Tendências de mercado 2020: Construção Civil

Insights15/01/2020
Setor busca novas tecnologias para manter competitividade
Luiz Tiago Dalla Stella - Consultor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Senai
Imagem sobre Tendências de mercado 2020: Construção Civil

Não é novidade que a indústria da construção civil pode ser um pouco conservadora e, por isso, muitas vezes acaba resistindo à chegada de novidades. Mas, uma coisa é certa: o ano de 2020 trará muitas transformações e avanços em diversos setores. E com a construção civil não será diferente.

Sabe-se que o mercado da construção civil está em busca de novas tecnologias que possam trazer benefícios do canteiro de obras à venda de imóveis. Uma das grandes tendências para a construção civil em 2020 é a utilização de softwares e tecnologias capazes de auxiliar o compartilhamento de dados de projetos, em tempo real, entre os envolvidos em uma construção.

Quem não se atualiza, abre espaço para a concorrência. Percebe-se o retorno do crescimento no setor e muitas empresas já estão investindo em inovação para obter melhores resultados, reduzir gastos, otimizar o tempo e aumentar a qualidade de seus produtos.

Captura de realidade por Nuvem de Pontos

Por meio do escaneamento o projetista consegue fazer uma análise precisa das condições das estruturas e identificar patologias que seriam quase impossíveis de serem vistas a olho nu. Já está sendo utilizado para reformas, transformando esse escaneamento em um modelo BIM rico em detalhes.

Outro uso para essa tecnologia é o escaneamento de monumentos históricos, para facilitar e agilizar qualquer reforma necessária e até em caso de desastres para se ter todos os detalhes dessas edificações.

Em Curitiba já existem empresas que executam esse serviço para escaneamento de edificação e também para análise das edificações, auxiliando manutenções preventivas e corretivas.

Sua empresa pode contar com as soluções da rede Senai de Tecnologia e Inovação no Paraná: 

    Realidade aumentada

    tendencias-construcao-civil-2020O que até recentemente era apenas conceitual, vista somente em exposições e eventos, a realidade aumentada passará a fazer parte do dia a dia de projetistas e arquitetos.

    Com os aparelhos de realidade aumentada será possível visualizar com mais exatidão tudo o que será construído e todas as camadas de instalações e materiais que serão utilizados, com detalhes que seriam impossíveis de serem percebidos em uma folha de papel ou em um desenho no computador.

    Dessa forma será muito mais fácil enxergar as instalações através das paredes, antecipar possíveis problemas e fazer com precisão qualquer manutenção.

    O Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil já trabalha com realidade aumentada a partir de modelos BIM.

    Sua empresa pode contar com as soluções da rede Senai de Tecnologia e Inovação no Paraná: 

    Colaboração em nuvem

    A construção civil é, por vezes, muito conservadora, resistindo à chegada de novidades. A colaboração em nuvem, por exemplo, embora já exista há bastante tempo em outros mercados, apenas agora começa a se popularizar nesse importante segmento econômico.

    A tendência para 2020 é que o compartilhamento de dados de projetos aconteça em tempo real entre todos os envolvidos em uma construção, esteja o usuário no canteiro de obras ou no escritório de arquitetura.

    Esse serviço é feito a partir do BIM, com modelos que podem ser compartilhados entre o escritório, a obra e os projetistas.

    Sua empresa pode contar com as soluções da rede Senai de Tecnologia e Inovação no Paraná: 

      Digital Twins (Gêmeos Digitais)

      Digital Twins, ou gêmeos digitais, são representações virtuais de objetos e sistemas que existem na vida real. Um gêmeo digital se comporta da mesma maneira que seu correspondente do mundo físico. Por isso, ele pode simular condições de desempenho e funcionalidades.

      O gêmeo digital nasce por meio de dados de algo que já existe no mundo físico. No entanto, a partir da coleta desses dados, é possível criar um digital twin de uma estrutura que ainda não existe na realidade.

      Por meio de dados de prédios reais, por exemplo, é possível fazer o planejamento de um novo empreendimento, construindo-o no mundo digital antes mesmo que qualquer tijolo seja movido no mundo real. Essa construção virtual, por sua vez, vai oferecer insights muito relevantes para tornar a construção real muito mais eficientes e barata.

      O Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil desenvolve todo o processo de modelagem BIM, que é a base para a elaboração dos gêmeos digitais. Após as modelagens, são feitas as simulações do uso desses modelos ajudando na tomada de decisões em projetos e reformas.

      Sua empresa pode contar com as soluções da rede Senai de Tecnologia e Inovação no Paraná: