
Na semana de 25 a 29 de setembro, João Antônio Souza do Nascimento, aluno da Aprendizagem no Senai CIC, em Curitiba, para Programador e Operador de Torno CNC e Centro de Usinagem, disputou vaga para representar o Brasil na WorldSkills de 2024 na cidade de Lyon, na França.
A disputa aconteceu de maneira remota e o resultado só foi divulgado após medições realizadas por uma empresa externa.
João ficou com a Prata e, com o resultado, figura entre os três melhores profissionais de nível técnico do Brasil para a ocupação #07 – Fresagem CNC.
“Essa medalha pra mim é o reconhecimento de muita dedicação e de alguém que soube aproveitar todas as oportunidades que teve”, comemora João, que é aluno do Senai desde os 14 anos. “Foi uma honra enorme representar o estado do Paraná nessa modalidade tão importante para a indústria e para a minha carreira. Eu lembro com 14 anos, quando eu entrei no Senai pela primeira vez, mesmo sem noção nenhuma do mercado de trabalho, que eu estava no lugar certo e na área certa. Hoje, com 20 anos, encerrar mais esse ciclo, pela WorldSkills, que sem dúvidas é a melhor oportunidade que eu poderia ter. É uma satisfação enorme”, acrescenta.
A Fresagem CNC, tecnologia de controle numérico por computador, tornou-se onipresente em todas as indústrias. Ela está presente em produtos e objetos do dia a dia como automóveis, aviões, componentes de máquinas de todos os tipos, moldes para ferramentas de uso doméstico, próteses, telefones celulares e brinquedos.
João segue os passos do seu antecessor, Marcus Vinícius Pires, que colocou o Paraná entre os melhores do Brasil na área da Fresagem CNC, considera de grande importância para o mercado industrial como um todo, ao conquistar a Prata na etapa nacional da WorldSkills Shanghai 2022 que, em decorrência da pandemia de covid-19 foi cancelada pela primeira vez na história.
- Senai Paraná segue na disputa por novas vagas em Lyon
 
Na semana de 16 a 20 de outubro, a instituição compete em Osasco (SP) na ocupação #45 – Modelagem de protótipos; na cidade de São Paulo (SP) nas ocupações # 31- Tecnologia da Moda e # 33 – Tecnologia Automotiva e ainda, de maneira remota, na modalidade on-line, na ocupação #23 – Robótica Móvel.
Marcada para 10 a 15 de setembro de 2024 em Lyon, na França, a 47ª edição da WorldSkills deve reunir cerca de 1.500 competidores de 65 países.
O Brasil figura entre os cinco melhores do mundo desde 2007, tendo conquistado o 3º lugar geral na última edição de 2019 em Kazan, na Rússia.
Na etapa nacional da WorldSkills Shanghai 2022 que, em decorrência da pandemia de covid-19 foi cancelada pela primeira vez na história, o Senai Paraná conquistou quatro medalhas de ouro, seis de prata e oito de bronze, além de 18 troféus.
- Confira o quadro de competidores do Paraná que segue na disputa por uma vaga no mundial de Lyon, na França
 
| 
         
         
         
         
         
         
          Ocupação  | 
         
         
         
         
         
         
          Aluno competidor  | 
         
         
         
         
         
         
          Disputa pela vaga em Lyon  | 
         
| 
         
         
         
         
         
          
  | 
         ||
| 
         
         
         
         
         
          #23 – Robótica móvel  | 
         
         
         
         
         
          Murilo
         dos Santos Margonar    | 
         
         
         
         
         
          16 a 20 de outubro | on-line  | 
         
| 
         
         
         
         
         
          #31 – Tecnologia da moda  | 
         
         
         
         
         
          Maria Eduarda Durães de Lima  | 
         
         
         
         
         
          16 a 20 de outubro | São Paulo (SP) – híbrida  | 
         
| 
         
         
         
         
         
          #33 – Tecnologia automotiva  | 
         
         
         
         
         
          Wagner Delvoss  | 
         
         
         
         
         
          16 a 20 de outubro | São Paulo (SP) – híbrida  | 
         
| 
         
         
         
         
         
          #45 – Modelagem de protótipos  | 
         
         
         
         
         
          Felipe Roberto Lavino Campos  | 
         
         
         
         
         
          16 a 20 de outubro | Osasco (SP) – híbrida  | 
         
| 
         
         
         
         
         
          
  | 
         ||
| 
         
         
         
         
         
          #04 – Mecatrônica  | 
         
         
         
         
         
          Bruno Wolf Machado  | 
         
         
         
         
         
          23 a 27 de outubro | Curitiba (PR)  | 
         
| 
         
         
         
         
         
          #57 – Manufatura aditiva  | 
         
         
         
         
         
          Patrick de Lima Gomes  | 
         
         
         
         
         
          23 a 27 de outubro | Curitiba (PR)  | 
         
| 
         
         
         
         
         
          #59 – Tecnologia em Design Industrial  | 
         
         
         
         
         
          Vinícius Arduino Rosa  | 
         
         
         
         
         
          23 a 27 de outubro | Curitiba (PR) – híbrida  | 
         
| 
         
         
         
         
         
          #17- Web Design  | 
         
         
         
         
         
          João Victor Gasparini da Cunha  | 
         
         
         
         
         
          23 a 27 de outubro | on-line  | 
         
| 
         
         
         
         
         
          #39 – Gestão de sistemas de redes TI  | 
         
         
         
         
         
          Gabriel Phelipe Bernardo Coronado  | 
         
         
         
         
         
          23 a 27 de outubro | on-line  | 
         
- Confira a lista de todas as ocupações da WorldSkills 2024 em Lyon
 




_269123_img.png)