • #01 Mecânica Industrial | Sertãozinho – SP
  • #10 Soldagem | Sertãozinho – SP
  • #18 Instalações Elétricas | Sertãozinho – SP
  • #52 Tecnologia Laboratorial Química | Sertãozinho – SP
  • #62 Tecnologias de Energia Verde | Sertãozinho – SP

X

🗓️ 08 a 12 de setembro

  • #21 Sistemas Drywall | Betim – MG
  • #48 Indústria 4.0 | Contagem – MG

X

🗓️ 23 a 28 de setembro

📍 Centro de Convenções Ulysses Guimarães | Brasília – DF

  • #08 Desenvolvimento de Aplicativos Móveis
  • #12 Revestimentos Cerâmicos
  • #16 Eletrônica
  • #19 Controle Industrial
  • #23 Robótica Móvel Autônoma
  • #31 Tecnologia da Moda
  • #50 Arte Digital 3D para Jogos
  • #54 Segurança Cibernética
  • #55 Tecnologia da Água
  • #57 Manufatura Aditiva
  • #58 Construção Digital - BIM
  • #59 Tecnologia em Design Industrial
  • #60 Tecnologia Optoeletrônica
  • #63 Integração de Sistemas Robóticos

X

X

Sobre a WorldSkills:

A WorldSkills é a maior competição mundial de profissões técnicas, reunindo jovens de até 25 anos em provas de alto nível técnico, com padrões internacionais de qualidade. Criado em 1950, o torneio prepara instituições de ensino e a força de trabalho para os desafios das novas tecnologias.

O Brasil participa desde 1983 e é referência na competição. A etapa nacional, como a que está em andamento, define os representantes do país no torneio global.

A última edição, em 2024, aconteceu em Lyon, França, com 1.400 competidores de 69 países. A próxima será em Shanghai, China, de 22 a 27 de setembro de 2026, reunindo cerca de 1.300 jovens de mais de 60 países.

Topo

Cadastre-se para receber nossas novidades

Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.