Consultoria em Crédito de ICMS

Saiba se a sua empresa tem operações que permitem a apropriação de crédito acumulado de ICMS.

O ICMS é um imposto gerado toda vez que existe a circulação de mercadorias, incluindo as importadas. Criado para auxiliar os empresários na projeção de lucro e rentabilidade dos produtos, o sistema de crédito é muito utilizado nas empresas, uma vez que permite a compensação do imposto, possibilitando o abatimento de valores incididos anteriormente sobre a mercadoria adquirida.

É permitida a utilização do crédito do ICMS da energia consumida apenas nos processos de industrialização. Deste modo, indústrias, panificadoras ou supermercados com atividades industriais podem creditar no ICMS destacado nas notas fiscais de energia elétrica.

Como conseguir crédito sobre ICMS?

Para obter os créditos de ICMS, empresas do setor industrial têm que apresentar um Laudo Técnico. Este documento é elaborado por um engenheiro perito, o qual demonstrará a quantidade de energia efetivamente consumida no processo de industrialização. O documento deve estar de acordo com as diretrizes e requisitos obrigatórios definidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), concessionárias de energia elétrica e órgãos fazendários estaduais.

Fale com nossos consultores e saiba mais sobre a devolução de créditos de ICMS.