ETAPA KAZAN

Talento, empenho, dedicação e mais de 10 certificações em cursos na área automobilística tornaram Eduardo Felipe Benvegnir um estudante de destaque em Tecnologia Automotiva do país. Com apenas 19 anos, o competidor foi selecionado entre alunos de todo o Brasil para integrar a delegação brasileira na WorldSkills Competition que acontece em agosto deste ano em Kazan, na Rússia.

Atualmente, o aluno, que nasceu em Ubiratã e morou durante grande parte da vida em Cascavel (PR), trabalha aproximadamente 15 horas por dia para buscar uma medalha na etapa mundial. "Para ganhar eu devo solucionar o máximo de defeitos possível no prazo de duas horas com organização, procedimento, planejamento e seguindo o manual do fabricante", esclarece.

O início da jornada começou cedo, com apenas 11 anos, quando Eduardo começou a ajudar seu pai na oficina automotiva da família. "Isso despertou em mim um amor pela profissão e uma vontade de seguir os passos dele, que com 25 anos de profissão e experiência é um excelente mecânico", conta. Sua mãe também teve um papel importante. "O início da minha história no Sesi/Senai aconteceu em 2014 com o apoio e incentivo da minha mãe. Para ela, eu deveria cursar o Ensino Médio no Colégio Sesi, e, após o primeiro ano, deveria tomar a decisão de entrar para o Ebep", esclarece. O Ebep consiste na educação básica do Colégio Sesi aliada à educação profissional do Senai. Assim, em três anos o estudante está pronto para o mercado de trabalho.

Entre as possibilidades ofertadas pelo Senai no Paraná, Eduardo escolheu a capacitação de Manutenção Automotiva. Após a conclusão do curso, foi convidado para participar em 2017 da etapa estadual da Olimpíadas do Conhecimento, pela modalidade de Tecnologia Automotiva. "Era um grande sonho para mim. Desde o começo enfrentei dificuldades e obstáculos, mas cada um deles me tornou muito mais forte e dedicado, fase após fase, seletiva após seletiva", diz. Para competir, o profissional da categoria precisa saber diagnosticar e reparar uma variedade de marcas de veículos envolvendo: motores, caixas de câmbios, eletroeletrônica embarcada, suspensão e freios.

"Cada um dos meus objetivos e sonhos futuros se fundamentaram durante esse processo maravilhoso, onde sou eternamente grato por ter a oportunidade de estar participando. O Senai fez e faz a diferença na minha vida. Tudo que estou vivendo nesse momento é em consequência do meu curso", aponta.

Ascensão pessoal e profissional

A maior sensação, segundo o estudante, é de gratidão. "Sou muito grato por ter tido essa chance, por ter tido apoio e a ajuda de cada uma das pessoas, principalmente aos meus pais, por nunca terem deixado me faltar nada", acrescenta. Além disso, Eduardo conta que a experiência e o aprendizado estão sendo os melhores possíveis. "Ainda temos uma grande caminhada pela frente e o maior objetivo ainda está por vir, mas acredito plenamente que com muita fé e esforço conseguiremos levar o Brasil mais uma vez ao lugar mais alto do pódio na Rússia. Eu irei me esforçar ao máximo para representar da melhor forma possível o nome do Senai e da minha modalidade na competição internacional!", garante.

Além da medalha, o aluno tem como objetivo conquistar mais experiência na área e também uma oportunidade de trabalho. "Quero ser feliz, não importa como! Pretendo também ser um empresário de sucesso e motivar pessoas pelo mundo", esclarece.

Topo

Cadastre-se para receber nossas novidades

Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.