Senai promove encontro entre construtoras do Paraná para avanço tecnológico

Notícias26/09/2022
No evento as indústrias puderam conhecer a rede de tecnologia e inovação a qual os Institutos Senai, Hub de IA e Habitats fazem parte.
Imagem sobre Senai promove encontro entre construtoras do Paraná para avanço tecnológico

O Senai Paraná, realizou um encontro na última sexta-feira (23) para apresentação do Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil em parceria com o Sinduscon.  O Instituto tem como objetivo apoiar a cadeia da construção civil no Paraná a realizar entregas mais eficientes e competitivas, por meio de serviços de metrologia, consultoria, pesquisa e inovação. No encontro foi possível apresentar e estreitar o relacionamento das empresas com o Instituto. Essa proximidade também já está sendo feita por meio da “Vertical Construtech” do Habitat Senai e Sinduscon. Iniciativa que visa trazer soluções inovadoras para as necessidades do setor de Construção Civil por meio de conexão com todo o ecossistema de inovação.  

“A inovação e a tecnologia são fatores cruciais para o sucesso da economia e de setores empresariais. Então, quando a gente tem um setor como o da construção civil, que é muito relevante para economia, inovando, temos uma indústria mais competitiva e sustentável. É muito relevante a aproximação desse setor, pois podemos trabalhar em projetos de inovação aberta. Também é importante que as empresas se aproximem das construtechs, de startups, para que novas tecnologias sejam desenvolvidas e aplicadas dentro de um setor que naturalmente é tradicional”, explica Fabrício Luz Lopes, gerente executivo de Tecnologia, Inovação e Responsabilidade Social do Sistema Fiep. 

Participação de construtoras 

Para Norley Bau, diretor técnico da empresa Baucon, os trabalhos desenvolvidos pelo Sistema Fiep, por meio dos Institutos de Tecnologia e Inovação do Senai Paraná, são importantes para as construtoras. “A correria do dia a dia, às vezes, não permite que a gente faça busca de novidades e esse apoio tecnológico, apoio institucional é muito importante, para que a gente consiga o esse embasamento de pesquisa e um caminho para soluções tecnológicas. Não é possível fazer isso sozinho e a Fiep é extremamente importante nesse sentido”, finaliza.  

Rafael Medeiros, diretor de engenharia da Piemonte Construtora, reforça que o setor necessita de apoio para o desenvolvimento de novas tecnologias. “A gente precisa muito de apoio tecnológico. Precisamos muito desse backup do Sistema Fiep para poder desenvolver tecnologia, pois a nossa construção – nível Brasil – ainda é um pouco atrasada, né? A gente sabe disso e seguimos em busca de evolução e isso envolve não só a tecnologia e industrialização de processos, mas também a tecnologia de desenvolvimento de sistemas, né? E por isso acredito que as startups irão colaborar muito”, enfatiza. 

Quer saber mais sobre as soluções do Senai Tecnologia e Inovação para o setor de Construção Civil? Acesso o nosso site ou mande um WhatsApp para o nosso time de consultores.