Tendências do mercado de fabricação de papel embalagem

Insights19/09/2022 - Atualizado em 21/09/2022
Leia mais no artigo escrito por Gilson Alexandre, pesquisador do Instituto Senai de Tecnologia em Celulose e Papel.
Imagem sobre Tendências do mercado de fabricação de papel embalagem

A indústria de papel vem passando por modificações nos últimos anos com o intuito de atender aos diversos setores consumistas, aliado a um mundo cada vez mais exigente e necessário em termos de sustentabilidade. O setor de embalagem está caminhando cada vez mais na busca de materiais para barreiras sustentáveis. Estes materiais que revestem os papéis ou que são incorporados nas estruturas internas dos mesmos visam evitar a permeabilidade à água, a óleo, a oxigênio e vapor sem perda das outras características de resistências mecânicas do papel.

Neste contexto acaba sendo um desafio para o fabricante, pois existem alguns aspectos a considerar que são a dificuldade em se encontrar um substituto para as resinas sintéticas e que forneçam todas as barreiras simultaneamente. Acima de tudo ainda existe a exigência de se encontrar um produto de baixo custo, de alta disponibilidade, de fácil operação industrial e que forneça barreira biodegradável.

Dentro desta briga estão diversas instituições tentando auxiliar os fabricantes de papéis e entre elas está o Instituto Senai de Tecnologia em Celulose e Papel, localizado em de Telêmaco Borba, com equipe renomeada e experiente tanto na área laboratorial e industrial. Algumas dessas barreiras já foram estudas exaustivamente no instituto e algumas delas, como a barreira a óleo, já está com tecnologia dominada com aplicação de amidos modificados e celulose nano e microfibriladas aditivadas.

Diversos estudos utilizando breu, lignina e outros produtos derivados diretamente da madeira estão sendo estudados com resultados preliminares interessantes em termos de barreiras a óleo e a vapor. Todo este esforço em se buscar barreiras para os papéis embalagens está na intenção de substituir os materiais plásticos que compõe as embalagens e esta é uma grande tendência mundial tem termos de fabricação de papel. Quem sair na frente não só estará ganhando mercado como também contribuindo fortemente para um mundo sustentável. O ambiente e a humanidade agradecem!

*Texto escrito por Gilson Alexandre, pesquisador do Instituto Senai de Tecnologia em Celulose e Papel

Saiba mais sobre os trabalhos desenvolvidos pelo instituto.