ETAPA SHANGHAI

Preparando o esquenta para a Seletiva Nacional da WorldSkills International (WSI) de 2022 na China, o Senai Paraná, por meio da unidade CIC, em Curitiba, realiza na semana de 27/09 a 30/09, o Amistoso de WorldSkills com os Emirados Árabes Unidos para a ocupação de Eletrônica. 

O nosso medalhista de Ouro na seletiva estadual, Daniel Nogueira Lundgren, está competindo, de maneira remota, com Khadeeja Al Jaberi da ACTVET de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. Al Jaberi é treinada por Jeferson Guilherme Ferreira, medalhista de Prata pelo Senai Paraná na seletiva nacional de WSI de 2012, para a ocupação de eletrônica. 

O simulado amistoso é realizado nos moldes da competição mundial, sempre das 10h às 14h, respeitando o fuso horário entre os países, com câmeras instaladas na sala de provas, transmitindo ao vivo imagens para a comissão técnica e avaliadores, por meio do aplicativo Teams. 

“Certamente este simulado amistoso irá contribuir grandemente para a minha preparação para a seletiva nacional. Vou testar meus conhecimentos e habilidades com um competidor que já está em preparação para a fase mundial da WorldSkills e espero poder atingir um bom resultado e cumprir a meta estipulada, dando um passo à frente rumo a seletiva nacional em dezembro”, comenta Daniel já é considerado o melhor profissional de nível técnico no Paraná para a área de Eletrônica. No final do ano, de 06 a 11 de dezembro, ele irá participar, na cidade de Várzea Grande (MT), da seletiva final da WSI que irá definir o melhor profissional de nível técnico em eletrônica para representar o Brasil em 2022 na cidade de Shangai, na China. 

Neste simulado, os competidores realizarão um projeto teste que possui competências técnicas e socioemocionais a nível mundial e simula situações reais de trabalho, desenvolvendo as principais características do perfil do profissional do futuro tão valorizadas no mercado de trabalho atualmente. 

Para Edson Vander, treinador da ocupação, esse tipo de intercâmbio colabora para agregar conhecimento na área do ensino técnico, possibilitando entregar profissionais de alto nível para as indústrias no Paraná e no País. “A troca de expertises entre os competidores e avaliadores, a partir deste tipo de intercâmbio internacional, contribui para o desenvolvimento das profissões técnicas, além de agregar conhecimentos que são trazidos e implantados no ensino e, consequentemente, na indústria brasileira, visando alavancar a produtividade nacional”, explica. 

Marcos Pires, delegado técnico do Senai Paraná para a WorldSkills, explica que a avaliação dos indicadores de qualidade em relação ao ensino técnico no Paraná e no Brasil também é medida neste tipo de competição. “O intercâmbio técnico e pedagógico com outros países nos ajuda a traçar indicadores da qualidade relacionados ao nosso ensino profissional, além de medir como estamos em comparação com outros participantes da WorldSkills. Além disso, com essa ação, estimulamos que os nossos estudantes busquem a excelência na sua formação técnica profissional”. 

Responsável por desenvolver projetos eletrônicos com microcontroladores e microprocessadores, o Técnico em Eletrônica executa e supervisiona a instalação e a manutenção de equipamentos, sistemas eletrônicos, inclusive de transmissão e recepção de sinais, também podendo atuar em indústrias de materiais elétricos e eletrônicos, em segmentos da indústria automotiva e em indústrias de transformação, além de empresas de consultoria e assessoramento técnico e comércio especializado. 

O Amistoso de WorldSkills para a ocupação de Eletrônica com os Emirados Árabes Unidos acontece na mesma semana em que o Senai CIC sedia a semifinal da Seletiva WorldSkills International para a ocupação de Manufatura Integrada. 

Topo

Cadastre-se para receber nossas novidades

Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.