Totem de triagem mede a temperatura, avalia o uso de máscara e desinfeta celulares

CASES02/07/2020 - Atualizado em 03/07/2020
Startup curitibana acelerada pelo Sistema Fiep desenvolveu máquina com multifunções para indústrias
Imagem sobre Totem de triagem mede a temperatura, avalia o uso de máscara e desinfeta celulares

Uma startup curitibana está desenvolvendo um totem de triagem com múltiplas funções, para auxiliar no retorno às atividades durante a pandemia. Além de fazer a triagem de colaboradores já na entrada das indústrias por meio da medição da temperatura corporal, é capaz de controlar o número de pessoas nos ambientes cobertos pelo totem. Além disso, identifica o uso de máscaras faciais e possui dispenser de álcool gel integrado com acionamento pelo pé. O totem ainda oferece a opção de desinfetar o celular do usuário - item manipulado inúmeras vezes durante o dia. A principal vantagem é que um equipamento executa em poucos segundos uma tarefa que muitas vezes é realizada por mais de uma pessoa, que ficam mais expostas à contaminação pelo contato generalizado do processo manual.

“Uma das das características determinantes do Novo Coronavírus é sua rápida transmissibilidade. Desenvolvemos o totem como forma de apoio às indústrias e ao comércio. Com algumas medidas, os estabelecimentos podem funcionar com maior segurança, controlando o número de pessoas por local e monitorando questões de segurança e higiene”, explica Márcio Sérgio da Silva, fundador da admSistema, startup acelerada pelo Sistema Fiep.

Conexão entre indústria e startup

Há quase 10 anos o Sistema Fiep investe na promoção da relação entre startups e indústrias. “Uma startup tem uma rapidez de implementação de ideias muito maior do que uma empresa consolidada há anos no mercado, então lançamos mão dessa velocidade das startups para dinamizar o processo de transformação digital no setor industrial”, contextualiza Felipe Couto, gerente de Inovação e Produtividade do Sistema Fiep. “Com o cenário de pandemia, a rapidez na entrega de soluções deve ser maior ainda. Então, a importância de nos relacionarmos com startups aumenta ainda mais”, conclui. O totem já está em produção e será comercializado a partir deste mês.