ETAPA SHANGHAI

arte 3D para games veio para ficar e colocar o Brasil no seleto grupo de artistas digitais espalhados pelo mundo. Durante a WorldSkills Américas de 2021competição profissional de nível técnico que reuniu de maneira remota, de 23 a 27 de novembro, instituições de educação profissional dos países das Américas e Caribe, Anne Louise Paiva Calamucci, representando o Brasil pelo Senai Paraná, desbancou Canadá e Guatemala trazendo mais um Ouro para o seu quadro de medalhas. 

“Foi emocionante. O nível de competição estava bem páreo e fiquei ansiosa para saber o resultado. Após essa conquista, meu foco está na eliminatória final para o processo seletivo de Xangai. Em fevereiro, disputo com um competidor do Rio de Janeiro a vaga para representar o Brasil na WorldSkills mundial e eu quero ser a selecionada”, diz Anne, que já é medalhista de ouro na seletiva nacional da competição e que concorre à vaga para representar o Brasil na 46ª WorldSkills Competition de 2022, na cidade de Xangai, na China. 

“As provas estavam num nível altíssimo. Estou muito feliz com o resultado que evidencia mais uma vez a excelente qualidade de ensino técnico do Senai Paraná”, diz o delegado técnico da WorldSkills do Senai Paraná, Marcos Pires, que destaca os excelentes resultados de Anne em outras competições. “A Anne vem de uma trajetória incrível de conquistas. Formada pelo Senai Portão em técnico de informática, foi campeã paranaense em 2019, campeã brasileira em 2020 e agora campeã das Américas em 2021. O próximo passo é garantir a vaga para o mundial da China em 2022 e conquistar o mundo”, comenta. 

“Essa vitória é mais do que merecida e está recheada de muita resiliência, persistência, determinação e foco. A competição foi extremamente desafiadora, mas o nosso anseio pela vitória foi muito maior do que todos os desafios impostos durante os dias da competição. A Anne se superou e mostrou que veio para ganhar. Estou muito feliz em estar ao lado da minha competidora nesta terceira conquista de medalha de Ouro e agora seguimos firmes para a próxima etapa; se conquistarmos o próximo ouro, iremos representar o Brasil no mundial de 2022 na China”, afirma o expert Allan Schran do Senai Paraná para a modalidade Arte 3D para Jogos Digitais, e treinador da Anne para a WorldSkills. 

Para Anne, o impulsionamento na carreira ao participar de competições de alto nível profissional como essas também fazem a diferença frente ao mercado de trabalho. “A WorldSkills agilizou um processo muito longo de profissionalização. Tive a oportunidade de fazer muitos cursos e conhecer muitas pessoas incríveis. A medalha é algo que quero trazer para casa, mas meu maior prêmio sempre será a jornada. A experiência que adquiri participando da WorldSkills reflete diretamente na minha carreira profissional atualmente”, diz a competidora que já está contratada como artista digital em uma empresa internacional. 

Anne representou o Brasil na competição diretamente da sala exclusiva para a ocupação de Arte 3D para games montada na unidade Dr. Celso Charuri do Sistema Fiep, em Curitiba. Câmeras foram instaladas pela organização do evento para o streaming ao vivo à banca julgadora, por meio da plataforma Microsoft Teams, durante toda a competição. 

“Não posso deixar de mencionar as pessoas que nos apoiaram muito nos bastidores. Eventos on-line dessa magnitude exigem alta performance de transmissão e de banda de internet; além do treinador da Anne, o expert Allan Schran, a equipe de TI do Sistema Fiep foi crucial para garantir nosso sucesso”, destaca Pires. 

“Essa é uma conquista muito importante, que encera um grande trabalho, de muita dedicação fechado com chave de ouro. Fico feliz em saber que o Senai continua deixando seu legado para a indústria. Espero que o resultado motive outros alunos na busca por novas conquistas”, finaliza Marco Lourenço, gerente da unidade Dr. Celso Charuri do Senai Paraná, e gerente de operações e controle no Sistema Fiep. 

Senai Paraná tem 25 medalhistas de Ouro na disputa para o mundial de 2022  

Referência no segmento de formação técnica para as indústrias instaladas no estado, o Senai Paraná tem 25 medalhistas de Ouro integrantes do seleto grupo de brasileiros listados entre os melhores profissionais técnicos do Brasil em áreas como Mecatrônica, Arte Digital 3D para Game, Robótica Móvel, Computação em Nuvem, Gestão de Sistemas de Redes TI, TI Solução de Software, Eletrônica, Web Designer, Aplicativos para Celular, Tecnologia da Moda, Tecnologia em Laboratório Químico, Tecnologia da Água, Cyber Security, entre outras. 

“Além da Anne, outros 24 paranaenses, egressos dos cursos técnicos e de aprendizagem do Senai Paraná, estão em uma preparação intensa para representar nosso estado em suas ocupações técnicas e conquistar uma vaga no mundial de profissões. Estamos muito confiantes que estaremos em Xangai, em 2022, representando o Brasil e o Senai do Paraná com vários campeões”, comenta Pires, que também destaca a transformação positiva na vida dos atletas profissionais a partir da WorldSkills. “Esse projeto tem transformado a vida de muitos jovens e suas famílias; transferimos muita competência técnica e inteligência emocional com nossa equipe de preparadores da WorldSkills”, finaliza. 

Durante a WorldSkills os competidores realizam atividades do dia a dia das profissões dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade da indústria. Para isso, os estudantes precisam aliar dedicação, prática e determinação para vencerem e passarem pelas etapas estaduais e nacionais de educação profissional de seus países e competirem na fase mundial. 

Sobre a WorldSkills International (WSI) 

A WorldSkills International (WSI) é a maior competição de educação profissional do mundo, também conhecida como Olimpíadas do Conhecimento, reunindo os melhores alunos profissionais técnicos de mais de 60 países. Com desafios em 52 modalidades diferentes, o evento, que acontece a cada dois anos, tem como objetivo promover o desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes de ensino técnico, aprimorando habilidades e competência, além de auxiliar na conquista das melhores colocações no mercado da indústria brasileira e internacional. Em 2022, a WorldSkills International (WSI) vai acontecer na cidade de Xangai, na China.

Todas as informações sobre a participação do Senai Paraná na WorldSkills International estão aqui no nosso site para a WS:https://www.senaipr.org.br/worldskills/

Topo

Cadastre-se para receber nossas novidades

Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.