Startups do agronegócio e educação inovadora são vencedoras do 10º Desafio Paraná de Startups

Notícias18/11/2019
Desafio foi etapa seletiva para ranking que lista as 100 startups mais atraentes do mercado nacional
Imagem sobre Startups do agronegócio e educação inovadora são vencedoras do 10º Desafio Paraná de Startups

Monitoramento preditivo de lavouras, desenvolvimento de espaços de cultura maker e uso de drones para ensino na sala de aula. Estes são os produtos das respectivas startups vencedoras do 10º Desafio Paraná de Startups corealizado pelo Sistema Fiep e Sebrae Paraná, com o apoio da Prefeitura de Pato Branco e Inventum, 100 open startups, Inovativa, Founder Institute, Jupter, Indústrias Atlas , Prefeitura de Palmas, Curitiba Anjos e Kepha Aceleradora e patrocinado pela Engie e Tog Design: NetWord Agro, EdukaMaker e DroneKids. “A cada ano, o nível das startups que concorrem no Desafio sobe. Neste ano, não foi diferente e pudemos observar o crescimento das startups e tecnologias disruptivas apresentadas”, afirma Rafael Trevisan, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Sistema Fiep.

Ana Carolina Clivatti Ferronato, CTO da NetWord Agro, primeiro lugar na competição, conta que a participação foi intensa e desafiadora: “já havíamos participado de outras competições de pitch, e apresentações nesse sentido, mas a forma como foi desenhada a batalha, os duelos de pergunta e respostas serviu para evoluirmos ainda mais nosso pitch e nossa postura”.

A startup faz um monitoramento de lavouras e identifica agentes causadores de danos, como pragas, doenças e plantas daninhas. Oferece ao agricultor mapas de incidência e dados para que uma ação seja tomada pelo agricultor antes do próprio dano ocorrer. A inovação no agronegócio é cada vez mais presente e 70% do território nacional tem startups no setor. Por isso, Ana comenta a importância de estar presente em eventos como este. “Procuramos trazer para a NetWord Agro visibilidade e gerar conexões. Sabemos que em eventos assim nos deparamos com pessoas-chaves da inovação, de mercado e que podem trazer negócios para a startup. Como estamos em fase de escala, essas conexões são essenciais para o desenvolvimento do nosso negócio”, analisa.

Henrique Alves Camargo, é co-fundador e CTO da startup que conquistou o segundo lugar, a EdukaMaker. Acelerada pelo Sistema Fiep, a EdukaMaker investe em educação “mão na massa”, que traz conceitos como robótica, programação, impressão 3D, realidade virtual e gamificação para crianças a partir de 6 anos de idade. Para ele, também é a conexão e parceria que faz a principal diferença na participação do Desafio Paraná de Startups. “Nesta edição, sentimos de perto como todos estão engajados para impactar a educação. Como uma edtech, é muito importante estar alinhado junto a indústrias e com o apoio do Sistema Fiep para fazer esta mudança na sociedade e tornar o mundo mais inovador, criativo e inspirador”, afirma Henrique.

O Desafio foi etapa seletiva para o 100 Open Startups, ranking que lista as 100 startups mais atraentes do mercado nacional dentro de cada área de atuação. Os três primeiros lugares terão a oportunidade de participar da Open Innovation Week 2020, com o subsídio do Sistema Fiep.