Simulação estrutural de equipamentos e aplicação de aço de alta resistência

Insights05/08/2022
As análises devem ser realizadas para verificar o comportamento e apontar melhorias.
Imagem sobre Simulação estrutural de equipamentos e aplicação de aço de alta resistência

Nas últimas décadas estamos vivenciando o surgimento e evolução de diversas máquinas e equipamentos. Atividades que antes eram realizadas manualmente foram substituídas por grandes equipamentos e a agricultura é um grande exemplo dessa evolução. Atividades como plantio e colheita, que eram realizados com equipamentos manuais, passaram a serem realizados com equipamentos maiores, com menor mão de obra e com maior capacidade de produção. Entretanto, esses equipamentos possuem um peso elevado, que pode acarretar alto custo com combustíveis e manutenção.

Não é de hoje que se busca reduzir peso de máquinas e equipamentos com foco em maior eficiência. A grande questão é: como reduzir material e garantir a integridade estrutural do equipamento? As análises estruturais dos equipamentos devem ser realizadas para verificar o comportamento da estrutura e otimizar/substituir componentes e materiais com desempenho crítico. Com a utilização de aço de alta resistência, é possível obter maior capacidade de carga do equipamento, com baixo peso e custos competitivos.

Os aços de alto desempenho vem ganhando mercado em várias áreas da indústria, como transporte, elevação, agricultura e construção. Quando comparado o aço de alta resistência com os aços tradicionais é possível se obter a mesma resistência estrutural com metade ou mesmo um terço do peso. Essas simulações reduzem muito o custo do projeto, já que não é necessário construir um protótipo para cada teste, basta realizar loops no computador até que o projeto seja refinado e os critérios atendidos. Com isso, pode ser criado apenas um protótipo final para validações físicas reduzindo tempo e custo de projeto.  

*Artigo escrito por Gabriela Wessling Oening Dicati – Bolsista de PDI do Instituto Senai de Tecnologia Metalmecânica.