Sistema Fiep inaugura novas instalações do Instituto Senai de Tecnologia em Celulose e Papel

Notícias04/09/2019 - Atualizado em 18/10/2019
Entidade oferece serviços de consultoria e educação profissional, incluindo cursos de graduação e pós-graduação
Imagem sobre Sistema Fiep inaugura novas instalações do Instituto Senai de Tecnologia em Celulose e Papel

O Sistema Fiep inaugurou no dia 2 de setembro as novas instalações do Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Celulose e Papel de Telêmaco Borba. Trata-se de uma nova estrutura com mais de 2 mil metros quadrados que se integra à estrutura atual, totalizando uma área de cinco blocos e mais de 6,7 mil metros quadrados.

O IST Celulose e Papel tem foco na promoção de soluções tecnológicas para ampliar a competitividade da indústria. O local vai oferecer serviços de pesquisa e inovação em produtos e processos, ensaios laboratoriais e consultorias para a indústria do setor de celulose, papel e convertedoras e indústria química fornecedora para esse segmento.

Para Ricardo Cardoso, gerente industrial da Klabin Monte Alegre, o instituto marca um aprofundamento da parceria entre o Senai e o setor de celulose e papel. “O IST oferece uma possibilidade de promover a aceleração de um setor tão sustentável como o nosso em um momento de inovação e oportunidades para a indústria”, completa.

Desenvolvimento regional

O instituto localizado em Telêmaco Borba é composto por setor administrativo, salas de aula e laboratórios exclusivos para atender as demandas da área de celulose e papel. A obra também contemplou um estacionamento externo e a adequação elétrica para montagem de instalações para os laboratórios.

Ao mesmo tempo em que presta serviços metrológicos, consultorias tecnológicas e pesquisa aplicada para a indústria brasileira, o IST atua na educação profissional, oferecendo, por meio das Faculdades da Indústria, cursos de graduação e pós-graduação.

Segundo Márcio Artur de Matos, prefeito da cidade, o Instituto Senai de Tecnologia vai promover um empoderamento da juventude local. “Nós temos a necessidade de desenvolver técnicos e nada mais justo do que dar todo o apoio a esse instituto. Estamos satisfeitos”, disse.

De acordo com José Antonio Fares, superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi), e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), e diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o IST de Telêmaco Borba é um exemplo de desenvolvimento regional proporcionado pelo Sistema Fiep. “O Sistema Fiep é um grande articulador de movimentos de integração de vários setores da sociedade e, quando se unem esses movimentos, se obtém desenvolvimento”, afirma.

Ainda segundo Fares, o Sistema Fiep oferece duas competências incomparáveis: educação profissional e inovação tecnológica. “Proporcionamos à indústria da região e de todo o Paraná alternativas de pesquisa e de inovação, além de estarmos disponibilizando recursos e laboratórios para isso”, finaliza.

 

Fotos: Gelson Bampi