Senai Rio de Janeiro e Paraná formatam o programa de pré-aceleração e aceleração Lab Procel

CASES12/05/2022 - Atualizado em 23/05/2022
Instituição paranaense foi contratada por sua expertise na área.
Imagem sobre Senai Rio de Janeiro e Paraná formatam o programa de pré-aceleração e aceleração Lab Procel

Um dos ramos de atuação do Senai Paraná voltado à tecnologia e inovação é a formatação de programas de seleção, aceleração e pré-aceleração de instituições pelo Brasil. Contratado pelo Senai Rio de Janeiro devido sua expertise, de janeiro de 2020 a dezembro de 2021 o Senai do estado atuou junto ao Senai-RJ na execução de um projeto de inovação para o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL), chamado Lab Procel, que incluiu a busca e o desenvolvimento de soluções para eficiência energética.

O PROCEL é um programa do governo federal, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e executado pela Eletrobras. Em 2020, por meio da Eletrobras, o programa Lab Procel foi lançado para fomentar e intermediar de forma estruturada o desenvolvimento de atividades orientadas de inovação tecnológica com ênfase em eficiência energética. O serviço aconteceu por intermédio de um convênio de cooperação técnico-financeira celebrado entre a Eletrobrás e o Senai Rio de Janeiro.

A instituição paranaense foi contratada, então, para apoiar na formatação metodológica e operacionalização das etapas de aceleração e pré-aceleração do Lab Procel. O Lab Procel tinha como objetivo promover um ambiente propício para o incremento dos Índices de Maturidade Tecnológica (Technology Readiness Level – TRL) das soluções selecionadas, além de ter como meta a validação e implementação em ambiente comercial de operação e/ou plantas industriais piloto.

Para atingir este objetivo, o Lab Procel ofereceu infraestrutura física para aceleração e pré-aceleração, assessoria consultiva, mentorias e capacitações de apoio à inovação, bem como auxílio na articulação de parcerias com empresas, instituições e organizações privadas e públicas para o desenvolvimento tecnológico e a inserção das soluções inovadoras no mercado.

A iniciativa contou com o planejamento e execução de quatro chamadas públicas distintas: um programa de aceleração de soluções inovadoras com ênfase em eficiência energética no saneamento ambiental; outro com ênfase em eficiência energética com aplicações nos setores residenciais, comerciais, industriais, serviços e setor público; um hackathon para busca de soluções de eficiente energética e que selecionou equipes para um programa de pré-aceleração no Lab Procel; e o Hackathon PROCEL com premiação em dinheiro. Com a duração de 24 meses, foram R$ 15 milhões de investimentos alocados diretamente pelo PROCEL. O Lab Procel, com o auxílio e consultoria do Senai Paraná e Rio de Janeiro, selecionou e acelerou 14 startups com soluções em eficiência energética, de oito estados brasileiros.

Entre as funções da equipe técnica do Senai Paraná estiveram o suporte técnico e metodológico na elaboração das quatro chamadas públicas, nos programas de pré-aceleração e aceleração tecnológica, hackathons, mobilização de mentores e especialistas em processos de aceleração de startups, prospectiva estratégica e modelagem de negócios, captação de recursos e desenvolvimento tecnológico, articulação junto à Rede Nacional de Institutos Senai de Inovação, além de mentoria e monitoramento do desenvolvimento das soluções na jornada individual de cada empresa durante a participação no Lab Procel.

Thales Terrola e Lopes, engenheiro eletricista na Eletrobrás, conta que o objetivo do PROCEL com o programa era possibilitar o desenvolvimento de soluções inovadoras que atuem positivamente com a eficiência energética, focando nas etapas finais da cadeia de inovação. “Neste sentido, atuou-se na aceleração tecnológica e de negócios de soluções em eficiência energética com elevado potencial de mercado e com relativo estágio de desenvolvimento, de modo que o processo de aceleração possibilite incrementos tecnológicos nas inovações e o aprimoramento do modelo de negócios das startups”, esclarece. O resultado, segundo o especialista, é a inserção no mercado das soluções de modo mais ágil e assertivo.

Com a parceria e expertise do Senai RJ, Firjan, Senai Paraná e todos os Institutos de Inovação, foi possível acelerar as 14 empresas inovadoras selecionadas nas 3 chamadas públicas realizadas em 2020 e 2021. “Um número significativo de Institutos Senai esteve envolvido nos projetos de aceleração. Destacam-se também a cooperação verificada entre os profissionais dos diferentes Institutos e a fundamental participação do Senai Paraná, que desenvolveu as chamadas públicas e a metodologia de aceleração tecnológica e de negócios em parceria com o Senai RJ”, explica.

O projeto, de acordo com o engenheiro eletricista, é fundamental para o avanço da sociedade em todos os aspectos. “No campo da eficiência energética, a inovação é o elemento central para que este objetivo seja cumprido, porém requer que muito investimento seja realizado. Inovações que gerem impactos positivos na eficiência energética custam caro e, em grande parte dos casos necessitam ser alavancadas por investimentos governamentais ou privados para que tenham sucesso comercial. Sem este investimento, muitas inovações que podem fazer a diferença para a sociedade, acabam sendo perdidas. Pela aplicação de recursos financeiros em inovação, o Procel materializa esta visão e atua para o sucesso das inovações em eficiência energética apoiadas pelo Lab Procel”, lembra Thales Terrola e Lopes.

 Senai Paraná é referência

 Segundo Kézia Renata Rodrigues Da Silva, consultora de PDI do Habitat Senai, a instituição do Sistema Fiep foi escolhida por ser capaz de mobilizar muitos mentores especializados em processos de aceleração de startups. “Nós temos aceleradora de startups há mais de 10 anos, que já acelerou mais de 50 startups, executou mais de 13 programas de inovação aberta. Somos reconhecimentos nacionalmente por ter capacidade de mobilizar negócios para as startups”, explica Kézia. Só em 2019, empresas investiram mais de 800 bilhões em startups, seja na aquisição ou aporte em participação de empresa, contratação para programação aberta, editais, chamadas, conexão de âncora-startups-institutos, esclarece a consultora. “Olhamos para o escopo da indústria, mas não somente”.

 No Habitat Senai, é oferecido além de desenvolvimento tecnológico, mentorias para geração de negócios. “Ajudamos a desenvolver ambientes de inovação, conexão entre os institutos de ciência e tecnologia, rede Senai de Tecnologia e Inovação, além de unir outros atores do ecossistema, como empresas de base tecnológica e crescimento acelerado, universidades, outras aceleradoras, mentores de negócio etc. Buscamos conectar instituições de acordo com as necessidades de cada negócio e agentes de inovação”, conclui.