Um caminho trilhado com muita dedicação e ainda repleto de sonhos

CASES01/07/2022 - Atualizado em 13/07/2022
Saiba mais sobre o supervisor André Gomes Alves.
Imagem sobre Um caminho trilhado com muita dedicação e ainda repleto de sonhos

“Com o salário que recebo aqui, posso manter o meu bem mais precioso. A minha filha! Toda a minha dedicação tem ligação direta com ela”. Este é o relato emocionado de André Gomes Alves, supervisor do laboratório do Instituto Senai de Tecnologia em Meio Ambiente e Química. Batalhador, ele trabalhou em um supermercado até 2011, mas sempre sonhou em ampliar os estudos e seguir um caminho distinto do que seguia até então. Um novo rumo começou a ser traçado no Senai Paraná.

A história começa em fevereiro de 2011. Uma vaga no setor de amostragem do laboratório de meio ambiente e química surgiu e sem pensar duas vezes, André se candidatou. O tão sonhado “sim”, mesmo sem experiência, chegou por meio de uma ligação. “O Senai me deu uma oportunidade e acreditou em mim. Comecei como assistente técnico, onde realizava amostragens em rios, estações de tratamento, chaminés para poluentes atmosféricos e solos”, detalhou animado.

Com uma trajetória rica de conquistas e muita dedicação, em 2016 André foi convidado para ser o responsável técnico pelo setor de amostragem de águas e solos. Assim, ele passou a liderar uma equipe de quatro pessoas. Empenhado e sempre solícito, em 2018 ele recebeu sua primeira promoção. Se tornou técnico em laboratório e não parou por aí. No início de 2020, além da responsabilidade do setor de amostragem de água e solo, ele se tornou responsável pelo setor de emissões atmosféricas e qualidade do ar, liderando uma equipe de doze técnicos e dois estagiários.

“Minha trajetória é muito bacana e graças a nossa equipe, que é dedicada e muito colaborativa. Em maio de 2021, por exemplo, eu recebi minha segunda promoção para analista técnico pleno e continuei realizando meu trabalho no setor de amostragem. O Senai sempre acreditou em mim e em fevereiro de 2022 recebi minha terceira promoção, me tornei responsável técnico do laboratório IST meio ambiente e química com o cargo de Supervisor STI".

Um dos projetos recentes que o supervisor participou foi o monitoramento da qualidade da água de rios e reservatórios da Copel Geração e Transmissão - GET. O estudo começou a ser executado em 2019 e abrange 18 usinas de geração da empresa, com término previsto para 2024. O trabalho desenvolvido tem extrema importância para o meio ambiente, pois a qualidade dos recursos hídricos influencia diretamente em toda a fauna e flora presente no entorno dos rios e reservatórios.

Para o projeto foi necessário realizar a aquisição de equipamentos de medição específicos, principalmente devido a profundidade de alguns reservatórios que podem chegar a mais de 100 metros de profundidade.  “Para o monitoramento dos rios e reservatórios foi necessário realizar o curso na Marinha, de marinheiro auxiliar de convés e para obter a formação, foram realizados dois testes, um teórico e outro prático. Eu acabei ensinando alguns colegas a nadar para passarem na prova prática e deu certo. Com todo o comprometimento da equipe, no primeiro ano de atendimento a Copel recebemos o selo ouro de fornecedor. Aqui no instituto nós temos um propósito em comum e isso deixa o trabalho mais fácil”, relembrou.

Além das promoções e conquistas na carreira. O instituto proporcionou ao André grandes conquistas pessoais. “Pude realizar duas graduações e me formei em licenciatura em Física e Gestão da Qualidade. Hoje estou cursando uma especialização em Metrologia e tenho certeza de que ainda conquistarei muitas outras oportunidades aqui. Gosto tanto do meu trabalho que os colegas até brincam se eu estou indo para casa. Nós somos um time muito animado e sou muito feliz em trabalhar aqui”, contou rindo.